Anywhere Office

Estratégias para deixar o home office mais confortável e motivador

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em abril 5, 2021
5 min de leitura
Estratégias para deixar o home office mais confortável e motivador
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Verdade seja dita: o ano de 2020 mostrou que muitas pessoas podem trabalhar de forma remota e tornou o home office parte da vida de muitos dos brasileiros. Praticamente todo mundo precisou se adaptar e, com a consolidação desse estilo de trabalho, é necessário buscar formas de deixar o home office mais confortável e produtivo possível.

De fato, o trabalho remoto é uma tendência do futuro e as pesquisas indicam que as empresas pretendem manter os funcionários em um modelo híbrido: alguns dias no escritório e outros home office. E para que trabalhar em casa seja motivador, é preciso algumas adaptações. 

Algumas táticas simples ajudam a tornar o seu home office mais confortável. Começando pela iluminação adequada e ergonomia, que afetam a sua produtividade e saúde, também é importante personalizar o espaço e criar conforto em outras partes da sua casa. 

Veja a seguir como você pode melhorar o seu home office, visando um trabalho remoto mais produtivo e motivador. 

Tenha atenção na iluminação 

Você sabia que a luz ideal pode influenciar positivamente a sua disposição e motivação? Somos biologicamente programados para despertar com uma luz mais intensa e relaxarmos com luzes mais suaves. A luz correta, inclusive, interfere nos nossos hormônios. Portanto, se você precisa produzir mais, aposte numa boa iluminação! 

Mas o que é uma boa iluminação? Primeiramente, se você puder utilizar ao máximo a luz natural, é melhor. Ela é mais aconchegante e ajudará a deixar seu home office mais confortável e agradável. Então, posicionar a mesa próximo da janela é uma boa estratégia.

De qualquer forma, a iluminação artificial também será necessária para complementar. Para isso, aposte em lâmpadas de cor fria, com temperaturas entre 3500K a 5000K (essa informação está na embalagem da lâmpada). As iluminações mais amareladas (de 1800K a 2700K) são indicadas para momentos de descanso. 

Além disso, confira essa dica extra: se seu home office fica na sua sala de estar ou quarto, vale a pena ter uma iluminação branca próximo à mesa, e uma amarela na região do sofá ou cama, por exemplo. 

Outro aspecto a ser observado são os reflexos. Ninguém merece ter aquele reflexo da janela na tela do computador, não é mesmo? Portanto, a posição da sua mesa importa bastante, bem como a disposição dos pontos de iluminação.  

Invista em ergonomia 

Quando os escritórios são projetados, os arquitetos pensam muito na ergonomia: a melhor posição dos móveis, altura adequada das mesas, espaços de circulação, postura e conforto dos usuários etc. Então, na busca por deixar seu home office mais confortável, você também deve considerar a ergonomia.

O primeiro aspecto é a sua postura. Invista numa cadeira que permita que seus joelhos e quadris fiquem num ângulo de 90 graus, com seus pés tocando o chão, ou em um suporte específico para eles. Importante também um apoio para os cotovelos de forma que seus ombros não fiquem levantados. 

Já a tela do seu notebook ou computador deve ficar numa posição que evite que sua cabeça fique muito levantada ou abaixada. Por isso, pode ser interessante investir em um suporte para o notebook e teclado extra, ou em um segundo monitor. 

Por fim, atenção à textura dos móveis. O tecido da sua cadeira é confortável ou lhe faz suar? A sua mesa fica grudando nos seus punhos? Pode ter certeza que detalhes como esses ajudam a tornar seu dia a dia mais produtivo e confortável.  

Imprima sua personalidade 

Um dos grandes benefícios do home office e trabalho remoto é poder personalizar o seu espaço. Você não precisa sentar em uma estação de trabalho quadrada, sem graça, igual a todas as outras. Então, aproveite para ter fotografias, pintar as paredes de uma cor diferente e organizar tudo do seu jeito. 

O visual do seu espaço interfere no seu bem-estar, que consequentemente, interfere na sua produtividade. No entanto, vale lembrar que é um local de trabalho. Portanto, nada de distrações demais. 

Você pode, também, incluir elementos que te inspiram. Pode ser um post-it com o elogio que recebeu, um quadro com uma frase de alguém que você admira, ou uma foto da viagem que você fará quando atingir seus objetivos, por exemplo. 

Crie conforto no restante de sua casa 

Um bom escritório não é feito apenas da área de trabalho. Também conta com a área do café, o refeitório e os espaços de reuniões. Bom, não é possível recriar tudo isso em casa, mas que tal ter outros espaços de conforto relacionados ao trabalho, em casa

Por exemplo, o que você acha de montar o cantinho do café? Ou posicionar uma poltrona confortável num lugar que tenha sol para aproveitar 15 minutinhos de descanso no meio da manhã ou da tarde? Além do descanso, a vitamina D é benéfica à saúde. 

O importante é você entender que, para além de um espaço de trabalho confortável, a sua casa toda também pode contribuir para seu bem-estar. Se ela lhe fizer sentir bem, seu home office, com certeza, também será mais agradável. 

Considere variar um pouco 

Um home office mais confortável é primordial, mas variar também pode ser interessante. O próprio Massachusetts Institute of Technology (MIT) em pesquisa, chegou à conclusão que o futuro do trabalho é ser híbrido, ou seja, mantendo o home office alguns dias por semana. 

Acontece que a falta de interação com pessoas e o isolamento podem ser prejudiciais a médio prazo para a saúde do colaborador e para a integração da equipe de trabalho. Assim, um modelo híbrido pode beneficiar muito as empresas e colaboradores. 

E, se manter escritórios pode não fazer muito sentido nesse formato de trabalho, as empresas e empreendedores podem utilizar os Coworkings. E nesse quesito, a BeerOrCoffee facilita muito a sua vida, pois reúne espaços em mais de 160 cidades. Para utilizar, você pode adquirir um OfficePass e ficar livre para usar qualquer um dos coworkings da rede. 

Conclusão 

Ter um home office mais confortável e motivador é possível com algumas mudanças simples, como a iluminação e a decoração. No entanto, é preciso ir além, considerando a ergonomia dos móveis, cadeiras e mesas, evitando os problemas de saúde. Vale lembrar também que, como o nome diz, o home office está em casa, ou seja, algumas outras mudanças podem ser benéficas para transformar o trabalho remoto em algo mais natural. 

Por fim, ainda que o futuro indique que o home office veio para ficar, variar o ambiente, ou adotar um modelo híbrido, pode minimizar os efeitos negativos relacionados, principalmente, ao isolamento social. 

Por falar nisso, saiba agora como a solidão afeta a sua produtividade e descubra estratégias para lidar com esse problema. 

Texto escrito por Liandra Cordeiro, redatora web.