Anywhere Office

A nova negociação dos benefícios no emprego e as vantagens do trabalho híbrido pós-Covid

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em maio 18, 2021
5 min de leitura
A nova negociação dos benefícios no emprego e as vantagens do trabalho híbrido pós-Covid
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

No decorrer da pandemia, as empresas perceberam as vantagens do trabalho híbrido. Agora, com a proximidade do pós-Covid, novos benefícios, como a flexibilidade, estão sendo oferecidos aos colaboradores. Leia o artigo e saiba mais!

A vacina contra a Covid-19 é uma luz no fim do túnel para que possamos voltar a levar uma vida mais próxima ao normal.

Porém, alguns hábitos adquiridos durante a pandemia devem seguir sendo adotados pela população, que conheceu, entre outras coisas, as vantagens do trabalho híbrido.

Desde quando a pandemia chegou no Brasil, em fevereiro de 2020, grande parte das empresas passou a operar de forma remota.

Os colaboradores foram orientados a ficar em casa, em home office, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e se manter saudáveis.

Com o avanço da vacinação em todo mundo, há uma expectativa para que, em breve, possamos voltar a nos encontrar presencialmente com clientes e colegas de trabalho, sem grandes riscos para a saúde pública.

Mas será que o trabalho remoto vai ser totalmente abandonado? A resposta é “não”!

Há uma tendência para que as companhias façam menos home office e mais anywhere office, que é o trabalho realizado não apenas em casa, mas também em coworkings, cafés ou qualquer outro local.

As vantagens do trabalho híbrido na era pós-Covid

Durante a pandemia, muitos trabalhadores passaram a executar as suas atividades profissionais em casa. Apesar de, no início, a iniciativa ter sido aprovada por muitos, com o passar do tempo, percebeu-se que fazer só home office não é tão vantajoso.

Concluiu-se que viver e trabalhar no mesmo espaço tem algumas desvantagens. O isolamento e a necessidade de estar atento ao cuidado com os filhos e tarefas domésticas, por exemplo, estão deixando alguns trabalhadores esgotados.

É por isso que muitas pessoas começaram a buscar alternativas para trabalhar em outros locais e de forma segura. Durante o período de pandemia, por exemplo, as buscas por hospedagens em cidades interioranas ou praianas cresceram muito.

Entre os trabalhadores e as empresas, o modelo chamado de anywhere office, que explicamos anteriormente, não para de crescer. A partir da adoção dessa cultura, as atividades profissionais passam a ser híbridas, podendo ser realizadas na sede da empresa ou em outros locais.

Um colaborador de uma empresa pode, eventualmente, trabalhar em sua casa, mas, em alguns dias da semana, ir até um coworking próximo da sua residência, por exemplo.

Em outras situações, como quando é preciso receber um cliente importante na empresa, o atendimento pode ser realizado presencialmente, no escritório da companhia.

Essa flexibilidade é a principal característica do anywhere office e as empresas estão de olho nessa movimentação. Inclusive, os próprios funcionários estão cobrando os patrões para que permitam rotinas mais flexíveis no pós-Covid.

Uma recente pesquisa, divulgada em uma reportagem da CNBC, apontou que, nos Estados Unidos, 75% dos funcionários estão dispostos a abrir mão de pelo menos um benefício trabalhista para ter uma rotina mais flexível.

Embora vivam uma realidade diferente da nossa, os americanos podem servir como parâmetro para analisarmos como as vantagens do trabalho híbrido estão se disseminando mundo afora. 

No Brasil, não será diferente e essa movimentação já começa a ser vista por aqui, com empresas que estão aderindo ao OfficePass, assinatura do BeerOrCoffee, que dá acesso a coworkings em mais de 160 cidades do Brasil.

Cases de sucesso: conheça empresas que já adotaram o trabalho híbrido

O BeerOrCofffee proporciona aos seus clientes a vivência de todas as vantagens do trabalho híbrido, por meio da solução conhecida como OfficePass. 

A ideia é simples: a empresa faz uma assinatura e paga um valor mensal para usar os espaços de coworking nas capitais e outras principais cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas pelos próprios funcionários, sem qualquer tipo de burocracia, pelo nosso aplicativo.

Apresentaremos, a seguir, dois cases de sucesso, de empresas que já aderiram ao OfficePass e conquistaram resultados positivos. Confira!

Pipefy

O Pipefy é uma empresa de tecnologia, localizada em Curitiba, no Paraná. A organização conta com 320 colaboradores distribuídos principalmente na cidade-sede e em São Paulo. Além da estrutura no Brasil, a Pipefy tem dois escritórios presenciais nos Estados Unidos.

Durante a pandemia, a empresa adotou um modelo de trabalho mais flexível e deu aos colaboradores a oportunidade de escolher entre a modalidade híbrida e o  home office.

Dessa maneira, cada um dos grupos recebeu benefícios específicos, para atender às suas necessidades.

Em meio a esse cenário, o OfficePass surgiu como uma oportunidade para entregar ainda mais opções para os colaboradores, que agora são contratados em qualquer lugar do mundo.

Na imagem abaixo, a executiva Anelise Pereira Müller, Workplace Experience e Facilities na Pipefy, que agora tem mais flexibilidade para escolher seu espaço de trabalho.

Raro Labs

A Raro Labs é uma empresa de tecnologia, com sede em Belo Horizonte e algumas equipes que trabalham em São Paulo. A organização conta com 200 colaboradores e segue em expansão acelerada.

Em Belo Horizonte, os colaboradores da Raro Labs podem usar o escritório físico da empresa, que é bem moderno e com muitos benefícios. Já em São Paulo, não há uma sede que possa abrigar os funcionários.

Foi por conta disso que a Raro Labs iniciou uma parceria com o BeerOrCoffee e aderiu ao OfficePass, tendo como foco principal o time de São Paulo.

Atualmente, a Raro Labs tem a ideia de adotar um pequeno espaço em São Paulo, mas pensa em manter a assinatura do OfficePass, para que os seus colaboradores tenham mais flexibilidade e possam trabalhar de onde quiserem.

Na empresa, alguns funcionários aproveitam o benefício para viajar e conhecer outras cidades. Isso é possível, tendo em vista que há coworkings parceiros nos principais municípios de nosso país.

As vantagens do trabalho híbrido mudaram a realidade das empresas e a era pós-Covid deve ser marcada pela flexibilidade. Em meio a esse contexto, você já parou para pensar em como o seu negócio vai operar no futuro?

O OfficePass é uma solução bem interessante! Acesse o nosso site e solicite um teste grátis por 30 dias. Temos a certeza de que você não se arrependerá!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre.