Trabalho híbrido

Os 5 principais benefícios inesperados de uma equipe de trabalho híbrido

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em agosto 9, 2021
Os 5 principais benefícios inesperados de uma equipe de trabalho híbrido
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Economia compartilhada, contratação mais diversificada e capacidade de se adaptar ao novo são alguns dos principais benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido. Leia o artigo e saiba mais!

Com a chegada da pandemia, muitas empresas e colaboradores se viram obrigados a experimentar uma nova forma de trabalhar que desafiou a estrutura tradicional: o trabalho híbrido

Após essa mudança, as empresas perceberam que é possível garantir a qualidade do trabalho e os resultados esperados na companhia. E, claro, os colaboradores também sentiram os impactos positivos na vida pessoal e profissional, como menos estresse com o trânsito.

Mas não é só isso. Ao longo dessa jornada, os funcionários começaram a perceber outros benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido. Quer descobrir quais são? Se sim, continue acompanhando até o final!

equipe de trabalho híbrido

1. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Equilibrar trabalho e vida pessoal é um dos maiores desafios do profissional, não é? Isso porque o trabalho tradicional, muitas vezes, gera uma sobrecarga que se reflete no âmbito pessoal.

Por exemplo, pense em quantas vezes você já teve que adiar um compromisso porque ficou preso no trabalho ou no trânsito? Ou, então, chegou estressado do trabalho e descontou sua raiva nos filhos?

A solução seria ficar longe do escritório e trabalhar em casa? Não. Pois também há desafios do trabalho remoto, como dificuldade de se desconectar do trabalho ou separar a vida pessoal da profissional. 

A resposta pode estar no trabalho híbrido. Ele é a junção das duas formas de trabalho: tradicional e remoto. Assim, dá pra aproveitar o melhor dos dois mundos para buscar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O bom é que no trabalho híbrido você tem várias possibilidades de espaço de trabalho. Além do escritório tradicional, você também pode trabalhar em uma cafeteria, na biblioteca ou em um coworking.

2. Contratação mais diversificada e práticas mais inclusivas junto à equipe de trabalho híbrido

Ter uma equipe de trabalho híbrido garante que a empresa contrate profissionais além de suas fronteiras geográficas. Ou seja, ela pode contratar não só talentos locais, mas também talentos globais.

Dessa forma, a organização pode atrair colaboradores mais qualificados e diversificados em qualquer lugar. Essa diversidade agrega muito mais valor para as empresas. Afinal, uma equipe de trabalho híbrido multicultural consiste numa força de trabalho com conhecimentos e experiências diferentes. 

Isso significa pensamentos e ideais que podem se complementar e, assim, aumentar as chances de melhorar os resultados organizacionais e ampliar seus lucros. Sem contar que promove um ambiente mais rico, dinâmico e respeitoso.

Ao trabalhar com colegas de diferentes lugares, a diversidade pode ensinar os profissionais a conviver com a diferença — cultura, etnia, gênero, orientação sexual, faixa etária, religião e posição política. Dessa forma, a empresa cria uma cultura de inclusão e diminui o preconceito.

3. Capacidade de se adaptar ao novo

Hoje, mais do que nunca, é fundamental que o profissional consiga se adaptar rapidamente às mudanças. Isso garante a habilidade de evoluir em diferentes cenários.

Quem soube se adaptar bem a essa nova forma de trabalhar, certamente está conseguindo desenvolver sua capacidade de se adaptar ao novo.

Não apenas porque precisou aprender a organizar melhor seu tempo e dividi-lo entre o trabalho presencial e o trabalho remoto, mas também porque precisou se adaptar às novas formas de desempenhar suas tarefas.

Além disso, em tempos de pandemia e novos formatos de trabalho, o profissional precisou adotar tecnologias, encontrar soluções rápidas e criativas e se antecipar às situações. Por isso, esse também é mais um dos benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido.

4. Aprendizagem mais rápida, barata e eficaz

Dividir o mesmo espaço permite que os profissionais se socializem e isso possibilita uma série de aprendizagem que ajuda a melhorar a performance. O diferencial do trabalho híbrido é que essa socialização não se limita aos colegas de trabalho.

Em um espaço de coworking, por exemplo, as pessoas podem trocar ideias com profissionais de outras empresas e de diferentes áreas. Dessa forma, podem ampliar seus conhecimentos e habilidades.

Como a aprendizagem é mais natural, percebeu-se que esse processo é muito mais rápido, barato e eficaz. Além disso, essa interação abre caminho para a colaboração entre os colegas de trabalho.

Afinal, compartilham suas experiências, se aproximam e criam laços mais profundos que levam a uma maior colaboração. Sem dúvidas, isso melhora o clima organizacional e ainda aumenta a produtividade da equipe.

equipe de trabalho híbrido

5. Economia compartilhada

O compartilhamento de espaços (que é muito comum nos coworkings) oferece novas possibilidades para a equipe de trabalho híbrido. Isso permite que colaboradores de diversas empresas tenham acesso a uma estrutura adequada para trabalhar, como internet de alta velocidade e cadeiras apropriadas.

Isso porque esses espaços são pensados para oferecer a melhor experiência no ambiente de trabalho. Essa estrutura é importante principalmente para aquele profissional que não tem um ambiente específico para trabalhar em casa..

Também há uma redução de custo com aluguel, pois a empresa não precisa manter lugares fixos para seus colaboradores. Esse, definitivamente, é mais um dos benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido. 

Pronto para experimentar os benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido?

Uma realidade que parecia distante para muitos trouxe resultados inesperados e, hoje, é uma das formas de trabalho que tem conquistado tanto profissionais quanto empresas.

Então, que tal adotar o trabalho híbrido para experimentar os benefícios inesperados de ter uma equipe de trabalho híbrido?

Se você ainda está na dúvida? Aproveite para descobrir, com este artigo, porque sua empresa deve pensar além do home office ou escritório tradicional. Boa leitura. Até a próxima!


Texto escrito por Gislene Souza, redatora web.