Cultura da empresa

7 dicas práticas para garantir o sucesso da cultura da empresa com colaboradores remotos

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em maio 3, 2021
5 min de leitura
7 dicas práticas para garantir o sucesso da cultura da empresa com colaboradores remotos
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Quando começou a pandemia e a necessidade de isolamento social, o trabalho remoto foi a saída para muitos negócios não pararem. A solução deu tão certo que muitas organizações resolveram aderi-la definitivamente ou na modalidade híbrida. Entretanto, uma dúvida muito comum ainda paira pelo ar: como manter o sucesso da cultura da empresa com colaboradores remotos?

A cultura organizacional é o conjunto de valores e princípios de uma corporação, além da forma como ela desenvolve o seu trabalho. Em tempos de atividades remotas, é normal que os gestores de facilities e o RH tenham que se reinventar para garantir que ela se mantenha de vento em popa.

Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 7 dicas práticas de como você pode implementar e manter uma cultura que funcione muito bem, mesmo longe do escritório. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e confira! 

sucesso da cultura da empresa

1. Tenha a cultura da empresa alinhada

Uma cultura organizacional sólida é capaz de engajar os colaboradores e, consequentemente, melhorar a produtividade e reduzir o absenteísmo. Por essa razão é tão importante que empresa e funcionários estejam bem alinhados nessa questão.

Uma cultura bem estruturada e implementada adequadamente faz com que a equipe a execute de forma natural. Mas para isso é preciso que todos estejam a par das diretrizes. Como? Por meio de treinamentos e materiais de apoio.

Não pense que só porque o funcionário já tem tempo de casa que ele não precisa se inteirar do assunto. É fundamental sempre reforçar os hábitos da empresa, mesmo que não haja qualquer mudança. No caso de alterações, obviamente, deve-se comunicar e ter certeza de que todo mundo compreende a mudança.

2. Foque na comunicação e no acompanhamento da equipe

Um dos segredos do sucesso da cultura da empresa no  trabalho remoto é a comunicação e o acompanhamento da equipe. É importante manter o contato com o colaborador para acertar os detalhes das atividades, falar sobre os objetivos, dar os feedbacks, entre outras questões.

Nutrir o sentimento de pertencimento na equipe faz com que ela se mantenha motivada, e isso é ainda mais necessário no teletrabalho. O colaborador deve se sentir amparado e ter certeza de que pode contar com seu gestor para o que precisar.

3. Incentive uma boa comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna evita ruídos e, consequentemente, erros que poderiam ser prevenidos. Rumores e fofocas podem resultar em situações desastrosas. Portanto, faça com que seus colaboradores estejam por dentro das principais decisões e dos próximos passos da empresa, sempre que possível.

Em trabalho remoto, você pode utilizar e-mails com conteúdos exclusivos, chats, grupos e outras formas digitais para manter uma boa comunicação interna. As reuniões diárias também podem continuar acontecendo por videochamadas, por exemplo. De maneira breve, atualize a equipe sobre o desenvolvimento do trabalho.

4. Não se esqueça de dar o feedback

Por conta do trabalho a distância e toda essa adaptação necessária para que ele aconteça, é comum que gestores deixem os feedbacks em segundo plano. Saiba que isso é um grande erro! Se no expediente presencial esse retorno já é importante, imagine no remoto?

Saber se suas tarefas estão sendo executadas de maneira correta, o que deve ser melhorado e o que manter é imprescindível para o desenvolvimento profissional do colaborador.

Não se esqueça dos elogios e das críticas construtivas. Por conta da distância, costumamos esquecer de expressar as pequenas satisfações da rotina. Mas saiba que um simples enaltecimento durante o dia é capaz de aumentar a motivação do colaborador.

sucesso da cultura da empresa

5. Valorize o colaborador

Por falar em elogios, é importante valorizar a força de trabalho, ainda mais no trabalho remoto. O engajamento dos colaboradores é algo imprescindível para o andamento das atividades e a produtividade da empresa. Afinal de contas, o “vestir a camisa” faz toda a diferença e é essencial para o sucesso da cultura da empresa.

Portanto, não se esqueça de demonstrar a importância que o funcionário tem para o negócio. Além do reconhecimento no dia a dia, felicitações no aniversário e em datas especiais, premiações e benefícios, como descontos em academias e lojas, são ações fáceis de serem praticadas e funcionam muito bem.

6. Promova interação entre os funcionários

Se antes da pandemia o momento do cafezinho ou o happy hour eram ocasiões para interação entre os colaboradores, no trabalho remoto as opções ficaram mais escassas e, até mesmo, esquecidas.

Não pense que por ser um trabalho a distância não é preciso ter essa integração. Para que haja um bom andamento das atividades da empresa é necessário que a equipe, de fato, seja um time em que cada um colabora com o outro. E como se consegue isso? Incentivando um bom relacionamento.

Por conta do isolamento social, não dá para fazer encontros presenciais. No entanto, é possível improvisar uma chamada de vídeo em grupo para um bom bate papo em que o assunto trabalho está fora de questão. 

Para deixar o momento mais descontraído, e se essa for a cultura da empresa, uma boa alternativa é fornecer cupons para os funcionários pedirem comida e bebida pelos aplicativos de entrega.

7. Tenha empatia

Nos últimos tempos, a palavra empatia é cada vez mais falada e o sentimento necessário. A pandemia pegou a todos desprevenidos, não somente as empresas, mas os funcionários que tiveram que mudar suas formas de trabalho.

Além disso, precisaram se adaptar às novas condições, que incluem, muitas vezes, filhos e a rotina doméstica misturados com as atividades do experiente. Provavelmente, você também passou por isso ou ainda passa.

Sendo assim, é importante ter empatia com os colaboradores para que eles não se sintam apenas executores das tarefas só porque não estão mais fisicamente presentes na empresa.

Como você pode conferir, para ter sucesso na cultura da empresa com colaboradores remotos é necessário seguir algumas práticas que garantem um bom entendimento das diretrizes e a sua execução de forma ideal. Por mais que no começo isso pareça uma missão complicada, saiba que é totalmente possível! 

Já que o papo é sobre cultura no trabalho remoto, que tal aproveitar que está por aqui e ler o nosso outro post sobre o assunto? Assim, você fica ainda mais por dentro com dicas incríveis!

Texto de Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.