O trabalho remoto beneficia os profissionais mais maduros?

trabalho remoto beneficia os profissionais mais maduros

Com a necessidade do isolamento social e a impossibilidade de deslocamento até a empresa, surgiu uma grande dúvida em relação aos colaboradores mais experientes.

Será que o trabalho remoto beneficia os profissionais mais maduros?

Em um mercado em que ainda há preconceitos, pode haver uma suposição de que as pessoas da Geração X e/ou os Baby Boomers são menos adequados para o trabalho a distância.

Entretanto, não há evidências de que eles não estejam aptos — em todos os sentidos, inclusive em relação à tecnologia.

Na verdade, as pesquisas demonstram que eles estão sendo ainda mais produtivos nessa modalidade.

Isso porque os funcionários mais experientes têm uma ética de trabalho muito bem desenvolvida, o que é uma grande vantagem hoje em dia, além de todo know how que deve ser reconhecido.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos informações relevantes. Confira!

O que os estudos mostram?

Ao contrário do que algumas pessoas esperavam, a produtividade dos funcionários aumentou durante a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pela Nintex, uma plataforma de automação de fluxo de trabalho, 70% dos trabalhadores entrevistados disseram ser mais produtivos trabalhando remotamente.

Além disso, mais da metade respondeu que gostaria de continuar com esse formato de trabalho mesmo após a pandemia, pois a qualidade de vida melhorou. Outra grande surpresa é que o mesmo relatório descobriu que os funcionários mais maduros se sentem até mais produtivos que os colaboradores mais jovens.

Isso mesmo! Se houve quem achasse que os profissionais mais velhos sentiriam muita dificuldade em se adaptar a essa flexibilidade de trabalhar em outro lugar que não a empresa, agora pode ter a certeza que não é bem assim que acontece.

Ainda conforme o estudo, o aumento na produtividade também se deve ao fato dos funcionários terem menos distrações e, assim, trabalharem com mais eficiência. Mais de 40% dos colaboradores entrevistados disseram que estão fazendo suas tarefas em menos horas de forma remota do que quando trabalhavam no escritório.

Quais são os benefícios do trabalho remoto para profissionais mais maduros?

O que será que o trabalho remoto oferece que deixa os profissionais mais velhos tão mais produtivos? Neste tópico, falaremos sobre os benefícios dessa modalidade e as razões para continuar com ela mesmo após a pandemia.

Melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade

Passar longos períodos dentro do carro e enfrentando o trânsito diariamente pode ser estressante em qualquer idade. Dessa maneira, reduzir essa fonte de estresse melhora a qualidade de vida do funcionário e, consequentemente, aumenta a sua produtividade.

Quanto menor o tempo perdido com deslocamento, mais equilibrada e saudável se torna a vida do colaborador. Isso não apenas pela questão de estresse e ansiedade, como falamos, mas também por sobrar mais tempo para que o funcionário possa manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As opções mais flexíveis de trabalho permitem que os colaboradores mais maduros trabalhem com mais saúde por mais anos, o que é uma grande vantagem para esses funcionários e para a empresa.

Ajuda na retenção de talentos da empresa

Ter mais tempo para a família, para relaxar, para cuidar da saúde e para fazer o que gosta é algo cada vez mais valorizado. Uma empresa que pode proporcionar isso aos profissionais sai à frente, principalmente em relação à retenção de talentos.

Sabemos que a experiência dos colaboradores mais maduros é enriquecedora e necessária para a produtividade da empresa. Se esses profissionais se sentem bem no trabalho remoto, têm menor probabilidade de sofrer desgastes e, assim, de procurar outro emprego ou de se aposentar mais cedo.

Oferece maior flexibilidade para todos

Aquela clássica ideia de aposentadoria está ficando para trás. Cada vez mais pessoas pensam em continuar trabalhando além dos 65 anos. Embora os profissionais mais maduros queiram estender sua vida profissional, mesmo que não seja necessário, a maioria não deseja ter que enfrentar trânsito ou fazer viagens longas.

Dessa maneira, a permanência no trabalho remoto traz a flexibilidade para que isso aconteça da melhor forma possível, abrindo portas para reter a ética de trabalho, o conhecimento e a lealdade que esses colaboradores oferecem.

Proporciona economia para ambos: empresa e colaborador

O trabalho remoto oferece uma maior economia tanto para a empresa quanto para o colaborador. Parece algo irrelevante, mas ter mais autonomia para escolher onde fazer suas refeições ajuda a reduzir os custos para o trabalhador, assim como a redução de gastos com transporte e desgaste do carro.

Para o empregador, há diminuição dos gastos com recursos imobiliários, redução nas taxas de absenteísmo e aumento da produtividade. Com tudo isso é possível não apenas economizar capital, mas também ampliar o faturamento.

Por que apostar no trabalho remoto para os profissionais mais maduros?

O trabalho remoto já era uma tendência colocada em prática por muitas empresas antes mesmo da pandemia, em vários modelos, como coworking e home office. Com a necessidade do isolamento social, a sua expansão foi adiantada, o que fez com que muitas corporações enxergassem essa possibilidade como algo realmente vantajoso.

Durante esse período, ficou muito claro que existem muitos tipos de trabalhos que podem ser feitos de forma remota, sem qualquer prejuízo na produtividade. Muito pelo contrário. Como dissemos, a maioria dos funcionários mais maduros se sentiu mais produtiva.

Os maiores líderes empresariais de todo o mundo reconhecem que a maneira de trabalho não voltará a ser como antes. As modalidades mais flexíveis, como anywhere office, e que oferecem ferramentas que tornam o trabalho mais fácil, rápido e agradável são cada vez mais necessárias.

Sendo assim, podemos dizer que a mudança para o teletrabalho veio em boa hora, principalmente se pensarmos no fato de que o mundo se tornará mais velho nas próximas décadas com a expectativa de vida maior. 

Dessa maneira, teremos ainda mais pessoas maduras ativas no mercado de trabalho e as empresas devem se adaptar a essa nova realidade que se aproxima a fim de não ficarem para trás. 

Como você pode conferir, o trabalho remoto beneficia os profissionais mais maduros, mas não só isso. Na verdade, ele é bom para todos, pois suas principais características trazem muitas vantagens para colaboradores e empregadores, como maior flexibilidade, maior qualidade de vida e redução de custos.


Texto de Renata Nogueira, produtora de conteúdo para a web e redatora.

Similar Posts