Trabalho híbrido

Trabalho híbrido nas empresas: o que você pode aprender com a política da Microsoft

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 9, 2021
5 min de leitura
Trabalho híbrido nas empresas: o que você pode aprender com a política da Microsoft
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O trabalho híbrido nas empresas é uma tendência que está se consolidando cada vez mais no mercado corporativo. Gigantes como a Microsoft já aderiram a essa modalidade. Neste artigo, apresentamos a nova política da empresa para que você possa despertar insights e colocá-los em prática no seu negócio.

O trabalho híbrido ganhou popularidade na pandemia da Covid-19, tendo em vista que se tornou necessário evitar aglomerações nas empresas. Porém, o formato deu tão certo que as organizações e seus colaboradores pensam em seguir trabalhando dessa forma, mesmo quando a crise de saúde pública for totalmente superada.

Recentemente, o Google anunciou que passaria a trabalhar de forma híbrida. Agora, a Microsoft é mais uma das empresas que está ingressando de vez no anywhere office, cultura que prega que o trabalho pode ser realizado em qualquer local.

Quer saber mais sobre como será o funcionamento da Microsoft e tirar algumas ideias para o seu negócio? Confira o texto!

trabalho híbrido nas empresas

Política da Microsoft: veja como a organização aderiu ao trabalho híbrido nas empresas

A Microsoft Corporation é uma empresa americana que desenvolve, fabrica, licencia e comercializa softwares e aplicativos para computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a gigante da tecnologia sempre foi referência para outras companhias, do mesmo segmento ou não.

A Microsoft se destaca não apenas pelos produtos e serviços que oferece, mas também pela forma como conduz as suas atividades corporativas. É nesse ponto que você pode se inspirar neles!

O trabalho híbrido nas empresas passou a ser uma realidade para a Microsoft e a forma como eles adotaram o anywhere office é bem inspiradora, trazendo muito do que se espera para o futuro das organizações. Saiba mais!

Foco nas pessoas

O anywhere office é uma cultura. E, assim como todo fenômeno cultural, esse modelo precisa ter bases sólidas para que seja bem instituído, consolidado e difundido.

Pensando nisso, a Microsoft repensou toda a sua estrutura de trabalho e passou a dar mais foco para o seu time, ou seja, as pessoas que compõem a sua equipe.

A ideia da nova cultura é fazer com que os colaboradores tenham mais liberdade para executar as suas atividades, podendo trabalhar no local em que eles quiserem.

A política adotada pela Microsoft, de forma definitiva, é que qualquer funcionário possa trabalhar remotamente por até 50% do tempo. 

A empresa também está construindo sistemas de escuta apoiados na privacidade para capturar sinais digitais com ferramentas, como o Workplace Analytics. Isso possibilita que os gestores e líderes verifiquem o bem-estar das suas equipes.

Ainda sobre as pessoas, a Microsoft divulgou que priorizará a contratação de talentos de todos os lugares. Isso ajudará a empresa a ter uma equipe com muito mais diversidade e com profissionais de qualquer parte do mundo. 

Tecnologia para aperfeiçoar os lugares

A pandemia da Covid-19 acendeu em todos nós um sinal de alerta sobre a forma como nos comportamentos em espaços públicos e compartilhados. É fato que alguns hábitos adquiridos durante esse período serão levados para sempre, como os protocolos de segurança nas empresas.

Afinal, a Covid-19 não é a única doença que pode ser transmitida no espaço de trabalho. Gripes, resfriados e outras patologias podem comprometer equipes inteiras, quando não são seguidos protocolos rígidos de higiene.

Para aperfeiçoar os lugares, a Microsoft está analisando dados de várias fontes públicas e privadas em um painel do Microsoft Power BI para determinar quando e quantas pessoas devem ser permitidas no local de trabalho.

Além disso, a companhia desenvolveu um aplicativo que ajuda os funcionários a realizarem uma autoavaliação de sua saúde e bem-estar quando estão no escritório.

Reestruturação de processos

A transformação digital e o anywhere office estão revolucionando a forma como os processos são executados. Para seguir sempre à frente da concorrência e manter-se competitiva no mercado, as organizações devem se atualizar e buscar novos meios para realizar antigos processos de forma constante.

É isso que está sendo feito na Microsoft. A empresa está aproveitando o novo momento para reimaginar os principais processos de negócios, desde as operações até as vendas.

Entre outras coisas, a gigante da tecnologia está transformando o seu time de vendas internas. Para isso, os processos são conduzidos por meio de ferramentas da Microsoft Platform, como o Power Automate, o Power BI e o Power Apps.

Além disso, a organização está trabalhando no desenvolvimento de um Centro de Demanda Global para aumentar a geração de leads e o  engajamento dos clientes por meio de um sistema automatizado de marketing digital.

Desenvolvimento de guias sobre o trabalho híbrido nas empresas

Para orientar os colaboradores e clientes sobre as novas práticas da organização, a Microsoft também desenvolveu conteúdos sobre o trabalho híbrido nas empresas.

O primeiro deles é um “Guia Híbrido de Flexibilidade no Local de Trabalho. Nesse material, os leitores encontram amostras de contratos de equipe, modelos e ferramentas para a execução do trabalho híbrido.

No conteúdo, a Microsoft também apresenta planos detalhados que englobam desde estratégias para manter a sua equipe saudável, até roteiros que mostram como dividir o tempo entre o escritório e outros locais.

Outro material desenvolvido foi chamado “Trabalho Híbrido: um guia para líderes empresariais. Nele, a empresa fala sobre como está reimaginando pessoas, lugares e processos para um mundo que é cada vez mais híbrido.

Assim como a Microsoft, outras empresas, independentemente do tamanho, estão migrando para o formato híbrido, permitindo que os funcionários cumpram parte de sua rotina em casa, em coworkings, nas bibliotecas, entre outros espaços. 

A cultura do anywhere office e o trabalho híbrido nas empresas é algo que veio para ficar. Por isso, até mesmo para não andar na contramão das movimentações do meio empresarial, é importante que a sua empresa pense em como se adaptar a essa realidade.

O BeerOrCoffeee pode ajudá-lo nesse momento, por meio da nossa solução OfficePass. Trata-se de uma assinatura que permite à sua equipe o uso de centenas de escritórios, localizados nas capitais e principais cidades do nosso país. Acesse o nosso site e saiba mais!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre.