Com trabalho híbrido e inovações, como será o futuro do escritório, segundo a Dell Brasil

como será o futuro do escritório

Diante de toda mudança nas formas e relações de trabalho impostas pelo isolamento social, fica a pergunta: como será o futuro do escritório? O cenário pós-pandêmico se aproxima, e as empresas como a Dell Brasil já desenham a volta ao escritório

Com a transformação do modelo de trabalho acelerada pela pandemia, empresas do mundo todo tiveram de se reinventar. O escritório, da forma como conhecemos antes, nunca mais será igual. 

Não pelo menos para as corporações que visam o sucesso. Para Diego Puerta, general manager da Dell Brasil, o futuro do trabalho está na busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mas como isso será possível? Por meio do trabalho híbrido

Neste post, contamos mais sobre essa modalidade, seus benefícios e a visão do executivo da Dell sobre como será o futuro do escritório. Além disso, trazemos alguns resultados de um estudo encomendado pelo Google que pode ajudar a entender mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o trabalho híbrido?

Antes de mais nada, é interessante conceituarmos o que é o trabalho híbrido. Esse modelo tem como principal característica a autonomia do colaborador para escolher onde, como e quando realizar as suas atividades. 

Dessa forma, ele se sente mais à vontade para exercer a sua função da melhor maneira possível. O funcionário poderá trabalhar em casa, no escritório da sede, em coworkings ou onde desejar.

Obviamente, a frequência poderá ser estabelecida em comum acordo com a empresa. O mais importante é não “prender” o trabalhador a um espaço. Mas qual é a vantagem dessa modalidade? Podemos dizer que são muitas!

A verdade é que o anywhere office — ou, simplesmente, o trabalho em qualquer lugar — une os benefícios do trabalho presencial e do remoto.

Enquanto o escritório é importantíssimo para a socialização, implementação da cultura, troca de ideias e elaboração criativa, o trabalho a distância traz a flexibilidade tão e cada vez mais necessária e pedida pelas pessoas.

Poder estar mais perto da família, ter mais tempo para a vida pessoal e se afastar das distrações são alguns dos benefícios mais sentidos nesses meses de home office exclusivo. 

Por razões como essas, podemos dizer que o futuro do escritório é o trabalho híbrido. Aliás, não somos somente nós que dizemos isso. No próximo tópico, saiba o que a Dell Brasil tem a falar sobre o assunto.

Como será o futuro do escritório de acordo com a Dell Brasil?

Segundo Diego Puerta, líder da Dell Technologies Brasil, o trabalho híbrido tende a ganhar cada vez mais espaço entre as empresas no cenário pós-pandemia. Isso porque o isolamento social acelerou a transformação dos modelos de trabalho.

Com a necessidade do home office exclusivo durante os períodos mais críticos, as corporações perceberam que é possível que os funcionários se mantenham produtivos, mesmo a distância.

Para isso, a tecnologia foi e continuará sendo fundamental. De agora em diante, o escritório precisa oferecer recursos tecnológicos capazes de favorecer a comunicação e a colaboração entre os funcionários.

Para Puerta, “a experiência do profissional que está no escritório durante uma reunião precisa ser a mesma daquele que está a distância – o que vai exigir que as empresas invistam em inovações tecnológicas, como a realidade aumentada.”

O executivo ainda diz que a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é algo que determina o novo momento. Em tempos de pandemia, há certa dificuldade em estabelecer os limites de horários de trabalho.

Portanto, com a normalização das atividades, a tendência é que as empresas priorizem políticas e ações que visam uma vida mais equilibrada nesse sentido. Além disso, o local de trabalho deverá ser cada vez mais digital e conectado.

As mudanças não param por aí. Mais do que o local e a modalidade de trabalho, os modelos de liderança também serão impactados. Segundo Puerta “o papel de um líder mais empático tende a ser um atributo cada vez mais valorizado”.

De fato, a tecnologia tem a capacidade de transformar a vida das pessoas. Entretanto, para que isso aconteça é necessário um olhar mais humano das empresas e do governo.

“Assim é possível combater a exclusão digital e criar oportunidades para que mais brasileiros utilizem a tecnologia como fator de inovação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e social”, completa o executivo.

como será o futuro do escritório

O que os estudos dizem sobre o futuro do escritório brasileiro?

Recentemente, o Google encomendou uma pesquisa para saber mais sobre o futuro dos escritórios brasileiros. Ao todo, foram entrevistados quase 900 colaboradores de cargos variados dentro de grandes empresas de natureza diferentes.

Atualmente, 44% das empresas adotaram o trabalho híbrido, 29% o remoto e 27% o presencial, considerando que ainda estamos dentro do cenário pandêmico. Quando questionados sobre a definição do modelo de trabalho pós-pandemia, 43% dos entrevistados disseram que o híbrido é o escolhido pela sua corporação.

O que será que motivou as empresas a escolherem a modalidade? A seguir, veja alguns resultados que podem ajudar a compreender essa questão.

Vantagens do trabalho remoto

  • 67% gostam da economia de tempo de deslocamento;
  • 46% citaram a rotina mais participativa da família;
  • 31% apontam a flexibilidade de horários;
  • 41% se sente mais produtivo.

Desvantagens do trabalho remoto

  • 50% sente falta da interação com os colegas, o famoso cafezinho na pausa do expediente;
  • 33% não contam com infraestrutura adequada para o home office.

Como você pode conferir, entre as vantagens e as desvantagens estão pontos que são cobertos pelo trabalho híbrido. Ou seja, o anywhere office pega os benefícios do trabalho remoto e corrige as inconveniências. Por essa razão, é um modelo preferido da maioria dos colaboradores e das empresas.

Viu como será o futuro do escritório? Esqueça a ideia de um ambiente cinzento com várias baias onde pessoas desempenham suas funções de maneira robotizada. A tendência é humanizar e flexibilizar o espaço de trabalho, promovendo o bem-estar e, consequentemente, favorecendo a produtividade.

Quer saber mais sobre o que é o anywhere office? Aproveite que está por aqui e saiba por que você deve adotar esse modelo de trabalho.


Texto escrito por Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora, exclusivamente para o Woba.

Similar Posts