Produtividade

Desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos: como desenvolver e estimular essa prática?

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em setembro 16, 2021
Desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos: como desenvolver e estimular essa prática?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Tem dúvidas sobre atuar no desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos? Confira uma série de dicas que ajudarão a estimular a equipe que atua nesse modelo de contrato!

Uma das funções dos líderes e gestores é conseguir desenvolver a equipe. Isso porque a estratégia é importante para aprimorar as atividades realizadas e os resultados obtidos pela empresa. Contudo, na prática, isso pode ser bastante desafiador, especialmente nos modelos de trabalho remoto. 

Com a possibilidade de exercer as atividades a partir de casa ou de qualquer outro ambiente, no conceito de anywhere office, podem surgir dificuldades para manter a produtividade alta ou se desenvolver na carreira. Logo, é essencial que as empresas saibam como trabalhar essas questões com a equipe. 

É por isso que, neste conteúdo, você aprenderá mais sobre o desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos e como estimular a sua equipe!

Desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos

O que é desenvolvimento pessoal?

Para começar, vale a pena entender o que é o desenvolvimento pessoal. Esse conceito se refere ao processo contínuo de aprendizado ou de aprimoramento de habilidades. No âmbito profissional, isso se relaciona com o aperfeiçoamento da atuação e crescimento da carreira. 

Desse modo, ele deve partir do próprio profissional ou colaborador. No entanto, a empresa e os líderes também são importantes nesse momento. Afinal, são eles que ajudarão a impulsionar o desempenho dos profissionais por meio de feedbacks, contribuições para o trabalho e incentivos para a equipe.

Como estimular o desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos?

Entendendo o papel dos líderes no desenvolvimento dos trabalhadores, é importante conhecer as práticas que podem ajudar a concluir essa tarefa. A seguir, você conhecerá as principais dicas sobre o assunto. Confira!

Tenha canais de comunicação disponíveis

Se você quer estimular o desenvolvimento pessoal da equipe remota, precisa ter meios de se comunicar abertamente com eles. Além disso, é preciso estar pronto para ouvir as suas demandas e tentar entender quais são os objetivos deles como parte da empresa. Isso pode trazer questões importantes sobre como os gestores podem auxiliar. 

Por fim, promova feedbacks constantes, trazendo questões que o colaborador precisa desenvolver e dicas de como fazer isso, mas também ressaltando os pontos em que ele se destaca. Isso ajudará a aumentar a motivação para continuar buscando meios de aprimorar o seu trabalho. 

Proporcione oportunidades de crescimento

Um estudo publicado pela Forbes identificou que a falta de oportunidade de crescimento na empresa é um dos principais motivos para o aumento do turnover nos negócios. Ou seja, ela prejudica a retenção de talentos e reduz o engajamento da equipe. 

Em complemento, estudos feitos com a geração Millennials (nascidos entre os anos 1980 e 2000, em média) trouxeram outros dados relevantes. Conforme o levantamento realizado, 87% deles acreditam que as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ou de carreira são importantes no emprego.

Porém, isso não significa que as demais gerações não valorizam essa questão: 69% dos demais profissionais também compartilham essa visão. Dessa maneira, é importante que a empresa se organize para oferecer oportunidades de crescimento aos profissionais, para que eles tenham como construir uma carreira de sucesso na companhia.

Ter planos de carreira bem estabelecidos ou, até mesmo, planos de desenvolvimento individuais para direcionar o crescimento na empresa são soluções interessantes. Ainda, é importante que as possibilidades sejam divulgadas com clareza, mostrando quais são os caminhos que devem ser trilhados para conquistar o crescimento. 

Invista em treinamentos e capacitações

Se a ideia é conquistar o desenvolvimento pessoal da equipe remota, vale considerar o investimento em treinamentos e capacitações específicas — inclusive no modelo online. Para tanto, você pode pesquisar as habilidades necessárias e buscar opções que ajudem o profissional a desenvolvê-las ou aprimorá-las.

Com as constantes mudanças do mercado, essa dica também pode ajudar a manter a equipe atualizada e mais alinhada às necessidades da empresa. Outra possibilidade é oferecer benefícios voltados ao desenvolvimento, como bolsas visando o pagamento de cursos, treinamentos e demais meios de aprendizado. 

Conte com parcerias que auxiliem no trabalho remoto

Outra dica é encontrar formas de proporcionar um local adequado para trabalhar. Nesse sentido, parcerias com espaços de coworking podem ser uma solução interessante, trazendo diversas possibilidades para que o profissional atue em várias cidades e ambientes, conforme as suas necessidades. 

Vale destacar que essa medida também pode trazer diversos benefícios inerentes ao coworking, como maior interatividade, estímulo ao foco e aumento da produtividade. Junto a uma jornada flexível, os profissionais tendem a ficar mais engajados, ampliando o seu potencial de desenvolvimento na empresa. 

Outro ponto importante é garantir que eles tenham todos os meios necessários para prestar um serviço de excelência e se desenvolver. Por exemplo, garantir acesso aos equipamentos exigidos para exercer a função ou oferecer uma ajuda de custo pode ser um diferencial para ajudar na adaptação para o trabalho remoto, se for um momento de transição na empresa. 

Adote programas de reconhecimento

A sua empresa trabalha para reconhecer os talentos? Especialmente quando se trata de trabalho remoto, é comum que essa estratégia fique de lado. Em outros casos, o reconhecimento é atrelado apenas a metas excessivas e que fogem da realidade. Com isso, a empresa traz um efeito inverso: profissionais ansiosos e desmotivados. 

Portanto, é importante criar programas de reconhecimento diferenciados, que se relacionam também ao valor que a empresa enxerga no colaborador. Analise diversos indicadores, considere os desafios enfrentados, a postura na empresa e outros critérios para reconhecer o esforço da equipe.

Tenha em mente que colaboradores que sentem que são valorizados costumam ter maior interesse em se desenvolver na empresa, entregam maior produtividade e conseguem agregar mais valor ao negócio. Além de estimular o desempenho na empresa, isso colabora com a qualidade de vida e o equilíbrio na carreira do profissional. 

Viu como é possível atuar visando o desenvolvimento pessoal para trabalhadores remotos? Aplicando essas práticas, surgem diversas oportunidades para estimular o aprimoramento dos profissionais e otimizar os resultados da empresa, enquanto desenvolve uma cultura organizacional mais favorável.

Quer conferir mais dicas para impulsionar o seu negócio? Então baixe o nosso e-book com as principais dicas para produtividade no trabalho remoto e colaboração entre equipes!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.