Gestão de Facilities

10 livros para o Gestor de Facilities brilhar na carreira e na empresa

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 29, 2021
5 min de leitura
10 livros para o Gestor de Facilities brilhar na carreira e na empresa
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Se manter atualizado e em constante aprendizado é importante em qualquer profissão. Para isso, além de cursos de aperfeiçoamento, você pode apostar na leitura de livros para o Gestor de Facilities.

Em um mundo cada vez mais competitivo é preciso ir além dos concorrentes e se munir de informações e técnicas valiosas. Ao colocá-las em prática, suas chances de se destacar aumentam exponencialmente.

A partir desse contexto, vale lembrar que nada melhor do que os livros para o Gestor de Facilities para adquirir conhecimentos sobre a área. Neste post, trazemos 10 títulos que podem ajudar você a brilhar nessa carreira cada vez mais essencial para o crescimento das empresas. Confira!

1. Facilities Services — Gestão de Administração de Serviços Gerais

livros para o Gestor de FacilitiesO livro Facilities Services, de Marli Pereira de Lima, traz dicas para o gestor de administração de serviços com base na vivência e experiência da autora ao longo de sua vida profissional.

A linguagem é direta e didática, o que faz o exemplar levar conhecimento também aos estudantes de administração ou que querem se profissionalizar na área.

“Por ser uma profissão promissora, resolvi escrever a respeito com o intuito de levar conhecimento a quem está profissionalmente na área ou mesmo àqueles que pretendem aprender esta profissão para que se profissionalizem”, disse a autora, em resumo na Amazon. Para adquirir o livro, clique aqui.

2. Negociação — Como lidar com objeções utilizando soluções eficazes e realizar acordos personalizados

livros para o gestor de facilitiesUma das tarefas de um gestor de facilities é a negociação. Ao contratar um serviço ou comprar um produto, o profissional deve saber negociar para ter as melhores vantagens da ação e reduzir os custos corporativos.

Pensando nisso, o livro “Negociação – Como lidar com objeções utilizando soluções eficazes e realizar acordos personalizados”, de Raul Candeloro, é uma ótima escolha para quem deseja aprimorar as suas habilidades de negociar, pois contém dicas incríveis sobre o assunto.

Para saber mais detalhes sobre o livro, basta clicar aqui.

3. Comunicação Não-Violenta — Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais

livros para o gestor de facilitiesA capacidade de comunicação é uma virtude que todo gestor de facilities deve ter. Uma linguagem objetiva e transparente é capaz de ajudar na negociação e fazer com que você entenda melhor as necessidades das pessoas que estão na sua rotina de trabalho, como colaboradores, fornecedores e clientes.

Se você tem dúvidas de como deve se comunicar com as pessoas ao seu redor, não pode perder a leitura do livro “Comunicação não-violenta”, de Marshall B. Rosenberg. A obra oferece 4 passos para que você melhore a sua comunicação, entre outras dicas importantes.

Para saber mais informações e/ou adquirir o livro, clique aqui.

4. Gerenciamento de Facilities e Properties

livros para o gestor de facilitiesGerenciamento de facilities e properties — Facilities and Properties Management”, de Francisco Abrantes, é um livro mais técnico e mostra a experiência de 25 anos do autor.

Nele, Abrantes fala sobre a história da função de facilities, sendo um grande guia para profissionais que trabalham em diversos segmentos, como escolas, hospitais, condomínios e administração de infra-estrutura.

Importante leitura para se conhecer a historia e desenvolvimento do mercado de Facilities e Properties no Brasil“, aponta parte da resenha da obra.

Para saber mais detalhes e adquirir o livro, basta clicar aqui.

5. Rápido e Devagar — Duas Formas de Pensar

livros para o gestor de facilitiesA rotina de trabalho do gestor de facilities inclui planejamento estratégico e tomadas de decisões.

Para que as escolhas sejam feitas da melhor maneira possível, é preciso que o profissional tenha um bom conhecimento sobre si e entenda a sua maneira de pensar

O livro “Rápido e devagar – duas formas de pensar”, do escritor Daniel Kahneman, ajuda a entender como a mente pode funcionar e, consequentemente, a tomar as melhores decisões para a empresa.

Para saber mais informações sobre a obra, clique aqui.

6.  Facility Management Impacts Employees Performance (Gestão de instalações afeta o desempenho dos funcionários)

livros para o gestor de facilitiesO livro “Facility Management Impacts Employees Performance” (Gestão de instalações afeta o desempenho dos funcionários), em inglês, conta a relação entre a gestão das facilities e o comportamento da compra do consumidor. Segundo o autor, Jhony C H Lok, o layout do estabelecimento pode influenciar a decisão de consumo do cliente.

Por exemplo, a variação da altura do teto pode fazer com que o consumidor se sinta inseguro em permanecer na loja, fazendo com que desista da compra. Portanto, é uma leitura que vale a pena conferir.

Para saber mais detalhes sobre o livro, basta clicar aqui.

7. The Complete Guide to Facility Management (O guia completo para gerenciamento de instalações)

livros para o gestor de facilitiesThe Complete Guide to Facility Management” (O guia completo para gerenciamento de instalações), em inglês, é uma obra que explica o que é exigido de um gerente de facilities atualmente.

Com histórias e exemplos pessoais, o autor Dan Lowry ensina, praticamente, tudo o que um profissional da área deve saber.

O guia não somente ajuda a aprender, mas também a desenvolver técnicas que agregam valor à empresa.

Para saber mais detalhes sobre o livro, basta clicar aqui.

 

8. Facilities Management Operations Handbook (Manual de operações de gerenciamento de instalações)

livros para o gestor de facilitiesFacilities Management Operations Handbook (Manual de operações de gerenciamento de instalações), em inglês, de John Williams, é voltado para o gerente de facilities ativos. Durante a leitura, você tem todos os detalhes para garantir um bom funcionamento do negócio.

Nele, você aprenderá sobre montagem, planejamento de espaço, mão de obra, limpeza, manutenção, locação, estruturas, segurança, estacionamento e muito mais.

Saiba mais informações para adquirir o livro, clicando aqui.

 

9. Sustainable Facility Management – The Facility Manager’s Guide to Optimizing Building Performance (O Guia do gerente de instalação para otimizar o desempenho do edifício)

livros para o gestor de facilitiesA tendência da participação dos gerentes de Facilities no projeto e na construção dos edifícios em que irão atuar cresce cada vez mais. Dessa maneira, as tecnologias de modelagem de informação de construção (BIM) são grandes aliadas para preencher o espaço entre a fase de criação e edificação e a operação de fato.

Na obra Sustainable Facility Management – The Facility Manager’s Guide to Optimizing Building Performance (O Guia do gerente de instalação para otimizar o desempenho do edifício), em inglês, os autores Chris Hodges e Mark Sekula abordam essa tendência de forma prática e utilitária. Assim, oferece um conjunto de informações que permitirá que os gerentes de facilities estejam mais preparados para atuar.

Clique aqui para ter mais informações sobre o livro.

10. What is Facilities Management All About? ( O que é o gerenciamento de instalações?)

livros para o gestor de facilitiesWhat is Facilities Management All About? The practice of facilities management for today’s dynamic business environment (O que é gerenciamento de instalações? A prática de gerenciamento de instalações para o ambiente de negócios dinâmico de hoje), em inglês, é um livro que ensina as etapas necessárias para dar passos decisivos na rotina de trabalho.

Há uma ideia de que a função de gerente de instalações tem um papel apenas de suporte e não estratégica. Em consequência disso, os profissionais ficam em desarmonia com as principais atividades do negócio.

Para mudar essa situação, o autor Steven Ea compartilha seus conselhos profissionais a fim de ajudar os gerentes de Facilities a adquirirem conhecimentos o bastante para posicionarem a função como estratégica.

Clique aqui para ter mais informações sobre o livro.

Os livros para o Gestor de Facilities trazem informações importantes para o dia a dia desse profissional. Portanto, se você quer sobressair na carreira, não deixe de manter a leitura em dia para ampliar os seus conhecimentos.

Já ouviu falar em anywhere office? Esse modelo representa o futuro do trabalho e você não pode ficar de fora. Aproveite que está por aqui e entenda o que é e por que deve adotá-lo!

Texto escrito exclusivamente para o BeerOrCoffee, por Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.