Anywhere Office

Dicionário do trabalho remoto e híbrido: conceitos, curiosidades e tendências comportamentais

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em julho 7, 2021
Dicionário do trabalho remoto e híbrido: conceitos, curiosidades e tendências comportamentais
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Já teve curiosidade em ter acesso a um dicionário do trabalho remoto e híbrido?

O mundo está mudando de uma forma sem precedentes na história da humanidade. Assim que a pandemia acabar, viveremos de fato aquilo que está sendo chamado de “novo normal”.

Espera-se que essa nova realidade otimize os novos formatos de trabalho para que as pessoas se sintam mais à vontade e mais felizes em seus desafios profissionais, dentro e fora das empresas. 

Como não pode deixar de ser, parte da força de trabalho do mundo está se movimentando em direção ao trabalho híbrido. Muitos funcionários trabalharão de forma totalmente remota e poderão viver o modelo Anywhere Office — que significa o trabalho em qualquer lugar.

Outros colaboradores, por sua vez, cumprirão parte das suas jornadas nas sedes das empresas e outra parte no home office (ou em outros espaços amigáveis para os trabalhadores, como os coworkings e os cafés).

Dentro dessa realidade, à medida que o trabalho remoto e/ou híbrido vai se desenvolvendo, novos desafios estão surgindo. Entre eles, a inclusão dos trabalhadores nos mais diversos ambientes de trabalho.

Especificamente no ponto da inclusão, há uma escassez de literaturas relacionadas às ciências comportamentais e sociais que oferecem evidências de problemas que podem surgir no trabalho remoto e/ou híbrido.

Por exemplo, pode ser que um trabalhador tenha a tendência de incluir um colega dentro de um projeto se ele estiver em um mesmo espaço de trabalho, em detrimento de outro colega que esteja distante fisicamente.

Claro que este ainda é apenas o começo das respostas sobre os comportamentos no ambiente de trabalho remoto e/ou híbrido. Por isso, criar um dicionário faz todo sentido para gestores, empresas e profissionais que estão vivendo as experiências do trabalho flexível. 

Este material foi inspirado e adaptado a partir do documento “Hybrid Working: A Dictionary of Behavioral Biases”, conduzido pelo The Inclusion Initiative e liderado pela Dra Grace Lordan, Founding Director of The Inclusion Initiative at the LSE. Para ter acesso ao material, basta clicar aqui

Apesar disso, adicionamos alguns conceitos e curiosidades originais, que são vivenciadas no dia a dia do trabalho remoto do BeerOrCoffee — a maior plataforma de workspaces do Brasil, com centenas de escritórios, localizados nas principais cidades e regiões do país. 

Embora ainda estejamos aprendendo sobre o trabalho remoto, podemos compartilhar algumas experiências remotas, que começaram a ser vivenciadas em 2015, ou seja, antes de a maioria das empresas imaginar que o trabalho flexível ganharia tanta evidência no mundo. 

A ideia é que este dicionário seja mais um avanço nas conversas relacionadas ao trabalho remoto e híbrido e contribua para que possamos viver novas formas de trabalho, com mais liberdade, flexibilidade e felicidade. 

Boa leitura!

dicionário do trabalho remoto

Dicionário do trabalho remoto e híbrido

A grama do vizinho é mais verde

A tendência de sentir que as outras pessoas estão sempre em uma posição melhor do que a sua. Dentro do trabalho remoto, os funcionários podem acreditar que os colegas de trabalho têm mais vantagens, devido a questões como proximidade com colegas e tomadores de decisão. Por outro lado, as equipes que estão nos escritórios tradicionais podem acreditar que os trabalhadores remotos têm mais qualidade de vida e mais flexibilidade no dia a dia. Esse tipo de pensamento pode aumentar os desafios entre as equipes e diminuir a colaboração.

Chama no Slack

Ferramenta de comunicação colaborativa, que é considerado o escritório virtual do BeerOrCoffee. É no Slack que toda comunicação interna síncrona e assíncrona acontece. 

Coloca no Notion

Ferramenta com inúmeras possibilidades de se comunicar e repositório oficial de todas as informações da empresa e áreas.

Dentro do Grupo / Fora do Grupo

Uma divisão dentro / fora do grupo pode aparecer quando há uma delimitação entre quem trabalha em casa e quem entra no escritório. Assim, um grupo pode tender a privilegiar aquele que está nas mesmas condições que a sua, em detrimento do outro grupo. Isso surge por causa da tendência humana para se identificar melhor com outros na mesma situação em que nos encontramos. 

Efeito Burnout

Burnout é uma palavra inglesa utilizada para se referir a algo que deixou de funcionar por exaustão. No contexto do trabalho, a Síndrome de Burnout se caracteriza por esgotamento emocional, redução da realização profissional e despersonalização do colaborador. No trabalho remoto, pode acontecer de a pessoa trabalhar mais do que o necessário para entregar seus resultados e apresentar Burnout.

Efeito Competência

Por exemplo, pessoas com fundo atraente no zoom, que mostram um ambiente de trabalho elegante, podem ser vistas, erroneamente, como mais competentes e capazes em relação às pessoas com fundo de zoom menos atraentes.

Efeito FOMO

FOMO é a sigla da expressão em inglês “fear of missing out”, que na tradução para o português quer dizer “medo de ficar de fora”. Se caracteriza por uma necessidade constante de saber o que outras pessoas estão fazendo, associado a sentimentos de ansiedade, que impactam fortemente as atividades no trabalho. Dentro de um ambiente de trabalho remoto, a pessoa com FOMO pode ficar checando aplicativos e e-mails a todo momento, apresentando sintomas de ansiedade e/ou medo de ficar de fora das atividades da empresa. 

Efeito Holofote

No trabalho híbrido, aqueles que sentem relativamente menos segurança no trabalho podem experimentar o efeito de holofote. Significa que a pessoa vai querer participar de mais atividades e reuniões com mais frequência, ainda que não tenha insights para contribuir. Isso pode acontecer em e-mails em excesso ou nas reuniões, quando o colaborador tenta provar seu valor.

Efeito “não quero ser incomodado”

Trata-se da tendência de não participar de discussões, ainda que a pessoa tenha insights valiosos para compartilhar. Funcionários que trabalham remotamente e sentem isso podem se tornar profissionais desengajados. Um dos sintomas do efeito “não quero ser incomodado” é não ligar a câmera durante as videoconferências ou permanecer calado durante as discussões.

Efeito Nostalgia

Sentimentos em relação ao mundo pré-covid, em que o colaborador poderia sentar com os colegas para bater um papo no almoço. Coisas que não podem ser replicadas no mundo online, e que eventualmente podem causar algum tipo de insatisfação nas pessoas. 

Efeito Novato

Refere-se ao comportamento dos novos funcionários, que anteriormente não trabalhavam a distância. Eles podem ter mais dificuldade para se adaptar a essa realidade, demorando mais tempo para se integrar aos colegas por meio de contatos remotos. 

Efeito “queda da bicicleta”

O tempo que um grupo passa discutindo qualquer problema será inverso à consequência desse problema. Esse efeito pode ser particularmente forte em um ambiente de trabalho híbrido, caso os trabalhadores remotos não estejam atualizados sobre as principais novidades dos projetos. Trabalhadores remotos podem hesitar em contribuir nas reuniões se eles têm uma crença infundada de que outra pessoa já considerou suas sugestões potenciais.

Efeito Zoom

Ocorre quando as pessoas fazem e ganham menos contribuições quando uma reunião é virtual. Em um ambiente de trabalho híbrido, o efeito de zoom pode reduzir a prevalência do pensamento das equipes, aumentando o compartilhamento de informações exclusivas. No entanto, isso pode trazer mais discordâncias e conflitos.

dicionário do trabalho remoto

Efeito Zoom Fatigue

Como o nome  indica, o “Zoom Fatigue” faz referência ao Zoom, um dos mais populares aplicativos de videoconferência, revelando uma fadiga em o cérebro fica submetido diante de diversos encontros online por dia. O contato presencial anulado e a necessidade de interações reais tem feito com que os trabalhadores se sintam cansados. 

É preciso ser lean

Em um mundo com mudanças tão rápidas, as atividades dentro do trabalho híbrido tendem a se pautar por processos mais “enxutos”, focando em um mínimo de esforço para conquistar o máximo de resultado. 

Erro de atribuição

Tendência das pessoas de superestimar com base na personalidade ou na ligação com algum colega. Por exemplo, um bom colega precisar de uma folga é bem visto, mas é algo que tende a ser visto com menos simpatia quando é solicitado por um colega desconhecido. 

Escritório Tradicional

Como o nome também sugere, é o trabalho realizado unicamente no espaço convencional da empresa;

Home Office

Termo que significa escritório em casa. Na prática, como o próprio nome sugere, é o trabalho feito exclusivamente em casa.

Pedir um Snack Time

Snack Time é um dos benefícios do BeerOrCoffee. Ele permite que os colaboradores do BeerOrCoffee peçam lanches durante o expediente do coworking. Está liberado para pedir o que quiser, sem um limite de valor, mas com limite de bom senso.

Pegar um coworking no BeerOrCoffee

Pessoas que escolhem trabalhar nos coworkings da rede BeerOrCoffee, a maior plataforma de escritórios flexíveis do país. São centenas de espaços, espalhados em cerca de 160 cidades brasileiras. 

Sentimento de estar em um jogo

Pode acontecer com as pessoas que predominantemente trabalham em casa, levando a um distanciamento da realidade, da importância e do impacto do trabalho. Isso pode acontecer com novas contratações, especialmente aquelas que estão tendo suas primeiras experiências em um trabalho remoto. 

Ser um Nômade Digital

Profissional que trabalha online e, portanto, não precisa estar presente em um escritório, cidade ou país em particular. Ele pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha seu equipamento, como tablet, smartphone ou notebook, e uma boa conexão à internet.

Tomar posições extremas

Tendência para assumir posições extremas em tópicos, ainda que a sua opinião não seja extrema. Funcionários que trabalham remotamente podem criar medo de serem esquecidos e, assim, podem tomar posições extremas, a fim de serem notados simplesmente para serem notados.

Trabalho híbrido

É praticamente a mesma coisa do que o trabalho remoto. Nesse caso, a pessoa também tem a liberdade de trabalhar em vários lugares. No entanto, na prática, geralmente, o trabalho híbrido é aquele em que a pessoa passa parte da semana no escritório tradicional e outra parte no home office ou em um coworking. Em um mundo pós-pandemia, o trabalho híbrido está se tornando uma necessidade no cenário empresarial para atração e retenção de talentos

Trabalho Remoto

É o mais abrangente de todos. Chamado de trabalho em qualquer lugar ou Anywhere Office, é o trabalho realizado onde a pessoa se sente mais à vontade. Pode ser no home office, no coworking, no café, na biblioteca, na sede da empresa ou em outro lugar, desde que o profissional tenha o seu equipamento e uma boa conexão à internet. É um movimento que significa uma mudança abrupta na forma como as pessoas veem e realizam suas atividades profissionais.

Vai ter Retreat

Trata-se de um encontro presencial que é bastante comum entre as empresas remotas de várias partes do mundo. Geralmente anual, o evento reúne todos os trabalhadores remotos de uma empresa. São dias animados e voltados muito mais para a integração e socialização e menos para o treinamento de habilidades técnicas.

Arquivos retreat BeerOrCoffee - BeerOrCoffee - Coworking

Viés de atenção

A tendência de dar mais atenção a determinados assuntos, em detrimento de outros temas. A pandemia por exemplo pode causar mais atenção à saúde, fazendo com que as pessoas estejam mais ansiosas e vigilantes em relação ao vírus. Isso, por sua vez, pode gerar uma sobrecarga de informações sobre o assunto. Como as pessoas têm capacidade limitada para a atenção, isso pode tirar o foco de outros assuntos importantes.

Viés de proatividade

Quanto mais proativa a pessoa for, mais ação acontecerá ao seu redor. No universo do trabalho híbrido, aqueles que vão além das suas atividades provavelmente se beneficiarão do viés da produtividade.

Viés de status quo

A tendência de continuar com o estado atual das coisas, mesmo quando está abaixo do ideal. Por exemplo, mantendo o fato de estar presente como um sinônimo de estar sendo produtivo.  

Viver o Anywhere Office 

Anywhere Office é um termo em inglês que, em sua tradução para o português, pode ser entendido como “escritório em qualquer lugar” ou “escritório em qualquer parte”. Na prática, trata-se de um modelo de trabalho flexível que permite que as pessoas façam suas tarefas em qualquer lugar, como no home office, no escritório ou no coworking. Viver o Anywhere Office, portanto, é ter um estilo de vida que permite o trabalho em qualquer lugar. 

dicionário do trabalho remoto

Vá além do dicionário do trabalho remoto e híbrido

Você curtiu o conteúdo sobre o dicionário do trabalho remoto e híbrido, mas quer dar o próximo passo? O que acha de realizar um teste gratuito de um mês e experimentar a rede de escritórios do BeerOrCoffee, com centenas de espaços flexíveis, em 160 cidades do país? 

Conhecer OfficePass

Sobre o BeerOrCoffee

O BeerOrCoffee é uma plataforma que conecta empresas e profissionais a centenas de coworkings no país, espalhados em cerca de 160 cidades brasileiras — além de Lisboa, em Portugal.

Por meio da plataforma, sua empresa garante vantagens como redução de custos, qualidade de vida, flexibilidade no trabalho e mais abertura para contratar e reter talentos. 

Acesse www.beerorcoffee.com

Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no BeerOrCoffee