Trabalho híbrido

Modelo de trabalho híbrido: 4 tecnologias para trabalhadores remotos de sucesso

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em agosto 17, 2021
7 min de leitura
Modelo de trabalho híbrido: 4 tecnologias para trabalhadores remotos de sucesso
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O modelo de trabalho híbrido é vantajoso para o colaborador e para a empresa, desde que as tecnologias para trabalhadores remotos sejam usadas de forma correta. Leia o artigo e conheça as ferramentas que devem fazer parte da rotina de trabalho dos seus funcionários remotos.

Devido à pandemia, diversas empresas tiveram que reestruturar seus modelos de trabalho. Com isso, o trabalho presencial deu lugar ao trabalho remoto e, dentre as variações dessa modalidade, podemos destacar o trabalho híbrido.

Basicamente, o modelo de trabalho híbrido dá autonomia para o funcionário escolher onde deseja realizar suas atividades, seja no escritório da empresa, no home office ou em um espaço de coworking.

No entanto, para que uma equipe de trabalho híbrido esteja sempre conectada e obtenha bons resultados, o uso de tecnologias é indispensável para a rotina profissional.

Neste artigo, selecionamos as 4 principais tecnologias — e suas respectivas ferramentas — que facilitam o planejamento, o controle das atividades desempenhadas e a comunicação dentro do modelo de trabalho híbrido. Confira!

1. Mensagens instantâneas

A comunicação instantânea é fundamental para a produtividade da empresa de forma geral. Por esse motivo, aplicativos de mensagens instantâneas corporativos, também conhecidos como chats internos, são indispensáveis para o funcionamento de uma organização, ainda mais quando falamos de tecnologias para trabalhadores remotos. Veja algumas opções abaixo.

Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação corporativa em que profissionais podem ter conversas particulares, compartilhar arquivos e tarefas, abrir enquetes e criar grupos.

tecnologias para trabalhadores remotos

Os grupos são chamados de canais e, geralmente, há um canal geral e canais específicos para cada equipe, que facilitam o direcionamento das informações e possibilitam uma troca de mensagens mais objetiva.

Além disso, também é possível integrar a ferramenta com outros programas, como Trello, Google Drive, Google Calendar, entre outros, centralizando todos os recursos em um só local.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil e muitas organizações também fazem uso dessa ferramenta devido à sua praticidade, dinamismo, simplicidade de utilização e de layout.

Além de conversas particulares e em grupo, envio de áudios, arquivos e imagens, chamadas de voz e de vídeo, o aplicativo ainda possui duas extensões: WhatsApp Web e WhatsApp para computador.

A versão Web pode ser acessada diretamente pelo navegador, e a versão para computador é um aplicativo instalado na máquina. A grande vantagem dessas versões é que ambas evitam o uso dos smartphones, que podem ser distrações durante o trabalho.

2. Tecnologia em nuvem

A tecnologia em nuvem proporciona mais agilidade no compartilhamento de informações, permitindo que os trabalhadores do modelo de trabalho híbrido tenham acesso aos arquivos da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar. Confira duas das ferramentas mais populares que fazem uso dessa tecnologia.

tecnologias para trabalhadores remotos

Google Drive

O Google Drive é a plataforma de armazenamento e sincronização de arquivos do Google, disponível em planos por assinatura e na versão gratuita, que disponibiliza 15 GB de espaço.

O grande diferencial da plataforma é que ela engloba um conjunto de ferramentas integradas de colaboração e comunicação entre usuários, chamado Google Workspace, que oferece diversas tecnologias para trabalho em equipe.

Por esse motivo, podemos afirmar que o serviço é um dos mais completos oferecidos atualmente para trabalhadores remotos. 

Além disso, o Drive pode ser acessado em qualquer dispositivo conectado à internet, seja smartphone, tablet ou computador.

Dropbox

O Dropbox é a plataforma de armazenamento e sincronização de arquivos da Microsoft. Também disponível em planos por assinatura e na versão gratuita, disponibiliza entre 2 GB e 15 GB de espaço.

Há oferta de ferramentas colaborativas em seus planos para empresas, porém as opções são um pouco mais limitadas em comparação ao Google Workspace.

E, assim como o Drive, também é possível acessar o Dropbox de qualquer dispositivo conectado à internet.

3. Gestão colaborativa para projetos

A gestão colaborativa é uma solução incrível para a execução de projetos que envolvem diversos membros de uma equipe, em especial dentro das particularidades das tecnologias para trabalhadores remotos.

Seja instalada no computador, acessada via navegador ou pela nuvem, possibilita a edição, criação, compartilhamento e gerenciamento de qualquer tipo de informação de trabalho entre dois ou mais colaboradores. 

Além disso, as ferramentas que fazem uso desse tipo de tecnologia também ajudam a acompanhar o andamento do trabalho, auxiliam na avaliação da qualidade das tarefas executadas e fornecem mais transparência em relação aos processos utilizados.

Conheça duas opções a seguir.

Notion

O Notion é um dos serviços mais completos de planejamento, desenvolvimento e compartilhamento de projetos. A ferramenta permite a criação de documentos colaborativos em equipe, inserção de comentários, menção de usuários, designação de tarefas, entre outras funcionalidades.

O layout da plataforma é bastante simples e possibilita que os projetos sejam geridos de forma prática e dinâmica, sendo possível identificar facilmente as atividades que estão em andamento e as tarefas já concluídas.

Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa que separa projetos em boards (quadros) que contém listas de tarefas a serem cumpridas. Cada lista recebe cards (cartões) com prazos, descrições e objetivos a serem concluídos.

É possível compartilhar os boards com qualquer usuário cadastrado no Trello e adicionar múltiplos usuários aos cards, o que permite um acompanhamento geral e dinâmica de tarefas em andamento. 

Também há um sistema com etiquetas de cores que ajudam a categorizar as atividades desempenhadas. Tarefas mais urgentes, por exemplo, podem ser marcadas em vermelho e atividades em andamento podem ser sinalizadas na cor amarela.

Todas essas características a tornam uma ferramenta excelente para organizar projetos que envolvem grandes equipes.

4. Solução de videoconferência

As reuniões remotas fazem parte da rotina de equipes que atuam no modelo de trabalho híbrido e fazem parte das tecnologias para trabalhadores remotos. Esse tipo de comunicação é fundamental para aprimorar a comunicação e estreitar os laços profissionais. Veja duas opções de ferramentas de videoconferência que tornam esse contato possível.

tecnologias para trabalhadores remotos

Zoom

O Zoom é um aplicativo que permite a realização de reuniões virtuais via celular e computador. Em sua versão gratuita, é possível fazer videochamadas com até 100 participantes durante 40 minutos.

Além das opções de ativar a webcam, o microfone e compartilhar a tela do computador, também é possível gravar a reunião e compartilhá-la com membros da equipe que não estiveram presentes.

Google Meet

O Google Meet é a ferramenta de videoconferência do Google. Por meio dela, é possível realizar reuniões remotas com até 100 participantes gratuitamente e sem limite de tempo. Além disso, também há a opção de salvar as gravações das chamadas.

Alguns dos recursos do Meet incluem enviar mensagens de chat, fazer enquetes e perguntas, levantar a mão, usar salas temáticas durante e lousas interativas, ver detalhes e anexos da reunião durante a videochamada.

Agora que você conhece as principais tecnologias que seus trabalhadores que atuam no modelo de trabalho híbrido precisam, saiba que também é importante atentar-se à segurança cibernética e de dados durante a utilização das ferramentas de trabalho híbrido

No artigo “O que as empresas híbridas devem saber sobre segurança cibernética”, reunimos as informações mais relevantes sobre essa questão, desde os maiores desafios até as principais soluções.

Quer entender mais a fundo o que é e como funciona o trabalho híbrido? Acesse nosso guia completo e saiba tudo sobre esse modelo de trabalho que já é considerado tendência no período pós-pandemia. 

Texto escrito por Isabella Proença, Redatora freelancer e Bacharel em Administração