Futuro do Trabalho

Estudos dizem que solidão atrapalha a produtividade

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em março 25, 2021
5 min de leitura
Estudos dizem que solidão atrapalha a produtividade
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Constatou-se que a solidão atrapalha a produtividade. Porém, existe uma forma de combater essa realidade. Leia o artigo e descubra!

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que experimentar algo que até então era inédito nas suas rotinas: o home office. Trabalhar em casa passou a ser encarado com mais naturalidade, mas desencadeou novas dúvidas no meio empresarial. Muitos se perguntam, por exemplo, se a solidão atrapalha a produtividade.

Para alguns teóricos e estudiosos, essa informação é verdadeira. Eles acreditam que os seres humanos, em sua grande maioria, são sociáveis. Logo, se a pessoa passar muito tempo sozinha, isso pode atrapalhar a sua produtividade.

Em contrapartida, grande parte dos colaboradores gostam de trabalhar remotamente. Para você ter uma ideia, em um estudo desenvolvido pela Buffer, 97,6% dos entrevistados disseram que gostariam de executar as suas atividades a distância para sempre.

Porém, se a solidão atrapalha a produtividade, será que trabalhar totalmente de forma remota é a solução? Nós acreditamos que a chave do sucesso está no meio do caminho, em uma cultura que chamamos de anywhere office. Siga lendo para saber mais!

solidão atrapalha a produtividade

Veja como a solidão atrapalha a produtividade

Quando falamos que a solidão atrapalha a produtividade, estamos nos referindo ao isolamento dos demais colegas de trabalho. Você pode estar em casa ao lado de seu companheiro ou companheira e filhos correndo pelos cômodos, mas ainda assim se sentir sozinho.

Afinal, você não vai debater uma questão de trabalho com o marido ou a esposa, por exemplo. De tal maneira, acaba se isolando profissionalmente e isso pode derrubar a sua produtividade.

Vários pesquisadores renomados concordam com isso. Sigal Barsade, por exemplo, é professor da Universidade da Pensilvânia e estuda as relações de trabalho. Em entrevista à CNN, ele declarou que, quanto mais isolados os funcionários ficam, pior é o seu desempenho.

“Quando você está sozinho, se torna hiper vigilante socialmente e começa a perder suas habilidades entre as pessoas. Você se comporta de maneira a promover mais isolamento”, explica Barsade.

O isolamento profissional também faz com que as pessoas comecem a divulgar demais ou omitir informações pessoais. Quem fez essa constatação foi o pesquisador Hakan Ozcelik, que atua na faculdade de Administração da California State University.

Para a CNN, Ozcelik declarou: “Pessoas solitárias leem sinais negativos mais rapidamente e ignoram sinais positivos. Elas usam filtros escuros para enxergar e interpretar mensagens”.

Saiba como reverter essa situação com o anywhere office

Para Barsade, a solidão não é uma característica, é um estado motivacional. “Da mesma forma que sentimos fome e precisamos comer, ficamos sozinhos e precisamos de contato social. Nós não queremos ficar sozinhos”, declarou o pesquisador.

Tendo a certeza de que os seus colaboradores não podem ficar totalmente isolados, os empresários precisam buscar meios para reverter essa situação. Uma saída interessante e eficiente é adotar o anywhere office.

A cultura do anywhere office prega que o trabalho pode ser realizado em qualquer local, como em casa, em um coworking, em uma cafeteria, em um hotel ou até mesmo na sede da companhia.

De tal maneira, as empresas podem buscar meios para tornar as rotinas dos seus colaboradores mais flexíveis. 

Em alguns dias da semana, os funcionários podem ficar em casa, outros em um coworking e, quando houver necessidade, no escritório da organização.

Com o BeerOrCoffee, por exemplo, que funciona como uma plataforma de coworking, é possível que as empresas façam uma assinatura e acessem centenas de escritórios.

Assim, os funcionários podem acessar o aplicativo, escolher um coworking da rede próximo de casa e ir trabalhar. Tudo isso sem ter que enfrentar horas no trânsito caótico das grandes cidades e tendo muito mais qualidade de vida.

Esse serviço já está disponível para todas as capitais e grandes centros urbanos brasileiros, sendo uma excelente solução para quem acredita que a solidão atrapalha a produtividade.

Principais benefícios do anywhere office para as empresas

Você já sabe que a solidão atrapalha a produtividade dos colaboradores e que adotar a cultura do anywhere office é uma solução para essa questão. 

Para que você perceba como essa nova maneira de trabalhar é benéfica para as empresas, listamos algumas vantagens que já foram percebidas por quem já pratica o anywhere office. Veja!

O trabalho híbrido aumenta a produtividade

Já foi atestado que o trabalho híbrido aumenta a produtividade dos trabalhadores. Uma prova disso é um estudo realizado na Trip.com, a maior agência de viagens da China.

Conforme mostra uma reportagem da BBC, a produtividade dos trabalhadores da agência chinesa aumentou em 13% após a adoção do trabalho híbrido.

Assim como já aconteceu nessa e em outras companhias, o seu negócio também pode se beneficiar com o anywhere office — clique aqui e confira um texto em que falamos sobre as soluções híbridas para o seu negócio.

A rede de contatos dos trabalhadores aumenta

Estar em contato com outras pessoas é importante para que possamos expandir nosso pensamento, conhecer outras culturas e enxergar novas soluções para velhos problemas.

Quando se pratica o trabalho híbrido, com o colaborador podendo trabalhar em coworkings, por exemplo, ele terá a sua rede de contatos ampliada. 

O networking acontece e novas relações profissionais surgem, o que é benéfico para ambas as partes.

A rotina de trabalho pode ser moldada de acordo com o dia a dia do trabalhador

Com o trabalho remoto, a rotina dos trabalhadores pode ser ajustada, de acordo com o seu dia a dia profissional. É possível escolher um coworking para cada dia da semana, por exemplo.

Também há a possibilidade de viajar mais, para visitar amigos e parentes que moram em outras cidades. 

Afinal, é fácil encontrar um coworking nesses locais e executar as atividades profissionais à distância, por meio de recursos da computação em nuvem e ferramentas de comunicação digital.

Em suma, podemos dizer que, se a solidão atrapalha a produtividade, essa situação pode ser resolvida com a prática do trabalho híbrido. Realmente, ficar apenas em home office não é o melhor caminho, mas isso não quer dizer que seja necessário voltar para o escritório.

O sucesso das empresas agora está na flexibilização! Você pode continuar aprendendo sobre isso em nosso artigo que apresenta estratégias para ter funcionários mais satisfeitos e produtivos

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.