Como criar conexões entre equipes 100% remotas

equipes 100% remotas

Criar conexões pode ser a parte mais difícil na hora de gerenciar equipes 100% remotas.

Mesmo que os colaboradores sejam extremamente produtivos, essa falta de laço pode dificultar o trabalho em algum momento — principalmente quando exigir coletividade. Afinal, o grupo acaba não se vendo como um grupo.

Enxergar-se como parte de uma equipe é fundamental em uma empresa. Mesmo os funcionários que gostam de trabalhar sozinhos precisam saber como socializar em grupo de vez em quando. E a distância não pode ser desculpa para que o senso de coletividade se dissipe.

Fomentar um senso de conexão sem um local compartilhado pode ser complicado, mas não é tão difícil quanto parece. Afinal, quantas comunidades virtuais já não formamos por aí? Isso também pode ser feito online.

Veja agora algumas dicas para criar conexões em equipes online.

equipes 100% remotas

Dicas para criar conexões em equipes 100% remotas

Visto como o formato do futuro, o anywhere office veio para ficar — e você, gestor, sabe disso. No entanto, é imprescindível que cada colaborador se enxergue como integrante de uma equipe. Veja algumas dicas para aumentar os laços no grupo.

Encontros presenciais (quando possível)

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é poder contar com profissionais do país (ou até do mundo) inteiro. Mas o olho no olho, mesmo de vez em quando, é insubstituível. Por isso, proporcionar encontros presenciais cria conexões e aumenta o networking.

Obviamente, em tempos de pandemia de Covid-19, não é possível contar com essa possibilidade agora. Mas quando pudermos sair em segurança, por que não criar um evento de confraternização e comemoração?

Essa ideia pode até animar a vinda de quem está longe. É só avisar com certa antecedência. Por isso, se você tem uma equipe 100% remota, já converse com ela sobre essa possibilidade. 

Reuniões híbridas

Da mesma forma, as reuniões podem sim ser aliadas de uma equipe 100% remota. A ideia é unir quem pode comparecer pessoalmente, mas sem excluir quem não pode. Assim, o encontro é tanto presencial quanto virtual.

E como elas podem ser feitas? Para empresas que não contam com um espaço físico próprio ou querem variar, o coworking é a melhor opção. Com o Woba, você uma vasta opção de salas de reunião para alugar.

Mas para quem está longe, esse tipo de interação não seria desinteressante? Não, porque a intenção é que seja uma reunião, não uma palestra em que os participantes virtuais apenas assistem. A tecnologia (e uma boa conexão, claro) permite que o bom compartilhamento de opiniões não seja prejudicado. 

Se preferir, você pode até privilegiar quem está online pedindo que falem primeiro ou usando outros recursos que promovam a interatividade. Afinal, um gestor precisa ter como qualidade uma boa comunicação.

O interessante aqui é que a reunião termine com uma pequena confraternização (dessa vez, só para quem está presente no local). Novamente, você promove a conexão de maneira natural.

Informalidade também online

Mas além do presencial e do híbrido, também é possível fazer um evento online para equipes 100% remotas. Em uma época de isolamento, em que qualquer contato com terceiros é um perigo iminente, um evento de socialização pode ter um efeito positivo até para a saúde mental.

Portanto, teste um happy hour em que vocês podem conversar sobre temas diversos — desde a pandemia até o BBB —, assistir a um filme ou interagir de outra forma, como em uma reunião presencial.

Outra ideia interessante é usar a vantagem do delivery para fazer uma festa remota com pizza. Programe para que todos possam receber quase no mesmo horário. Assim, todos conseguem curtir juntos.

Trabalhos em grupo

Trabalho remoto não é sinônimo de tarefa isolada. O colaborador não é apenas uma peça de uma engrenagem — ele é um agente que faz todo o processo acontecer. Por isso mesmo, projetos em grupo podem proporcionar essa conexão que tanto falta na equipe.

Então, separe projetos que necessitem de troca de ideias e compartilhamento direto de trabalho. Assim, o colaborador vai perceber o quão importante é seguir bem com o próprio trabalho para não prejudicar o parceiro de grupo dele. 

Esse tipo de interatividade faz com que o trabalhador sinta que não está apenas cumprindo tarefas, e sim sendo parte importante de uma estratégia de negócio.

Tecnologias de comunicação

A comunicação é a grande chave para o sucesso de uma equipe 100% remota. Por isso, não deixe de usar aplicativos e recursos que privilegiem uma boa troca de informações.

A seguir, mostramos algumas das principais ferramentas utilizadas na gestão de equipes 100% remotas.

Slack

O Slack é o WhatsApp do mundo corporativo. Ele permite que você crie um grande grupo para sua empresa e separe os participantes em chats diferentes. É também possível falar de maneira privada. Ótimo para quem sabe que muitas reuniões podem ser substituídas por rápidas trocas de mensagem.

Zoom

Uma das plataformas de videconferência mais famosas da atualidade, o Zoom combina reuniões online, bate-papo e colaboração móvel. Perfeito para quem precisa fazer videoconferências constantemente.

G Suite

O Google Workspace ou G Suite é um serviço do Google que oferece versões de vários produtos que podem ser personalizados com o nome de domínio do cliente . Ele permite a edição de documentos e planilhas simultaneamente, conta com diversas ferramentas de uso intuitivo e é fácil de compartilhar.

A parte de edição simultânea, aliás, é ótima para equipes 100% remotas. Afinal, diversos participantes podem trabalhar em um mesmo documento ao mesmo tempo. E se quiserem trocar ideias, é só deixar um comentário;

Trello

É a escolha ideal para quem está trabalhando em um projeto. Com o Trello, os usuários mexem seus “post-its” a cada fase concluída de um trabalho. É possível deixar todo o projeto explicado dentro da plataforma, trocar mensagens e compartilhar arquivos.

Loom

Uma ferramenta bem diferente das que costumamos ver para equipes 100% remotas, o Loom é para os momentos em que o gestor precisa gravar um tutorial. Ele é, basicamente, um serviço de gravação de vídeos que grava você e a tela do seu dispositivo ao mesmo tempo.

Viu como é possível criar conexões com equipes 100% remotas? Como visto, um ponto importante é saber como misturar o presencial com o virtual. Então, confira agora como  reuniões híbridas trazem equilíbrio aos escritórios.


Texto escrito por Cláudia Araújo, jornalista e redatora. 

Similar Posts