Home Office

O que significa home office? Um guia com tudo sobre o assunto

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em abril 29, 2021
10 min de leitura
O que significa home office? Um guia com tudo sobre o assunto
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Home office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em casa”. Mas tem muito por trás disso. Será que você realmente sabe o que significa home office? Leia o nosso guia e encontre mais informações sobre o assunto.

Nos últimos meses, por conta da pandemia da Covid-19, trabalhar em casa passou a ser uma necessidade para muitos profissionais. Mas, você realmente sabe o que significa home office?

O termo nunca esteve tão em alta como agora e é preciso compreender sobre o assunto para se dar bem trabalhando a distância. 

Isso porque é bem provável que a sua casa tenha que passar por algumas adaptações para que você tenha qualidade no home office. O mesmo vale para a sua rotina, que certamente será diferente trabalhando no lar.

Preparamos este artigo para que você realmente saiba o que significa home office e consiga tirar o máximo de proveito dessa modalidade de trabalho. Siga com a gente e confira o nosso guia!

Afinal, o que significa home office?

Home office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em casa”. Ou seja, trata-se de uma modalidade em que o trabalhador realiza as suas atividades de trabalho em sua própria residência.

Para muitas pessoas, o trabalho em home office é bastante vantajoso, tendo em vista que não é preciso passar horas no transporte público e é possível trabalhar com uma roupa mais confortável, por exemplo.

Porém, nem tudo são flores! Trabalhar em home office também pode ter alguns pontos menos positivos. Muitos trabalhadores reclamam, por exemplo, da falta de infraestrutura no lar.

Como as casas não foram projetadas para realizar atividades de escritório, alguns profissionais precisam se virar como podem para trabalhar em home office.

Muitas vezes se fazem adaptações, como usar a mesa e as cadeiras da cozinha para trabalhar. Essa prática não é adequada e pode até mesmo gerar problemas de saúde no futuro, por conta da má posição postural.

O que as leis dizem sobre o home office?

No Brasil, a prática do home office é regulamentada pela Lei nº 13.467, sancionada em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, conhecida como Reforma Trabalhista.

Na legislação, o home office é apresentado pelo termo teletrabalho, o que inclui outras modalidades, como o anywhere office, que falaremos mais adiante.

Para efeitos legais, é considerado teletrabalho: “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

A legislação também apresenta os direitos do trabalhador que atua fora da sede da empresa. Veja, a seguir, os principais deles!

Registro em carteira de trabalho

Os trabalhadores remotos, assim como qualquer pessoa com vínculo empregatício com uma organização, devem ter o registro da função na carteira de trabalho.

Além disso, todas as alterações contratuais, como os aumentos de salário e mudanças de função devem ser registradas na carteira. Tudo ocorre normalmente, como já acontece com as contratações tradicionais.

Férias

Quem trabalha em home office também tem direito a férias, após ter trabalhado por um ano. O período de descanso é de 30 dias, que podem ser divididos em até três partes, desde que nenhuma delas seja inferior a 10 dias.

Assim como ocorre com os demais trabalhadores, quem é contratado para trabalhar em home office também deve ter a sua remuneração durante as férias, normalmente, como nos meses trabalhados.

13º salário

Entre os direitos do trabalhador em home office também está o 13º salário. Esse valor equivale a um salário do funcionário e pode ser pago em até duas parcelas.

O pagamento do 13º salário deve ser feito entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

Recolhimento do fundo de garantia

As empresas que contratam funcionários para trabalhar em home office também devem garantir o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Esse depósito deve ser o equivalente a 8% do salário base de cada trabalhador e é depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Auxílio-doença acidentário

Os trabalhadores remotos têm direito ao auxílio-doença acidentário, sempre que precisarem se ausentar do trabalho por conta de problemas de saúde.

Se o funcionário precisar se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, será necessário passar por uma perícia do INSS. Nesse caso, quem faz o pagamento de seu salário deixa de ser a empresa e passa a ser o Governo.

Benefícios e auxílios

Os benefícios e os auxílios pagos pelas empresas, como o vale-alimentação e o vale-refeição devem continuar sendo oferecidos aos trabalhadores em home office.

O indicado pela legislação é que se siga a Convenção Coletiva de Trabalho ou acordos feitos com sindicatos e outras entidades representativas das categorias.

No que se refere a auxílios e benefícios, o único que não precisa ser pago é o vale-transporte. Entende-se que o funcionário em home office não tem necessidade de se deslocar até a empresa e, por isso, esse é um gasto que deixa de fazer parte de sua rotina financeira.

Ferramentas de trabalho

A empresa deve oferecer aos trabalhadores todas as ferramentas de trabalho necessárias para a execução das atividades em home office. É o caso, por exemplo, de notebooks, celulares e outros dispositivos.

No entanto, a legislação permite que sejam feitos acordos para que os colaboradores possam utilizar os seus equipamentos pessoais para trabalhar. 

Que equipamentos são essenciais para trabalhar em casa?

Por falar em equipamentos, alguns itens são essenciais para trabalhar em casa e trazem muito mais comodidade e conforto para o home office. Veja!

Mesa para home office

Quando você entende realmente o que significa home office, percebe que a mesa de escritório é um dos itens mais importantes para a realização do seu trabalho.

Ao fazer a escolha da mesa para home office, você deve considerar o tamanho do móvel e o espaço disponível para ele.

No que se refere ao tamanho, a escolha ideal depende de fatores como a altura e o tipo físico de cada pessoa.

Geralmente, uma mesa com altura entre 70 cm e 75 cm costuma ser a ideal para ficar em uma postura correta e garantir uma boa ergonomia durante o trabalho.

Se você gosta ou precisa de bastante espaço para organizar seus itens de trabalho, como agendas, canetas, papéis e outros materiais de escritório, convém ter uma mesa de bancada mais larga e com gavetas. 

Assim, você conseguirá manter tudo sempre muito bem organizado e fácil de ser encontrado.

Cadeira para home office

A cadeira para home office é tão importante quanto a mesa. Também é importante que haja uma harmonização entre os itens, para garantir o seu conforto e a sua saúde física e mental.

No mercado existem diversos tipos de cadeiras para escritório, desde as mais tradicionais até os modelos mais modernos.

Uma opção diferente e interessante é a cadeira gamer. Esse móvel foi projetado inicialmente para quem gosta de jogar jogos online e passa horas em frente ao computador e, por isso, recebe esse nome.

No entanto, não são apenas os gamers que podem tirar proveito dessa cadeira, que é bastante confortável. Você também pode usar o móvel em seu home office e garantir uma boa postura e conforto, enquanto realiza as suas atividades profissionais.

Apoio de pé

Para que você consiga ficar ainda mais confortável, o apoio de pé é um recurso dos mais interessantes.

Esse equipamento é ajustável e ajuda você a manter a postura ideal e confortável para a realização do seu trabalho.

No mercado existem diversas opções que podem ser adquiridas, com preços bem acessíveis, inclusive.

Gaveteiro

Caso você seja do tipo que trabalha com muita papelada e a mesa não dá conta de comportar tudo, investir em um gaveteiro pode ser uma boa alternativa.

Com esse móvel, é possível manter tudo sempre muito bem organizado e a sua mesa não vira uma bagunça.

Também é interessante optar por um gaveteiro com rodinhas, para que seja facilitada a mobilidade pelo escritório. Dessa forma, se você quiser fazer mudanças no layout do home office, isso será possível com muito mais facilidade.

Itens adicionais

Outros itens podem ser interessantes para o seu home office, de acordo com o seu gosto ou necessidade.

Se a sua casa ou apartamento fica em uma rua muito barulhenta, por exemplo, você pode optar por um fone de ouvido para ouvir uma boa música e abafar o barulho. 

Se você curte um cafezinho durante o trabalho, também pode investir em uma cafeteira. Caso seja do tipo que curte muito decoração, pode comprar enfeites personalizados para a sua mesa e por aí vai. 

Não existem limites para deixar o seu home office cada vez mais com a sua cara. Isso, inclusive, é recomendado para que trabalhar seja uma atividade mais prazerosa.

Quais tipos de empresas mais abrem vagas para home office?

A busca por vagas em home office é cada vez maior, tendo em vista que muitas pessoas curtem muito esse tipo de trabalho.

Na prática, não existe uma regra para definir o que pode ou não ser feito em casa. Por isso, qualquer empresa que entende o que significa home office pode oferecer vagas nessa modalidade.

Veja, a seguir, alguns tipos de empresas que mais oferecem vagas para home office nos dias atuais.

Empresas de comunicação

As empresas da área da comunicação, como jornais, portais de notícias e agências de publicidade já se adaptaram ao modelo home office.

Não é raro encontrarmos uma agência de propaganda que sequer tem uma sede física, por exemplo. 

Todos os trabalhadores atuam de forma remota, sem que isso seja um empecilho para o desenvolvimento das atividades.

As reuniões e encontros, bem necessários nesse setor, podem ser facilmente realizados por meio de ferramentas de comunicação digital, como o Zoom, o WhatsApp, entre tantas outras.

Empresas de tecnologia

A área de tecnologia também é bastante adepta ao home office. Mesmo antes da pandemia, era comum encontrarmos desenvolvedores de sites, web designers, entre outros profissionais do setor que atuavam dessa maneira.

Como trabalham muito com recursos online e computação em nuvem, as empresas de tecnologia sempre foram adeptas ao home office. Para eles, há pouca necessidade de ocupar um mesmo espaço físico.

Escolas técnicas e faculdades

Para os professores de escolas técnicas e faculdades, as vagas em home office também têm crescido muito.

O avanço das ferramentas de comunicação tem tornado cada vez mais comum os cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). 

De tal modo, professores e alunos não precisam ocupar o mesmo espaço físico para trocarem conhecimentos.

Escritórios de contabilidade

Os contadores não precisam de muita coisa além de um computador e sistemas de informação para desenvolverem as suas atividades.

Por conta disso, é bem comum vermos vagas para home office em escritórios de contabilidade.

No vídeo abaixo, mostramos algumas dicas pontuais para você melhorar seu dia a dia no home office.

Existe diferença entre home office e trabalho remoto?

Agora chegamos a um ponto muito importante para quem realmente quer entender o que significa home office. Esse termo não serve como um sinônimo para trabalho remoto!

Como dissemos, o home office é quando as atividades profissionais são realizadas na casa do colaborador. O trabalho remoto, no entanto, vai muito além e está relacionado com a cultura do anywhere office.

Quando um funcionário pratica o anywhere office, ele não trabalha apenas em casa.

Ele pode executar as suas atividades em coworkings, em um quarto de hotel, no apartamento de um amigo ou familiar, em uma biblioteca, em uma mesinha de canto na padaria da esquina. Enfim, em qualquer lugar em que haja acesso à internet, inclusive o escritório da empresa, em alguns momentos.

O home office, portanto, é apenas uma das muitas modalidades que o trabalho remoto oferece. Quando se pratica o anywhere office, o trabalhador tem muito mais liberdade e benefícios, tendo em vista que as suas atividades não se limitam a um único local.

Conseguimos explicar o que significa home office? Se você quiser ir mais a fundo nas descobertas e entender mais sobre o escritório em casa e o trabalho remoto, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre esse tema.

Leia agora mesmo e saiba tudo sobre as diferenças entre home office e trabalho remoto.

Lucas Flores é Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.

o que significa home office