Anywhere Office

Anywhere Office ou trabalho em qualquer lugar! A Salesforce chama de “sucesso em qualquer lugar”

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 21, 2021
5 min de leitura
Anywhere Office ou trabalho em qualquer lugar! A Salesforce chama de “sucesso em qualquer lugar”
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Recentemente, Marc Benioff, CEO e presidente da gigante do software Salesforce, falou sobre o novo modelo de trabalho adotado pela empresa. O que ele chama de “sucesso em qualquer lugar” nada mais é do que o anywhere office.

Você sabe exatamente do que se trata o anywhere office ou trabalho em qualquer lugar? Em vez de definir somente o escritório da sede ou o home office para realizar as atividades, por que não mesclar os dois e ainda mais ambientes, como um coworking e um café?

O trabalho em qualquer lugar é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Hoje em dia, estar dentro do escritório tradicional, de 8h às 18h, não é nenhuma garantia de sucesso. Muito mais do que o lugar de trabalho em si, importam as entregas e os resultados. 

Neste post, mostramos como a Salesforce adotou o anywhere office e o descobriu como um modelo de sucesso. Confira!

Por que a Salesforce aderiu ao anywhere office ou trabalho em qualquer lugar 

Assim como a maioria das empresas, a Salesforce se viu forçada a abandonar a forma como trabalhava e se adaptar às exigências que o isolamento social trouxe. A pandemia transformou o modelo de trabalho em algo totalmente novo para a marca.

A necessidade de trabalhar, comercializar, atender e vender em qualquer lugar fez com que a Salesforce desenvolvesse uma nova maneira de atuar e administrar o negócio criando o “sucesso em qualquer lugar”.

Marc Benioff, CEO da Salesforce, disse que se surpreendeu com a quantidade de ligações de vendas nos últimos meses e que, se pudesse voltar no tempo, teria aplicado a disciplina digital de forma mais significativa. Afinal, percebeu que a capacidade digital permite que as vendas sejam mais personalizadas e em alta velocidade. 

Em entrevista ao Yahoo Finance, o executivo comentou: “quando você olha hoje para o nível de acesso que você tem nas organizações para conduzir vendas B2B, você pode ir a algum lugar muito, muito mais rápido”.

Como é o modelo de trabalho da Salesforce atualmente?

Para o diretor pessoal da Salesforce, Brent Hyder, “o espaço de trabalho não está mais confinado a uma mesa”, e isso faz cada vez mais sentido nas empresas que já vislumbram o futuro do trabalho.

Atualmente, os funcionários da marca escolhem onde querem trabalhar. A maioria prefere uma abordagem mais flexível. Dessa maneira, vão de 1 a 3 vezes por semana ao escritório para fazer as atividades em equipe e participar de apresentações com os clientes.

Até mesmo o CEO da empresa opta pelo trabalho em qualquer lugar alternando entre o escritório e o home office. “Eu não vou ficar apenas em minha casa. Na verdade, estive em Cingapura no mês passado. Estive lá com meus funcionários. “

“Ontem eu estava no topo da Salesforce Tower aqui em San Francisco. E pretendo voltar ao ambiente de trabalho e ao meu escritório e voltar com meus clientes. Mas também sei que provavelmente também vou trabalhar em casa. Desenvolvi muitas novas habilidades”, disse Benioff.

Plano de reabertura dos escritórios

A Salesforce conta com diversos escritórios ao redor do mundo. Em alguns lugares, já estão totalmente abertos. Em outros, a reabertura é feita em fases. Veja.

  • Fase 1: a  empresa permite que funcionários já vacinados se juntem voluntariamente em grupos de 100 pessoas;
  • Fase 2: os funcionários vacinados e não vacinados poderão voltar aos escritórios, que vão reabrir com capacidade reduzida (20% a 75%), de acordo com os dados da situação da COVID e da orientação local;
  • Fase 3: todos os funcionários poderão voltar ao escritório.

Lembrando que mesmo os escritórios abertos e a permissão para voltar ao trabalho presencial, a Salesforce continua com a flexibilidade como um padrão operacional. Brent Hyder considera que, assim, a empresa incentiva todos os colaboradores a adotar uma nova e melhor forma de trabalhar.

Lições com a reabertura dos escritórios 

Em Sydney, na Austrália, os escritórios da Salesforce reabriram ainda em agosto de 2020. A empresa reuniu alguns dados interessantes sobre o processo. Veja.

  • Com a flexibilidade, os funcionários apresentam 16% mais chances de concordar que são mais produtivos em home office e 13% mais probabilidade de achar que suas equipes são mais produtivas em casa (ou em outro ambiente, como em um coworking);
  • Quinta-feira é o dia da semana em que os funcionários mais comparecem à sede da empresa;
  • Os colaboradores que trabalham em home office tem 20% a mais de chance de fazer pausas durante o expediente para praticar o seu bem-estar;
  • Ao voltarem para o escritório, os funcionários usaram 64% dos ambientes de colaboração, enquanto usaram somente 24% dos espaços da mesa. Isso demonstra que os escritórios se tornaram um lugar mais voltado para a interação, já que o trabalho direto pode ser feito em home office ou em um coworking.

Por que a Salesforce chama o anywhere office ou trabalho em qualquer lugar de sucesso em qualquer lugar?

Para chamar o anywhere office de sucesso em qualquer lugar, a Salesforce deve ter uma razão muito convincente, não é verdade? Pois ela tem mesmo! Ao contrário do que se imaginava, a empresa viu seus negócios crescerem aceleradamente durante a pandemia após lançarem o trabalho 100% digital em qualquer lugar.

Os resultados de 2020 foram surpreendentes. A previsão de lucro por ação era de 75 centavos de dólar, mas atingiu US $1,04. Já a estimativa de receita para o trimestre era de US $5,68 bilhões e bateu US $5,82 bilhões. Enquanto isso, o orçamento anual para 2021 foi 24% maior em relação ao ano anterior, chegando a US $21,25 bilhões.

O exemplo da Salesforce demonstra que o anywhere office é o futuro do trabalho. Ao que tudo que indica, esse modelo de trabalho é cada vez mais essencial para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas.

Para aderir ao modelo, é muito mais fácil que você pensa. É possível, por exemplo, ter acesso a centenas de escritórios e usar somente por aquilo que a sua equipe usa. Essa é a proposta do OfficePass do BeerOrCoffee, que oferece um passaporte que oferece o acesso ilimitado a centenas de coworkings da rede, espalhados nos melhores pontos de 160 cidades do país.

Marcas como Creditas, iFood, Movile, Raro Labs, Pipefy, entre muitas outras, já aderiram ao modelo anywhere Office ou trabalho em qualquer lugar. Agora, só falta sua empresa! Para saber mais, clique aqui.

Texto escrito exclusivamente para o BeerOrCoffee, por Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.