Produtividade

Dificuldade de concentração? Como ter mais responsabilidade e produtividade no trabalho remoto

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em agosto 24, 2021
5 min de leitura
Dificuldade de concentração? Como ter mais responsabilidade e produtividade no trabalho remoto
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

A produtividade no trabalho remoto exige mais do que um ambiente específico para trabalhar. Outras ações ajudam a ter bons resultados. Neste post, apresentamos algumas delas para você colocar em prática. 

Você já parou para se perguntar sobre a sua produtividade no trabalho remoto? Ou a de sua equipe? Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, esse índice vem aumentando. 

Para ter uma ideia, 35,6% dos entrevistados responderam que ficar fora do escritório compensa mais nesse quesito. Outros 23,2% disseram que essa modalidade traz vantagens significativas.

Ainda assim, muita gente tem dificuldade de concentração. Esse problema foi apontado por 10% das pessoas. Quando isso acontece, é preciso achar uma saída. Afinal, não dá para ficar em frente ao computador sem fazer nada.

Para começar a resolver esse problema, é preciso ter responsabilidade e disciplina. Mais do que isso, é importante encontrar o melhor lugar para trabalhar e extrair uma rotina adaptada às suas necessidades.

Como fazer isso? Além de adotar as práticas já conhecidas — gerenciar o tempo, organizar o espaço de trabalho, investir em ergonomia etc. —, é necessário conhecer outras dicas práticas. É o que apresentaremos neste artigo. Então, que tal começar com a primeira sugestão?

produtividade no trabalho remoto

Identifique o seu ritmo circadiano

Talvez você já tenha ouvido falar no ciclo — ou ritmo — circadiano. Esse termo se refere a uma espécie de relógio biológico. Para entendê-lo, pense sobre o seu comportamento. Como você está de manhã: ligado no 220V ou ainda em marcha lenta, esperando o espírito voltar para o corpo?

E no período da tarde, fica com muito sono ou consegue focar melhor? Quem sabe, você prefira trocar o dia pela noite. Qualquer que seja a sua opção, saiba que ela pode ser adotada para melhorar a sua produtividade no trabalho remoto — e essa é uma das grandes vantagens dessa modalidade.

Quando você atua a favor do seu ritmo circadiano, consegue melhorar os seus resultados. É esse ciclo que controla o funcionamento dos nossos períodos de sono e vigília. Ao ser contra essa ordem natural, há perda de concentração.

Por isso, mais do que seguir uma fórmula pronta, veja o que dá certo para você. Para algumas pessoas, a técnica de acordar às 5h, fazer técnicas de concentração e relaxamento, além de um exercício físico, dá certo. Para outras, não. E está tudo bem.

Por isso, veja se é melhor acordar e já trabalhar direto, mal parando para tomar café, ou se você precisa de um tempo para se sentir melhor. Tomar banho, um bom café e se vestir como se estivesse no escritório também pode fazer a diferença. O que importa, mesmo, é você entender como fazer a gestão do tempo no trabalho remoto dentro da sua realidade.

Finalize as tarefas importantes — e bloqueie qualquer programação até lá

É bastante normal começar uma tarefa, interromper sua produção devido a outro compromisso e terminá-la só depois. O problema das pessoas com dificuldade de concentração é que essa finalização pode demorar muito, até mesmo semanas.

A produtividade remota depende de priorização, mas esse movimento pode ser difícil quando se está fora do escritório. Especialmente se a tarefa é importante, mas não urgente. Aqui, entra a procrastinação. Para muitas pessoas, adiar a entrega até o último minuto é sinônimo de satisfação.

O que fazer? Primeiro, é preciso entender que os deadlines chegam rapidamente, por mais que pareça que há tempo. Por isso, é necessário ter disciplina para evitar imprevistos.

Para isso, crie uma rotina que permita bloquear parte do seu dia para se dedicar a essas tarefas importantes. Mesmo que você não termine naquele momento, conseguirá avançar todos os dias. Nesse momento, deixe a solidão no trabalho de lado e foque o que está fazendo. Depois você terá tempo para conversar e interagir com os colegas e a sua família.

Crie um planejamento de longo prazo

O planejamento não é válido somente para realizar projetos. Ele é útil para a sua vida e ajuda a aumentar a produtividade no trabalho. Isso porque ele permite definir limites entre vida pessoal e profissional, além de definir o que deve ser feito a cada dia.

A produtividade no home office e na atuação a distância em geral depende de disciplina. E o planejamento é fundamental. Por isso, defina metas a serem seguidas para seu dia, semana e mês.

Por exemplo, pergunte-se quantas horas de trabalho pretende fazer, quais tarefas pretende finalizar, se deseja oferecer alguma atividade extra (como um relatório que comprove sua produtividade no trabalho remoto) etc. Tudo isso ajuda a definir a sua rotina.

Aproveite e também considere as metas pessoais. Veja se deseja ler todos os dias, passar quantas horas com a família, o horário que prefere terminar o trabalho e mais. Assim, você garante o equilíbrio ideal entre vida pessoal e profissional, sempre considerando a sua realidade. Lembre-se de que o trabalho flexível também ajuda na produtividade.

produtividade no trabalho remoto

Aumente sua produtividade no trabalho remoto em um coworking

Você fica se perguntando o que fazer para melhorar a produtividade da equipe? A dica final é oferecer um coworking. Por quê? Bom, as características desse ambiente levam a menos problemas de concentração.

Explicando: em casa, o colaborador nem sempre tem o local mais adequado. Também precisa lidar com o barulho da rua, dos vizinhos, dos filhos, dos cachorros e por aí vai. Em um café, restaurante, biblioteca, shopping etc., os problemas são parecidos.

Há muitos ruídos e é muito fácil se desconcentrar. Mesmo usando fone de ouvido, você pode ter dificuldades, porque as pessoas passando chamam a atenção.

Em um coworking, é totalmente diferente. Esse espaço é projetado especificamente para auxiliar no aumento da produtividade durante o trabalho remoto. O ambiente tem toda a infraestrutura necessária, como cadeira e mesa ergonômicas, internet, tomadas, salas privativas para reuniões e mais.

Também tem áreas de convivência. Elas servem para almoçar, tomar um café, interagir com outras pessoas, ler um livro e o que mais você quiser. Diante do contexto de pandemia, todas as regras de higiene e isolamento também são respeitadas, o que torna o coworking um ambiente totalmente seguro.

No caso de empresas, o acesso é a um local personalizado. Se a equipe for grande, é possível até ter um espaço construído especificamente para o seu negócio. Assim, fica mais fácil ter uma boa jornada de trabalho, sem dificuldades de concentração.

Em resumo, existem várias dicas que ajudam a melhorar a produtividade no trabalho remoto. Além das tradicionais, trouxemos neste artigo outras mais específicas, que precisam ser adaptadas à sua realidade. Assim, a tendência é que você tenha sucesso nas suas atividades.

Quer conferir outras sugestões para melhorar a sua eficiência e eficácia? Baixe este guia da produtividade no trabalho remoto e tenha melhores resultados.

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.