Trabalho híbrido

Modelo de trabalho híbrido: como empresas inovadoras estão preparando suas equipes para o sucesso?

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 10, 2021
5 min de leitura
Modelo de trabalho híbrido: como empresas inovadoras estão preparando suas equipes para o sucesso?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Por conta da pandemia, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente para não pararem as atividades. O trabalho remoto deu tão certo que muitas organizações pensam em continuá-lo adotando o modelo de trabalho híbrido. Você sabe do que se trata?

Saiba que essa modalidade já era vista como uma tendência antes mesmo do isolamento social, mas sua implementação acabou sendo adiantada, e com sucesso! Neste post, contamos mais sobre o assunto e mostramos como a sua empresa pode se preparar. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o modelo de trabalho híbrido?

Reinventar é a palavra de ordem nos últimos meses. Foi se reinventando que muitas empresas sobreviveram e, até mesmo, continuaram crescendo durante a pandemia. O modo de trabalho foi a primeira adaptação necessária.

Se antes as organizações não se viam permitindo o trabalho remoto, tiveram que ceder à modalidade para continuar as atividades durante o isolamento. A boa notícia é que, para muitas, o método deu tão certo que resolveram adotá-lo de vez ou a partir do modelo de trabalho híbrido, que é a junção do melhor dos dois mundos — presencial e remoto.

Nessa modalidade, em vez do funcionário ficar preso ao trabalho remoto ou ao escritório, ele tem a liberdade de escolher onde cumprirá as suas tarefas: em casa, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis, por exemplo.

Como dissemos, essa já era uma tendência a ser implantada dentro de alguns anos por conta do avanço tecnológico que permite extrair os benefícios desse modelo de trabalho. Entretanto, a pandemia fez com que as empresas se adaptassem rapidamente ao modelo. Sendo assim, o trabalho híbrido já é uma realidade para muitas pessoas no mundo todo.

Quais são as vantagens?

O modelo de trabalho híbrido é baseado no Anywhere Office (escritório em qualquer lugar) e tem mais vantagens do que se pode imaginar. Não é apenas uma alternativa à pandemia, mas uma solução para diversos problemas.

Enquanto no home office integral os funcionários têm a convivência e a socialização com os colegas prejudicada, o que pode afetar diretamente a sua saúde mental, o trabalho presencial não traz a flexibilidade que pode aumentar a produtividade.

Dessa maneira, o trabalho híbrido garante o melhor desses dois universos. A interação entre os colaboradores é garantida nos dias de ir até o escritório na sede da empresa. Já a flexibilidade de fazer os próprios horários e a economia de tempo de deslocamento são aproveitadas nos dias de trabalho remoto.

Há também a possibilidade de fazer as atividades a partir de escritórios flexíveis, chamados de coworking. Esses espaços apresentam toda a infraestrutura de mobiliário e de tecnologia para a realização das tarefas. 

Assim, mesmo que o funcionário esteja em viagem, por exemplo, terá tudo o que precisa para trabalhar. Além disso, a troca de experiência com outros usuários pode ser enriquecedora.

Se o bem-estar físico e emocional é importantíssimo para a produtividade e para evitar o turnover, oferecer opções de modelos de trabalho mais adaptáveis contribui não somente para a qualidade de vida do colaborador, mas também para o crescimento da empresa.

Como as empresas estão aplicando o trabalho híbrido?

Se você se interessou pelo modelo de trabalho híbrido, provavelmente, deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de implementá-lo. Qual dia da semana fazer home office? Quantas vezes por semana é preciso ir até à sede da empresa? Ou é melhor deixar a cargo do colaborador?

Saiba que não há uma regra ou um protótipo pré-estabelecido para que tudo dê certo. É preciso analisar as demandas e as necessidades da empresa e dos funcionários. Ninguém melhor do que você para isso, não é mesmo?

Linda Hill — professora da Harvard Business School e co-autora de Being the Boss: The 3 Imperatives for Tornar-se um Grande Líder — sugere que você comece se fazendo a seguinte pergunta: “”Qual é a experiência que meus funcionários estão tendo no trabalho e como posso capacitá-los para fazer o melhor que podem?”  A seguir, veja algumas dicas.

Cultura

Primeiramente, é preciso criar e nutrir uma boa cultura organizacional que considere o modelo de trabalho híbrido. Pode ser uma missão um pouco mais complicada do que no trabalho presencial, mas é totalmente possível, já que as pessoas são adaptáveis.

Interação

Considere a interação social na hora de estabelecer os dias e as equipes que trabalharão na sede ou remotamente. A parte presencial deve ter um foco especial no sentimento de pertencimento e na conexão necessária para que haja colaboração e geração de ideias inovadoras.

Tecnologia

Um grande desafio para a implementação do modelo de trabalho híbrido é a infraestrutura de tecnologia que atenda as demandas dos colaboradores. É preciso garantir que todos tenham acesso aos equipamentos e saibam utilizar os softwares e programas necessários para a realização das tarefas. 

Cases de sucesso dentro do modelo de trabalho híbrido

Antes de apostar em algo, sempre é bom buscar alguma referência. Por isso é importante buscar alguns depoimentos de quem implementou o modelo de trabalho híbrido e deu certo. A seguir, confira alguns cases de sucesso.

Pedro Quadros, Engenheiro de Facilities do Banco Inter

“Contratar o BeerOrCoffee foi uma decisão muito acertada para o Banco Inter. A parceria é essencial para os nossos serviços de mobilização e desmobilização de equipes em dezenas de cidades no país. Como temos centenas de colaboradores que precisam de mobilidade, a escolha pelos coworkings otimizou todos nossos processos. Também ganhamos agilidade em diversas burocracias, como nas contas a pagar, pois hoje só precisamos quitar um único boleto. Além disso, tivemos uma grande economia de recursos, que ultrapassa o valor de R$ 1 milhão ao ano.”

Peter Kawamura, Head of Facilities na Movile

“Estávamos em busca de coworkings para suportar a demanda de abrir escritórios em outros lugares fora de São Paulo. Com o BeerOrCoffee, encontramos uma ótima solução para centralizar em um único parceiro as diversas necessidades em relação aos espaços de trabalho compartilhados. Isso otimizou as nossas operações administrativas como um todo e ainda tivemos uma considerável economia de recursos. É uma parceria em que existe um ganho para todos os envolvidos.”

Como você pode conferir, o modelo de trabalho híbrido reúne diversos benefícios fazendo com que seja o escolhido por muitas empresas de sucesso, mesmo na visualização do cenário pós-pandêmico. Sendo assim, que tal apostar na modalidade?

Quer saber mais sobre o trabalho híbrido e seu papel no futuro do trabalho? Aproveite que está por aqui e leia o nosso post sobre o assunto, com todos os detalhes para você não perder absolutamente nada a respeito do tema. 

Texto de Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.

modelo de trabalho híbrido