Humanização do espaço de trabalho: por que sua empresa deve colocar as pessoas em primeiro lugar

humanização do espaço de trabalho

Você sabe o que é humanização do espaço de trabalho? Ela é o entendimento de que cada ser humano é diferente e tem suas próprias demandas físicas, sociais e emocionais. Dessa maneira, ela deixa para trás a ideia de que funcionários são como máquinas de produção.

A humanização do espaço de trabalho não é um conceito novo. Entretanto, nem todas as empresas aplicam essa abordagem. Antigamente os colaboradores eram vistos de uma forma impessoal, quase como robôs executando suas tarefas em um escritório “frio”. 

Hoje já se sabe que elevar o ambiente de trabalho a um local de bem-estar é imprescindível para a produtividade e, consequentemente, crescimento da empresa. O Google é um grande exemplo disso. 

Ele acabou com a ideia rotineira sobre o que deve ser um escritório e criou um lugar novo, mais harmônico e centrado no funcionário. Dessa forma, conseguiu aumentar os níveis de engajamento das equipes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. Neste post, contamos o que é a humanização do espaço de trabalho, por que ela é necessária e como você pode aplicá-la, até mesmo no trabalho remoto. Confira!

Afinal, o que é exatamente a humanização do espaço de trabalho?

Quando falamos em um escritório tradicional, logo pensamos em várias mesas, com computadores e impressoras, muitos papéis e diversos armários, tudo em tons e subtons de cinza e preto.  Visualizamos pessoas focadas, trabalhando sem parar, ao som das batidas das teclas.

Essa impessoalidade, distanciamento e sobrecarga afetam diretamente o bem-estar do colaborador. Tendo em vista que a qualidade de vida no trabalho é importante para a produtividade, o que é possível fazer para resolver a questão?

É aí que entra a humanização no espaço de trabalho. A preocupação em desenvolver projetos de ambientes de trabalho que consideram o ponto de vista do colaborador é cada vez maior.

Além da funcionalidade e do conforto, é preciso levar em conta a experiência dos funcionários e os valores sociais e culturais da empresa na hora de elaborar a infraestrutura desses locais. Como funciona isso na prática?

Em vez dos colaboradores buscarem o alívio do estresse longe do local de trabalho, a empresa opta por deixar disponível recursos que podem amenizar a tensão daquele dia atarefado. Áreas verdes para descanso, lanches e guloseimas à disposição, jogos eletrônicos para a diversão são alguns exemplos disso.

Essa nova versão de um espaço de trabalho oferece uma experiência que deixa o colaborador confortável e engajado. Tanto que os funcionários são capazes de oferecer o seu melhor para serem mais produtivos.

Por que isso é importante?

A humanização do espaço de trabalho torna o local colaborativo, estimulando a interação entre os membros enquanto cria um ambiente seguro para que cada um seja ele mesmo. Isso contribui para a criatividade e a produtividade, além de oferecer maior bem-estar.

Com a busca cada vez maior pela qualidade de vida, saber que a empresa investe nessa questão é importante para o engajamento dos colaboradores. Saiba que esse movimento é uma tendência e um caminho sem volta.

Isso porque as organizações que já aderiram a ele perceberam que, quanto mais os funcionários se sentem importantes, satisfeitos e acolhidos pela empresa, maior é a produtividade e a retenção de talentos.

Além disso, uma empresa que se importa com seus funcionários agradam mais os clientes, melhorando a sua imagem. Esse é um grande diferencial para se ter frente aos concorrentes.

Como aplicar o conceito na empresa?

Agora que você já sabe o que é a humanização do espaço de trabalho, que tal entender como pode colocá-la em prática? A seguir, confira algumas dicas valiosas.

Invista em um novo layout

Ainda usando o exemplo do Google, podemos dar várias ideias de como transformar o layout da empresa para oferecer mais comodidade e bem-estar aos colaboradores. A organização incluiu salas de jogos, áreas de descanso, comida gourmet, lugares para prática de exercícios, além de apostar em escritórios mais bonitos e agradáveis, entre outras mudanças. 

Obviamente, tudo isso demanda um bom valor para investimento. Uma boa alternativa é apostar nos escritórios flexíveis, os coworkings. Muitos deles já aderiram ao conceito e oferecem muito mais que um local para realizar as atividades de trabalho.

Estabeleça o contato visual

Em tempos de pandemia e isolamento social, o trabalho remoto foi a solução encontrada para que as atividades não parassem totalmente. O que era visto apenas como algo passageiro, já é uma realidade para o cenário pós-pandêmico.

Por essa razão é preciso investir em melhores formas de se trabalhar dessa forma. Saiba que mesmo à distância é possível humanizar o espaço de trabalho. Aliás, essa deve ser uma preocupação constante, já que sem a interação pessoal pode fazer com que os colaboradores se tornem máquinas de produção novamente.

Uma das maneiras de impedir que isso aconteça é estabelecendo contato visual. O uso de e-mails e aplicativos de mensagens, muitas vezes, passa um ar frio e uma sensação de que você não quer se conectar ao colaborador.

Portanto, uma abordagem mais humana pode fazer mais sentido em determinados momentos. Obviamente, não precisa fazer videoconferência todos os dias e em todas as reuniões, mas é interessante que ela aconteça com frequência, pois pode ajudar os funcionários a se relacionarem mais.

Crie uma conexão pessoal

Você sabe quantos filhos cada um da equipe tem? Se os funcionários são casados, quais são seus hobbies, entre outras questões? Em um primeiro momento, você pode pensar que fazer essas perguntas é algo invasivo.

Entretanto, demonstrar interesse permite que você crie uma conexão a nível pessoal, o que ajuda a humanizar o local de trabalho remoto. Mesmo que as tarefas estejam a mil e os prazos apertados, tire um tempinho para interagir com o time sobre outros assuntos que não sejam relacionados somente ao trabalho e à carreira.

Aposte no Anywhere Office

Anywhere Office é o conceito de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Para que ficar preso à sede da empresa ou ao home office, se você pode fazer as suas tarefas de onde quer que esteja?

Sabendo que no novo normal a tendência é ter vários espaços de trabalho, se adiantar e desde já aderir a essa modalidade é uma ótima ideia. Isso não quer dizer que a empresa precisa ter vários escritórios espalhados por aí. 

Para isso existem os coworkings, que oferecem o melhor custo benefício para a organização que deseja sair à frente e apostar no Anywhere Office.

Como você pode ver, a humanização do espaço de trabalho é imprescindível para o bem-estar dos colaboradores e a produtividade. A ideia de um escritório onde pessoas trabalham robotizadas é ultrapassada e não combina com uma empresa de sucesso.

Gostou do conceito de Anywhere Office? Se sim, baixe gratuitamente o nosso guia completo sobre o assunto!


Texto de Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.

Similar Posts