Um Guia Eficaz para soluções híbridas de trabalho

soluções híbridas de trabalho

Trabalho é o que fazemos, não para onde vamos. 

Atualmente, essa frase nunca fez tanto sentido. Como você sabe, vivemos tempos sombrios e choramos uma dor que talvez nunca seja estancada. 

Ao mesmo tempo, precisamos apostar em um futuro de mais amor e esperança. Em seu livro Antifrágil, por exemplo, o autor Nassim Taleb nos alerta para a consciência dos fatores externos e inesperados. 

Segundo o autor, diante das intempéries da vida, o antifrágil encara a aleatoriedade do mundo com naturalidade para impulsionar seu aperfeiçoamento.

Em outras palavras, o antifrágil é o único que cresce e se desenvolve diante das adversidades.

Sim, o momento é assustador. No mundo profissional, não é diferente. 

Viver uma nova forma de trabalho não é mais uma escolha, mas uma necessidade que deve prevalecer em nossas mentes e corações. 

Nesse caso, o trabalho híbrido se destaca de uma forma sem precedentes na história da humanidade. 

De acordo com um estudo da Cisco, a ascensão do formato mostra que:

  • 98% querem reuniões que absorvam pessoas que atuam remotamente;
  • 77% das grandes organizações aumentarão a flexibilidade no trabalho;
  • 97% das pessoas querem mudanças para ter ambientes mais seguros;
  • 96% da força de trabalho quer tecnologia de colaboração inteligente .

Neste texto, reunimos algumas ideias para ajudar seu dia a dia e sua empresa com soluções híbridas de trabalho. Acompanhe! 

soluções híbridas de trabalho

Apenas 9% querem retornar ao escritório tradicional

A pesquisa da Cisco também mostra que apenas 9% da força de trabalho global espera retornar totalmente ao escritório tradicional no pós-pandemia.

Esse tipo de tendência deixa claro que estamos sendo levados para uma realidade em que as soluções soluções híbridas de trabalho, mais do que apenas uma mera opção, serão a nossa melhor escolha.

Se há uma palavra de ordem em meio ao caos, ela se chama flexibilidade — e é exatamente isso que o local de trabalho híbrido possibilita. 

O que é local de trabalho híbrido?

Um local de trabalho híbrido é aquele que oferece a flexibilidade para que as pessoas desempenhem suas atividades em qualquer lugar — no Woba, chamamos isso de Anywhere Office.

Apesar de as vantagens serem óbvias, esse tipo de mudança requer a adoção de novos hábitos e comportamentos no dia a dia e isso nem sempre acontece de maneira fácil e natural.

Um requisito essencial para o sucesso do trabalho híbrido é fornecer aos colaboradores recursos ricos e intuitivos para que eles sejam os melhores profissionais e pessoas que podem ser. 

Os recursos incluem questões materiais (um espaço adequado, com uma boa mesa e cadeira, por exemplo), técnicas (como novas ferramentas de colaboração) e humanas (rituais para socializar, conversas informais entre gestor e funcionário, por exemplo).

Entre os benefícios do local de trabalho híbrido, podemos destacar:

  • Melhor experiência e mais produtividade dos funcionários;
  •  Possibilidade de atrair e reter os melhores talentos;
  •  Maior flexibilidade e agilidade nos processos da organização;
  •  Diminuição dos custos, especialmente com aluguel de espaços. 

Confira as principais soluções híbridas de trabalho

Se você está com dificuldades sobre o que fazer com sua estratégia de espaço de trabalho híbrida, as ideias que destacamos logo abaixo podem ser essenciais para o sucesso da sua empresa.

Reivente a ideia de “uma mesa por funcionário”

Com a necessidade de mais ambientes de trabalho para os funcionários, está claro que a ideia tradicional de “uma mesa por funcionário” está ultrapassada e precisa ser reinventada. 

Evidentemente, não há uma solução única para todos. Naturalmente, cada organização terá sua configuração de trabalho e a tendência é que os funcionários dividam seu tempo de trabalho em três principais ambientes:

  1. Sede da empresa;
  2. Espaços flexíveis (coworkings);
  3. Home Office.  

Para determinar a configuração perfeita para a sua companhia, a primeira etapa é perguntar para os colaboradores como eles desejam trabalhar. Isso te dará ótimas ideias sobre o que fazer em sua empresa. 

Combine as necessidades com uma solução que esteja ao seu alcance

Vamos supor que a maioria dos seus funcionários escolham uma rotina de uma semana dessa forma:

  • Duas vezes no coworking;
  • Duas vezes no home office;
  • Uma vez na sede da empresa. 

Diante desse cenário, como você deve proceder? Continuar com seu escritório tradicional ou aderir de vez ao home office? 

Felizmente, o mercado agiu rapidamente e passou a oferecer opções cada vez mais flexíveis e personalizadas — independentemente se você faz parte de uma grande empresa ou se é um empreendedor individual.

Uma matéria da Revista Exame, por exemplo, aponta que, em tempos de home office, os coworkings decolam no Brasil.

Conheça mais detalhes de soluções híbridas do Woba 

soluções híbridas de trabalho

Faça uma assinatura e acesse mais de 1.000 escritórios 

Nós, do Woba, temos um posicionamento claro em relação ao home office: ele é bom, mas ele por si só não é sustentável. Foi pensando nisso que criamos o Office Pass, uma solução que permite que os colaboradores trabalhem em home office, no escritório ou em mais de 1.000 coworkings. Clique aqui e saiba mais detalhes. 

Tenha um escritório personalizado

O Woba ajuda a encontrar o espaço ideal para a sua empresa. Nesse modelo sob demanda, você garante um escritório personalizado, com ambientes, tecnologias e móveis alinhados à sua organização, com toques de design pessoal exclusivos para a sua marca. Saiba mais aqui.

Contrate uma, cinco ou 10 diárias em coworking 

Uma assinatura, centenas de escritórios à disposição. Utilize todos os dias ou só quando precisar. Aqui você pode escolher adquirir uma, cinco ou 10 diárias em coworking para serem utilizadas no espaço da sua preferência (são centenas de opções, nas principais cidades e regiões do país. Saiba mais.

Encontre seu escritório privativo

Una-se à tendência que está modificando a forma com que empresas e empreendedores trabalham, compartilham e se relacionam. Encontre um escritório privativo que é a cara do seu negócio. Temos opções nas melhores cidades e regiões do país. Confira os detalhes.

Adapte seu escritório tradicional 

Se você optou por permanecer em seu escritório tradicional, você pode optar por reestruturar ou diversificar o ambiente que já possui. Você pode reorganizar ou reprojetar o espaço para permitir que as pessoas tenham interações com mais cuidado e segurança. 

Organize seu home office 

Sabemos que todo home office, se não for bem projetado, pode causar diversos problemas para as pessoas — de dores no corpo a falta de produtividade, por exemplo. Já estamos trabalhando nesse ponto e em breve vamos oferecer uma solução que te ajuda a projetar o home office ideal para os seus funcionários.

Pense na melhor forma de trabalho para o futuro

O momento é delicado e exige ações rápidas para que os trabalhadores possam executar suas atividades de forma remota da melhor maneira possível. No entanto, as empresas que sairão mais fortes da pandemia são aquelas que estão pensando estrategicamente, com foco no longo prazo.

Uma vez que as companhias constroem a base para soluções híbridas de trabalho neste momento, elas estarão muito à frente das outras organizações, o que será fundamental para se destacar nos próximos anos. 

Claro que esse contexto de pandemia é muito triste e ninguém gostaria de passar por isso, mas ele trouxe mais clareza em relação ao que as pessoas querem agora e no futuro.

Mais do que nunca, o profissional do futuro quer tecnologias amigáveis e intuitivas para se conectar com seus colegas e otimizar seus trabalhos. 

As pessoas querem uma cultura mais humana e fazer parte de empresas que entendam as necessidades que há por trás dos profissionais. 

As pessoas querem mais flexibilidade para estarem mais à vontade para fazer seu trabalho e entregar o melhor resultado que elas podem. 

As soluções híbridas são o caminho para as empresas oferecerem mais flexibilidade e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as companhias otimizam custos de aluguel e se abrem para atrair e reter talentos. 

Como mencionado, o trabalho é o que fazemos, não para onde vamos. O espaço profissional, portanto, é onde você estiver. Embora não tenhamos um futuro claro, as oportunidades são óbvias para quem quiser abraçá-las.

As soluções híbridas de trabalho estão aqui e agora. Você está pronto? 

Similar Posts