Anywhere Office

7 dicas para manter o espírito de equipes que trabalham remotamente

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em agosto 2, 2021
7 dicas para manter o espírito de equipes que trabalham remotamente
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Entre os desafios enfrentados pelas empresas, vale destacar o engajamento das equipes que trabalham remotamente. Neste post, a gente traz dicas preciosas para otimizar a união entre os times que atuam a distância!!!

Para muitas corporações, o trabalho remoto começou de forma inesperada, sem tempo de preparo ou organização. Com isso, a falta de interatividade vem sendo notada como um grande obstáculo para o desenvolvimento do espírito de equipes que trabalham remotamente. 

Mas por que isso é tão importante? Por mais que haja reuniões de videoconferência, o contato virtual é mais impessoal, o que não permite a troca de ideias informais que, muitas vezes, resultam em insights produtivos. 

Além disso, ter um relacionamento mais estreito favorece o compartilhamento de experiências e a colaboração mútua. A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer com que a equipe se aproxime, mesmo a distância. E é isso que mostramos neste post. Continue a leitura e confira!

1. Faça das interações sociais um hábito

Se a ideia é favorecer a interação social entre o time, nada melhor do que o líder “dar o exemplo”. Saiba que essa é uma das habilidades de um bom gestor. Afinal, de nada adiantará incentivar os membros da equipe a se entrosar se o gestor não der o espaço para que façam o mesmo com ele.

Esteja aberto a interagir com seu time e certifique-se de que todos saibam quando e onde você está disponível para conversa, seja a cada 15 dias ou mensalmente, por exemplo. Outra dica é comparecer às reuniões com a intenção de interagir e se interessar, de fato, pela vida dos colaboradores.

equipes que trabalham remotamente

2. Realize atividades síncronas e assíncronas

Em algumas vezes, os membros das equipes que trabalham remotamente estão em fusos horários diferentes ou trabalham em horários distintos. Por essa razão, é interessante que realizar não somente atividades síncronas (relacionada ao contato imediato entre emissor e receptor), mas também assíncronas (quando o emissor estabelece um contato, mas não necessariamente o receptor irá receber ou responder a mensagem imediatamente).

Imagine o quão “excluído” um colaborador que mora em outro país pode se sentir sem nunca conseguir participar dos bate-papos online. Outro ponto são as pessoas que não gostam de participar de interações em vídeo.

Obviamente, nem sempre é possível ceder, já que o contato por videoconferência é importante, na maioria dos casos. Mas oferecer atividades em que a câmera pode ser desligada também é uma ótima ideia. Sendo assim, faça questão de promover tarefas e eventos online e offline que inclua o máximo de participantes.

3. Transforme os eventos presenciais em virtuais

Se existe algo que a pandemia mostrou a todos nós é a nossa capacidade de adaptação. Empresas que nunca imaginavam ter equipes trabalhando remotamente descobriram que, além de possível, é muito produtivo e vantajoso atuar a distância.

As boas relações no trabalho são fundamentais, pois geram mais satisfação e o comprometimento dos funcionários. No presencial, uma das formas de fazer isso era promover eventos, como encontros e treinamentos. Mas como funciona a distância?

Bom, agora a maneira mais eficiente é transformar essas atividades presenciais em virtuais. Todas elas podem ser adaptadas, até mesmo as festas e confraternizações, para o online. 

Além das videoconferências para um bate-papo, algumas empresas mandam kits com comida, bebidas e brindes ou voucher para pedir lanches pelos aplicativos de entrega. Esses mimos deixam os colaboradores mais contentes e engajados.

4. Acomode circunstâncias individuais 

De alguma forma, o trabalho remoto acaba invadindo o espaço dos colaboradores. Se antes a equipe poderia não saber como é a sala de casa dos membros ou, até mesmo, o rostinho dos seus filhos, hoje é algo muito comum, por conta das videoconferências em casa.

Apesar disso, nem todo mundo conta com um home office ideal para o trabalho,  o que pode gerar desconforto. A solução, nesse caso, pode ser incluir o anywhere office — uma variável do trabalho híbrido — como modalidade de trabalho, ou seja, indo além do home office. Nesse modelo, o membro da equipe remota pode trabalhar de onde quiser. 

Os coworkings são um ótimo exemplo de lugar onde se pode fazer as atividades de maneira tranquila e eficiente, já que são escritórios equipados com todos os recursos que os colaboradores precisam para atuar. Além disso, ajuda a reduzir os custos de aluguel no retorno ao trabalho no cenário pós-pandêmico.

5. Aposte em Fun Slack #channels 

equipes que trabalham remotamente

Para quem ainda não sabe, o Slack é uma plataforma de comunicação comercial. Ou seja, é um tipo de aplicativo de mensagens corporativo. Por isso, tem mais recursos importantes para as empresas do que um WhatsApp, por exemplo.

Dentro do programa, é possível criar canais para postagem de fotos e trocas de mensagens. Que tal organizar alguns com temas fora do trabalho e divertidos? Assim, os colaboradores podem conhecer mais de seus colegas, gostos, hobbies e rotina, facilitando o entrosamento. Algumas sugestões de canais são:

  • #pets e #kids: para os babões de suas crianças e pets;
  • #hobbies: para as habilidades musicais, paisagismo, artes etc.;
  • #random: para memes, gifs e outros achados aleatórios da Internet;
  • #topchef: para os chefs de cozinha mostrarem seus talentos gastronômicos;
  • #netflix: para compartilhar as ideias sobre filmes e séries.

7. Chame para um coffee break virtual

Aquela pausa para o cafezinho não precisa ficar somente na lembrança. Você pode chamar a equipe para um coffee break virtual durante o expediente para tomar aquele café e bater um papo descontraído.

Para ficar melhor ainda, a ideia de enviar mimos gastronômicos ou cupons para pedir comida também é muito válida. Essas pausas servem não somente para um descanso no trabalho, mas para gerar insights produtivos.

8. Crie um escritório virtual para equipes que trabalham remotamente

Já pensou em reproduzir o escritório de forma virtual? Quando se estão todos juntos, um membro pode observar o outro trabalhando, trocam ideias e se ajudam mutuamente. No trabalho remoto, isso pode ser reproduzido por meio de um escritório virtual, que funciona da seguinte maneira.

O primeiro funcionário a começar a trabalhar abre um chat de vídeo aberto para qualquer outro colaborador do time entrar. Assim, conforme os membros forem chegando, podem se cumprimentar, tirar dúvidas um com outro e conversar sobre uma tarefa específica, por exemplo, sem toda a formalidade de uma reunião.

A intenção é que todos fiquem conectados ao longo do dia, como se estivessem em um escritório mesmo. Para isso, pode-se usar uma plataforma de videoconferência, como Slack, Skype ou Google Hangouts.

Sabemos que manter o espírito de equipes que trabalham remotamente é uma missão desafiadora. Entretanto, colocando as dicas em prática é possível entrosar, engajar e aumentar a confiança do time virtual, assim como nos escritórios presenciais.

Já que está por aqui, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Leia o nosso artigo sobre os 5 segredos das equipes remotas de sucesso.

Texto escrito exclusivamente para o BeerOrCoffee, por Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.