De quanto espaço de escritório sua empresa precisa?

Descubra como calcular o tamanho ideal para o seu espaço de escritório e como o Woba pode facilitar sua vida nessa hora.

Finalmente chegou o tão esperado momento de tirar sua empresa do papel e o próximo passo é encontrar o local certo para suas operações. Ou então você decidiu que vai adotar formatos de trabalho mais flexíveis, como o trabalho híbrido.

Você sabe como definir o tipo e o tamanho de espaço de escritório de que seu negócio realmente precisa?

Nessa hora é preciso ter cuidado para não escolher um lugar muito pequeno, o que tornaria o dia a dia de seus funcionários bem desconfortável. Mas, também, evitar escolher um espaço grande demais e acabar gastando mais do que o necessário.

 

Como calcular o tamanho ideal para um espaço de escritório?

Certamente existem cálculos que auxiliam na hora de definir o tamanho ideal para um espaço de escritório. Como a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), que prevê que deve ser utilizada uma proporção de um colaborador para cada 7 metros quadrados.

De qualquer forma, vale destacar que, no mercado, são utilizados valores padrões extraídos com base nestes cálculos. Veja alguns exemplos:

  • Estação de trabalho padrão – 4 a 6m²;
  • Estação de trabalho de supervisor – 6 a 10m²;
  • Escritório tradicional padrão – 10 a 12m²;
  • Escritório tradicional superior – 12 a 15m².
espaço de escritório

A definição exata de um espaço, claro, deve ir muito além disso. É preciso considerar fatores como o tipo do negócio em que a empresa está inserida, suas necessidades e perspectivas de futuro.

Para evitar erros, antes de escolher o local, consulte seu planejamento de negócio e faça as seguintes análises iniciais:

  • Quantos colaboradores sua empresa tem atualmente?
  • Quantos colaboradores excedentes pretende empregar nos próximos dois anos?
  • Caso pretenda adicionar funcionários, serão executivos ou administrativos?
  • Todos os colaboradores atuais precisam de mesa individual ou haverá posições flexíveis e home office?
  • A natureza do seu negócio exige posições de trabalho maiores, como empresas de design e engenharia ou mesas simples?
  • Precisa de um espaço de recepção de clientes/visitantes com recepcionista e salas de reuniões?

Design do espaço de escritório

O próximo ponto a se considerar é o layout do escritório, que, inclusive, deve refletir um pouco dos valores da empresa. Existem três tipos básicos de layout:

  • Totalmente aberto: espaço sem divisórias em que todos se sentam e trabalham juntos;
  • Tradicional: com escritórios particulares fechados;
  • Combinação de ambos: podendo ser um espaço aberto divido em nichos, com algumas salas fechadas ou dividido em equipes.

Não deixe de pensar na qualidade de vida de seus funcionários, incluindo em seus planos um espaço em que se sintam bem e áreas de descanso.

Lembrando que nestes cálculos não estão inseridas as áreas comuns como banheiros, cozinha e corredores. Abaixo, mostramos um exemplo de local com infraestrutura completa e design moderno:

Como o Woba por ajudar na escolha de seu espaço de escritório?

Para quem não tem experiência, a escolha de um espaço para montar seu primeiro escritório pode ser arriscada, especialmente do ponto de vista financeiro. E é por esse motivo que muitas empresas têm optado por escritórios em coworkings.

Os benefícios desse modelo são os mais diversos e a plataforma do BeerOrCooffee conta com uma rede de mais de 1.500 espaços de escritório disponíveis em todo o país. Com o OfficePass, que é a principal solução da plataforma, a sua empresa tem acesso ilimitado a centenas de escritórios, em 200 cidades. 

Conheça, agora, algumas das vantagens:

Tem tudo o que você precisa

Você não precisará mais se preocupar em calcular quantos metros quadrados cada funcionário ocupará. Nem mesmo em comprar mesas, cadeiras ou em equipar a cozinha. Basta dizer qual o tamanho da sua equipe, que tipo de escritório você precisa e em qual lugar do Brasil você deseja se instalar e pronto! Estará tudo lá, preparado para você chegar e trabalhar.

Flexibilidade

Normalmente um contrato de aluguel tem a obrigatoriedade de ser anual, diferente dos contratos de coworking. Nesse tipo de contrato, você tem a flexibilidade de permanecer pelo tempo que desejar e apenas com o espaço que realmente precisar. E, caso a intenção seja aumentar a equipe no futuro, será muito mais fácil acrescentar novas posições, sem a necessidade de pagar por elas antes da hora.

Além disso, se precisar de uma sala de reunião apenas periodicamente, não há problema. É possível contratar esse tipo de serviço de maneira avulsa.

Mobilidade

Os escritórios da rede do Woba estão localizados nos melhores endereços do Brasil. Todos eles estão próximos estações de metrô, grandes centros urbanos e são de fácil acesso.  Total mobilidade para funcionários e clientes.

Redução de Custos

A redução de custos começa, justamente, quando comparamos o valor dos aluguéis regulares nas regiões em que os coworkings estão localizados. São sempre estrategicamente localizados, em regiões em que um aluguel normal seria bastante elevado.

Ademais, o contrato de um espaço de escritório em um coworking inclui, além do espaço em si, a utilização dos móveis, energia elétrica, água, internet de ótima velocidade, segurança, entre outros serviços que podem ser combinados na contratação.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Somente o fato de não ter que se preocupar com a administração de seu escritório economizará um bom tempo de seu dia para sua vida pessoal. Mas, além disso, o ambiente dos coworkings são muito mais leves do que o dos escritórios tradicionais, possibilitando novas conexões e experiências. Não é a toa que é a preferência de diversas startups.

Networking

Falando em novas conexões, esse é outro grande benefício dos coworkings. Inúmeras empresas já fizeram novos negócios com outros parceiros que dividiam o mesmo espaço de escritório compartilhado.

Imagine que aquela conversa despreocupada na hora do cafezinho pode levar a grandes realizações e elevar sua empresa a outros níveis.

Agora você já sabe como escolher seu escritório e que existem opções que facilitam a vida de quem está nesse dilema. Basta pesquisar para descobrir o que será melhor para o seu empreendimento.

Seja qual for sua escolha, lembre-se que o importante é priorizar os valores e a cultura de sua empresa, o conforto, a qualidade de vida e a saúde mental de seus funcionários e pensar sempre no crescimento futuro. Pois, somente assim, encontrará o espaço de escritório ideal para o seu negócio.


Samantha Panzini é formada em Turismo e pós-graduada em Administração. Apaixona por Marketing Digital, ela atua como freelancer na área de Produção Conteúdo.

Similar Posts