Flexibilidade no Trabalho

8 recursos e vantagens que farão os funcionários voltar ao escritório o mais breve possível

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em março 1, 2021
5 min de leitura
8 recursos e vantagens que farão os funcionários voltar ao escritório o mais breve possível
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Voltar ao escritório o mais breve possível é algo desejado por muitas empresas, que foram obrigadas a adotar o trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19. No entanto, convém lembrar que, para o futuro dos negócios, o modelo de trabalho que conhecíamos até então deve mudar.

A ideia é que não se trabalhe apenas na sede da empresa ou na casa do colaborador. Com o avanço das ferramentas de comunicação e tecnologias de armazenamento de dados em nuvem, ficou fácil para trabalhar em qualquer espaço.

Coworkings, bibliotecas, cafeteriais, entre outros locais, poderão servir para os trabalhadores desempenharem as suas funções.

A essa nova realidade é dado o nome de anywhere office, ou seja, o escritório em qualquer local. Adotar essa modalidade deve ser algo cada vez mais comum para empresas dos mais diversos segmentos.

Em meio a esse cenário, deve-se pensar que voltar ao escritório o mais breve possível é algo que já pode ser realizado, desde que alguns cuidados sejam tomados. Além disso, não é possível pensar apenas na sede da empresa como opção. 

Faz sentido para você? A seguir, mostramos  5 recursos para voltar ao escritório o mais breve possível

voltar ao escritório o mais breve possível

Veja 5 recursos para voltar ao escritório o mais breve possível

Listamos alguns recursos que podem ser pensados para que os colaboradores possam voltar ao escritório o mais breve possível. 

1. Espaços flexíveis

No futuro do trabalho, os espaços deixarão de ter apenas uma finalidade e se tornarão mais flexíveis. Os arquitetos e engenheiros já pensam nisso ao desenvolver novos projetos de edifícios, por exemplo.

Uma ideia que ganha muita força são os prédios residenciais com coworking ou estações de trabalho individuais em cada andar.

Dessa forma, os moradores que trabalham em home office podem ir até esses espaços quando precisarem fazer uma ligação ou live com mais privacidade, por exemplo.

2. Sistemas de circulação de ar com filtragem antiviral

É bem provável que a sociedade tenha que aprender a conviver com o novo coronavírus por bastante tempo. Mesmo com as vacinas sendo distribuídas e aplicadas, dificilmente o vírus será totalmente exterminado, embora haja a expectativa de termos controle sobre as contaminações.

É por isso que já estão sendo desenvolvidos sistemas de circulação de ar com filtragem antiviral. Esse recurso faz com que o ar que circula no espaço seja 25% mais fresco que o normal nas edificações.

Os sistemas de circulação de ar com filtragem antiviral, inclusive, são utilizados no Paddington Works, coworking de Londres, que é exemplo de como serão os espaços de trabalho no pós-pandemia.

3. Convênios com creches e espaços kids

Para que os trabalhadores que são pais possam voltar ao escritório o mais breve possível, algo que as empresas podem fazer é convênio com creches e espaços kids. Isso é muito importante, tendo em vista que muitas escolas ainda estão ministrando aulas online ou de forma híbrida.

Dessa forma, os pais precisam ficar em casa para acompanhar os filhos e ficam impossibilitados de viver o anywhere office, na prática. Isso deixa de acontecer se a empresa fizer parcerias com creches ou espaços kids.

Inclusive, existem instituições que oferecem atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Nesses locais, além de atividades recreativas, os pequenos podem ter aulas de reforço, auxílio de professores para fazer os deveres de casa, cursos de idiomas, práticas de esportes etc. 

Buscar parcerias do tipo pode ser muito interessante para as empresas!

4. Parcerias com apps de delivery

Em um mundo em que o trabalho híbrido se torna uma realidade, nem sempre os trabalhadores ocuparão a sede da empresa. Dessa forma, o almoço e outras refeições também deixarão de ser feitos sempre no refeitório da companhia ou em um restaurante próximo.

Uma boa ideia para a sua empresa é fazer parcerias com apps de delivery, oferecendo cupons para que os trabalhadores possam solicitar entregas de refeições em qualquer local. Em alguns casos, esse serviço pode substituir o tradicional vale-refeição.

5. Certificado Escritório Mais Seguro

O BeerOrCoffee, a maior plataforma de escritórios flexíveis do país, em parceria com a Sercon, empresa que é referência em Saúde e Segurança do Trabalho, lançou o certificado Escritório Mais Seguro.

Para receber esse certificado, os escritórios passam por uma espécie de auditoria, em que são analisados os riscos que as pessoas têm ao permanecer no espaço.

Dessa forma, o certificado Escritório Mais Seguro se tornou um importante instrumento para que os colaboradores das empresas se sintam mais à vontade para voltar a frequentar os espaços compartilhados e, efetivamente, praticar o anywhere office.

voltar ao escritório o mais breve possível

Confira 3 vantagens da volta ao trabalho no modelo flexível

Voltar ao escritório o mais breve possível exige muita responsabilidade. Como ainda estamos atravessando uma pandemia, convém sempre seguir os protocolos impostos pelas autoridades de saúde locais.

Caso a cidade ou região em que você se encontra estiverem em condições para que o trabalho volte a ser realizado de forma presencial, a flexibilidade é importante. Veja algumas vantagens!

1. Possibilidade de executar diferentes tipos de jornada

Ao trabalhar de forma flexível, o colaborador poderá executar diferentes tipos de jornada de trabalho.

Na cultura do anywhere office, eventualmente o trabalho poderá ser realizado na sede da empresa e em outras ocasiões em casa ou em um coworking seguro, por exemplo.

2. Adaptação às rotinas

O colaborador poderá adaptar o trabalho à sua rotina pessoal. Se um funcionário faz um curso em determinado dia da semana, por exemplo, pode escolher um coworking próximo à escola ou faculdade nessee dia.

Nos demais dias da semana, pode se revezar entre a sede da empresa e o trabalho em home office. Tudo é uma questão de adaptação.

3. Preservação do meio ambiente

A natureza agradece pelo trabalho flexível. Isso porque os grandes deslocamentos deixarão de ser sempre necessários. Isso reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases poluentes. O meio ambiente será preservado.

Voltar ao escritório o mais breve possível é algo que deve ser feito com responsabilidade. Usando os recursos adequados, no entanto, será possível exercer o trabalho híbrido e ter diversas vantagens para as empresas.

Conheça o OfficePass e conheça o trabalho híbrido na prática, podendo usufruir de coworkings gratuitamente por 10 dias!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.