Gestão de Facilities

Por que o gestor de facilities é importante para uma empresa?

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em junho 4, 2021
5 min de leitura
Por que o gestor de facilities é importante para uma empresa?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Por que o gestor de facilities é importante para uma empresa? A resposta para essa pergunta está em uma série de razões que explicamos neste artigo. Siga a leitura e confira!

Você sabe por que o gestor de facilities é importante para uma empresa? A presença desse profissional é cada vez mais vista nas organizações, de modo que os executivos e empresários estão se certificando sobre a relevância de ter esse nome no seu time.

O gestor de facilities, de acordo com a International Organization for Standardization, é “uma função organizacional que integra pessoas, ambientes e processos, dentro de um local construído com o  objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business”.

Em outras palavras, o gestor de facilities é o profissional responsável pelo bom funcionamento de todas as infraestruturas de uma empresa. É por isso que ele pode atuar em organizações de todos os tipos, como indústrias, bancos, instituições de ensino, condomínios etc. Em todos esses espaços, o gestor de facilities é uma figura muito importante.

Por que o gestor de facilities é importante para uma empresa

Afinal, por que o gestor de facilities é importante para uma empresa? Confira 5 razões!

Após entender um pouco mais sobre o papel do gestor de facilities, fica mais fácil compreender as razões que fazem ele ser tão relevante para as empresas. Listamos uma série de motivos que mostram por que o gestor de facilities é tão importante para uma empresa. Prossiga lendo e confira!

1. O gestor de facilities atua no planejamento estratégico das empresas

Engana-se quem pensa que o gestor de facilities é um “apagador de incêndios”, ou zelador que passa os dias resolvendo problemas relacionados à infraestrutura das empresas.

Pelo contrário, o profissional é cada vez mais estratégico nas empresas. Ele é uma figura importante para que se possa desenvolver o planejamento.

O gestor de facilities atua com indicadores, monitora custos e ganhos, analisa as metas da empresa e verifica se podem ser feitos ajustes para que elas possam ser cumpridas.

Se uma fábrica tem como meta aumentar os lucros, por exemplo, ela não precisa apenas vender mais. Muitas vezes, a empresa tem prejuízos no funcionamento de sua infraestrutura, como o uso descontrolado da energia elétrica e das linhas telefônicas.

Por meio de ações simples, o gestor de facilities pode atuar no planejamento estratégico, buscando alternativas para a empresa gastar menos, sem perder na qualidade de suas operações.

2. As operações de rotina são centralizadas em uma única pessoa

As operações de rotina de uma empresa, principalmente as de grande porte, fazem com que os gestores e colaboradores precisem dedicar um bom tempo para resolver burocracias do dia a dia.

Ações simples, como planejar, dirigir e coordenar serviços de recepção, limpeza, compra de materiais, controle de estoque entre outras, fazem com que seja preciso parar atividades importantes.

Quando a companhia tem um gestor de facilities, no entanto, isso deixa de acontecer. Todas essas atividades ficam centralizadas em uma única pessoa, que é esse profissional.

Com isso, os demais colaboradores da empresa poderão focar totalmente em suas atividades. Não será mais necessário ficar fazendo paradas para resolver problemas, o que pode ocasionar atrasos nas entregas, por exemplo. 

3. A implementação de procedimentos de saúde e segurança é realizada

Nunca se falou tanto em saúde e segurança dos colaboradores como nos dias atuais. A pandemia da Covid-19 acendeu um sinal de alerta e mostrou às empresas o quanto é importante investir em programas para que os colaboradores se mantenham saudáveis.

Práticas simples de higienização, como o uso do álcool em gel 70% com frequência, não evita apenas a disseminação do novo coronavírus, mas também de outros vírus e bactérias.

Afinal, se um funcionário pegar uma gripe forte e passar para todos os colegas, toda a empresa será desfalcada, concorda?

O gestor de facilities ganha relevância também nesse sentido. Ele pode atuar ao lado de médicos e engenheiros do trabalho para desenvolver e implementar programas de saúde ocupacional.

Assim, se evitam problemas como os acidentes de trabalho e a proliferação de doenças entre os membros da equipe.

Por que o gestor de facilities é importante para uma empresa

4. Os reparos e manutenções são feitos de forma corretiva e preventiva

Toda empresa precisa realizar reparos e manutenções de tempos em tempos. E aqui estamos falando de tudo o que envolve a infraestrutura, desde uma infiltração no banheiro até uma falha técnica no datacenter que armazena dados sigilosos.

Imprevistos acontecem e é importante que as organizações tenham uma pessoa que esteja disponível para se responsabilizar e buscar soluções para os reparos e manutenções.

Além disso, o gestor de facilities também pode coordenar ações de manutenção preventiva. Em escritórios, por exemplo, de tempos em tempos pode ser feita uma vistoria nos computadores e outros equipamentos, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

A ideia da manutenção preventiva é diagnosticar falhas e vulnerabilidades ainda no início. Assim, se evita que esses pontos se transformem em problemas maiores, que possam causar dores de cabeça no futuro.

5. Os visitantes ficam com uma boa impressão da sua empresa

Quando as instalações da sua empresa são geridas de forma adequada, elas causam uma boa impressão nos visitantes. Os clientes percebem valor na organização, tendo em vista que tudo estará sempre bonito, seguro e com uma limpeza impecável.

Além disso, os funcionários também se sentirão bem em trabalhar em um local com essas condições. Ou seja, as equipes ficarão mais motivadas para realizar as atividades e farão tudo com muito mais motivação e satisfação, o que gera entregas com mais qualidade.

Agora, quando alguém perguntar por que o gestor de facilities é tão importante para uma empresa, você já tem as respostas. Os motivos que fazem com que esse profissional tenha tanta relevância são muitos e é por isso que ele é considerado uma das profissões do futuro.

Encontrar os melhores serviços para as empresas é uma das funções do gestor de facilities. Uma das escolhas que podem ser feitas é o OfficePass do BeerOrCoffee. Trata-se de uma solução de uma assinatura e centenas de escritórios para a sua equipe. Conheça e teste grátis por 30 dias.

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre.