Anywhere Office

Checklist necessária para a sua empresa se preparar para os novos formatos de trabalho

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 16, 2021
5 min de leitura
Checklist necessária para a sua empresa se preparar para os novos formatos de trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

A pandemia da Covid-19 e outros fatores aceleraram o surgimento de novos formatos de trabalho. Elaboramos uma checklist para a sua empresa se preparar bem para o momento atual e o futuro.

A transformação digital e acontecimentos recentes na sociedade, como a pandemia da Covid-19, aceleraram o surgimento de novos formatos de trabalho.

Agora, as empresas contam com modelos de contratação que vão muito além daquele tradicional, em que os funcionários vão todos os dias até a sede da organização, batem cartão e ficam durante todo o horário comercial.

A cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer local, impulsionou os novos formatos de trabalho.

A própria legislação trabalhista, antes mesmo da pandemia, foi atualizada para regulamentar contratações em modelos diferenciados, como o teletrabalho e o trabalho híbrido.

De fato, os novos formatos de trabalho vieram para ficar! E, para que a sua empresa não seja passada para trás, deve seguir essa tendência e evoluir juntos com a sociedade.

novos formatos de trabalho

Checklist: 7 passos para se preparar e ter sucesso nos novos formatos de trabalho

Para que a sua empresa possa se preparar e ter sucesso nos novos formatos de trabalho, elaboramos uma checklist. Siga a leitura e veja como fazer a sua organização decolar nesse novo momento que estamos vivendo!

1. Converse com a sua equipe

Cada funcionário tem necessidades e preferências diferentes, principalmente quando há diferentes gerações de trabalhadores nas empresas.

Um funcionário solteiro e que mora sozinho, por exemplo, pode achar o home office perfeito, já que não tem barulho e ninguém que atrapalhe o seu trabalho.

Mas será que essa é a mesma realidade de uma mãe com filhos que ficam o tempo todo pedindo onde está guardado tal objeto, que horas ela vai parar de trabalhar etc.? Provavelmente não!

Para essa colaboradora, trabalhar mais dias no escritório da empresa ou em um coworking pode ser bem mais vantajoso e produtivo.

É por isso que conversar com a sua equipe é tão importante! Você deve colher as opiniões e os feedbacks dos seus colaboradores, para saber que caminho seguir.

Assim, podem ser moldadas opções que sejam interessantes para todos os perfis de funcionários da sua empresa.

2. Mantenha os funcionários remotos em primeiro plano

O trabalho híbrido é o futuro das empresas! Prova disso é que grandes companhias, como o Google e a Microsoft, estão investindo nessa modalidade de trabalho.

É claro que os escritórios da empresa ainda podem e devem existir, mas nem sempre eles precisam ser ocupados por todos os colaboradores.

Ao dar prioridade para a contratação de funcionários remotos e mantê-los em primeiro plano, a sua empresa poderá contar com talentos de qualquer lugar do mundo.

Não importa se o escritório fica em Santa Catarina e um cara fera naquilo que você precisa mora em Sergipe. Fazer essa contratação é possível!

3. Reveja os modelos de contratação e os benefícios concedidos

Os modelos de contratação para os novos formatos de trabalho devem ser avaliados com o setor jurídico e o RH das empresas.

Entre outros pontos, é importante analisar o que está previsto na Lei nº 13.467/2017, conhecida como a Reforma Trabalhista.

A legislação traz os conceitos de trabalho externo e trabalho remoto, por exemplo, duas das novas modalidades que podem ser escolhidas pelas companhias no momento de contratar.

Segundo a Lei, os trabalhadores remotos são aqueles que realizam em casa ou qualquer outro local as atividades que até então eram feitas no escritório da empresa.

o trabalhador externo é aquele que realiza o seu trabalho na rua, estando cada dia em um lugar diferente, mas por conta de sua atividade e não por vontade própria.

É o caso, por exemplo, de um prestador de serviços domésticos, como pedreiro ou eletricista, que se desloca até a casa dos clientes e faz os seus serviços lá.

Existem diferenças para cada modelo de contração e a sua empresa precisa ficar atenta a isso para não ter problemas no futuro.

4. Revise a sua estratégia de local de trabalho existente

As estratégias e políticas em relação ao local de trabalho existente precisam ser revistas pela sua empresa.

Em algumas empresas gigantes, como a Microsoft, foram adotadas políticas de revezamento. 

Dessa forma, em alguns dias ou semanas, um grupo de colaboradores fica nos escritórios da empresa, enquanto outros trabalham a distância. No período seguinte, é realizada uma troca.

5. Ofereça segurança no local de trabalho

O local de trabalho escolhido, independentemente de ser a sede da empresa ou um coworking, precisa ser seguro.

Atualmente, uma grande preocupação de todos é se proteger contra o novo coronavírus. Porém, mesmo quando a pandemia estiver controlada, devem seguir sendo tomadas medidas não apenas para evitar a Covid-19, mas também outras doenças, como a gripe e as viroses, de modo geral.

Entre as ações que podem ser realizadas para oferecer mais segurança no local de trabalho está se informar sobre certificações como o Escritório Mais Seguro

Os espaços que recebem essa certificação garantem mais saúde e segurança para os seus colaboradores.

6. Invista na comunicação com os colaboradores

A comunicação sempre foi importante no meio empresarial. Porém, com os novos formatos de trabalho, ela se tornou ainda mais necessária.

É importante investir em plataformas para organização de workflows de trabalho e realização de reuniões a distância, por exemplo.

Para melhorar a comunicação com os colaboradores e fazer com que eles compreendam a nova fase da empresa, também é interessante a confecção de um manual com as novas políticas e diretrizes.

7. Conte com parceiros estratégicos

Para aproveitar ao máximo as facilidades que os novos formatos de trabalho oferecem, você precisa fazer parcerias estratégicas.

O BeerOrCoffee, por exemplo, oferece o OfficePass, um serviço que coloca centenas de escritórios à disposição para a sua equipe.

Com o OfficePass, os seus colaboradores poderão trabalhar em toda a nossa rede de coworkings conveniados, em todas as capitais e principais cidades brasileiras.

Gostou dessa ideia e quer aproveitar o OfficePass para testar os novos modelos de trabalho na sua empresa? Oferecemos o serviço gratuitamente por 30 dias. Acesse o nosso site e aproveite essa oportunidade!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre