Flexibilidade no Trabalho

6 razões que mostram que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em fevereiro 25, 2021
5 min de leitura
6 razões que mostram que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Reunimos algumas das principais razões que mostram que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico. Não deixe de conferir!

Quando falamos no futuro das organizações, fica evidente que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico. Isso já foi comprovado, inclusive, pelo Massachusetts Instute of Technology (MIT)

A pandemia da Covid-19 certamente impulsionou essa realidade, mas, mesmo se o coronavírus não tivesse surgido, o mundo já estava se preparando para o anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local.

A diferença, talvez, é que o trabalho remoto demorasse um pouco mais para a grande maioria das empresas. 

Agora, a tendência é que a cultura do anywhere office siga se desenvolvendo em praticamente todas as organizações, exceto, obviamente, para profissões que exigem o trabalho no local, como policiais, paramédicos, atendentes de lojas físicas, entre outros.

O trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico para o futuro: veja 6 justificativas

Pelo fato de a cultura do anywhere office ser algo que começou a ser difundido recentemente, é natural que algumas empresas e profissionais ainda tenham um “pé atrás” com esse modelo de trabalho.

No entanto, não temos medo ou receio de afirmar que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico para o futuro. Essa é uma tendência irreversível e muito benéfica para as empresas e seus colaboradores.

trabalho remoto é o caminho mais óbvio

Quer entender o porquê? Se sim, confira algumas razões que comprovam essa afirmação.

1. Aumento da produtividade

Uma pesquisa desenvolvida pela CoSo Cloud aponta que 77% dos funcionários aumentam a produtividade quando trabalham de forma remota.

Entre os fatores que fazem o colaborador aumentar a produtividade está a possibilidade de personalizar o ambiente de trabalho de acordo com as suas preferências pessoais. 

O funcionário pode criar um home office decorado com objetos de personagens que curte, fotos da família etc. Dessa forma, se sente mais motivado a desenvolver as atividades de trabalho.

2. Economia de tempo e dinheiro

Quando se adota o trabalho remoto, as empresas e seus colaboradores economizam tempo e dinheiro.

Isso porque não será mais necessário gastar com gasolina para o carro ou passagem para o transporte público, por exemplo. Tampouco será preciso perder várias horas no deslocamento entre a casa e o trabalho.

Na cultura do anywhere office, os colaboradores podem trabalhar em qualquer espaço. Dessa forma, podem adaptar a rotina e trabalhar alguns dias da semana em casa e outros em um coworking que fique no seu bairro, por exemplo.

Além de não gastar dinheiro com transporte, o funcionário terá mais tempo livre para realizar atividades de lazer, como assistir filmes, ler livros, brincar com os filhos, entre tantas outras.

3. Mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Outra das razões que mostram o que o  trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico está na possibilidade de ter mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A explicação para isso está na facilidade que os trabalhadores têm para se dedicar a questões da sua vida pessoal. Um pai ou uma mãe pode passar mais tempo com os filhos, por exemplo.

Já um estudante que concilia o trabalho com os estudos consegue administrar melhor os horários e ter um bom desempenho na faculdade. O mesmo vale para diversas outras situações, de acordo com a realidade e desejos de cada pessoa.

4. Acesso aos melhores talentos

Para as empresas, uma das grandes vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de contar com os melhores talentos em seus times, independentemente do lugar onde eles residem.

Não importa se determinado profissional mora numa cidadezinha do interior do Paraná, em um bairro movimentado de São Paulo, nos Estados Unidos ou na Indonésia. Se ele é realmente bom no que faz e uma empresa deseja contratá-lo, poderá fazê-lo.

Afinal, para quem vivencia o anywhere office em seu dia a dia, as fronteiras geográficas são um mero detalhe, que já foi superado há muito tempo.

5. Preservação do meio ambiente e melhor distribuição da população

O trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico também por proporcionar a preservação do meio ambiente.

Com as pessoas ficando mais em casa ou com a possibilidade de trabalhar em coworkings cujo acesso pode ser feito a pé ou de bicicleta, por exemplo, o número de veículos nas ruas é reduzido. Logo, há menos gases liberados no ar e a natureza é preservada.

A possibilidade de trabalhar remotamente também deve garantir uma melhor distribuição da população nas cidades. Em entrevista ao portal Archtrends, Celso Rayol, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro (AsBEA-RJ), afirmou que as capitais e grandes centros urbanos estão em colapso.

Agora, com a aceleração do anywhere office, por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas estão deixando as capitais e migrando para as cidades do interior e litorâneas. Isso acontece porque não é mais necessário trocar a qualidade de vida de um município menor pelo caos de uma metrópole, por exemplo.

De acordo com o arquiteto, isso também contribui para que as cidades menores se desenvolvam, tendo em vista que é necessário fazer investimentos para receber os imigrantes, por exemplo. Dessa forma, também são geradas melhorias na vida das pessoas que já vivem nesses locais.

6. Possibilidade de seguir a sua própria identidade

Por mais que existam políticas e regras mais flexíveis, todos sabemos que ainda há bastante preconceito em alguns setores. Pode ser que um cliente ache ruim ser atendido por um executivo que usa camiseta e bermuda em vez de terno e gravata.

Talvez ainda existam pessoas que olhem com receio uma secretária com o cabelo colorido e um piercing no nariz. Porém, quando se trabalha remotamente, esse preconceito também é quebrado.

Sem a necessidade de ocupar o espaço da empresa para executar as suas funções, os colaboradores podem seguir a sua própria identidade, se vestindo e comportando da forma que mais gostarem e não seguindo um “padrão”, que foi imposto no passado. Certamente isso deixa os funcionários mais felizes e motivados.

Essas são algumas das razões que mostram que o trabalho remoto é o caminho mais óbvio e lógico. Esperamos que o nosso conteúdo tenha feito com que você enxergue mais além e se prepare para o futuro com muito mais facilidade.

Que tal começar agora mesmo a vivenciar o futuro do trabalho? Conheça o OfficePass e tenha acesso gratuito a coworkings de todo o Brasil por 10 dias. Não perca essa oportunidade!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.