Guest Post

Como equilibrar vida pessoal e profissional: cuidando da saúde mental no home office

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em fevereiro 24, 2021
5 min de leitura
Como equilibrar vida pessoal e profissional: cuidando da saúde mental no home office
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Você sabe como equilibrar a vida pessoal e profissional? Definitivamente, esse é um desafio para muitas pessoas e, com a pandemia, essa dificuldade se tornou ainda maior.

Novas formas de trabalho surgiram, muitas adaptações repentinas foram feitas, e a maioria das pessoas precisou se reinventar em tudo isso! E como!

E, nesse aspecto, trabalhar remotamente, em especial no home office, tem sido muito importante para dar sequência à produtividade. Essa mudança se mostrou, inclusive, a salvação para muitos negócios.

Mas tudo o que é bom pode ter um lado complicado – conciliar a vida e o trabalho em um novo formato, longe do escritório tradicional, quase nunca é fácil! Veja alguns fatores que podem acontecer:

– Não existir o limite entre o trabalho e a vida privada, incluindo os horários;

– Não possuir um espaço ou cômodo adequados para a realização de reuniões o trabalho em si;

– Possibilidade de interrupções a todo momento;

– Estresse com os demais familiares. 

E as consequências?

E essas questões podem, além de atrapalhar o trabalho, levar ao descuido da saúde mental do trabalhador! E sabe quais são as possíveis consequências?

– Queda de rendimento;

– Surgimento de insônia;

– Níveis altos de estresse;

– Surgimento de crises de ansiedade e depressão;

– Irritação que pode levar ao desentendimento com os familiares e colegas 

– Afastamento do trabalho.

Como equilibrar vida pessoal e profissional

Assim, não cuidar da saúde emocional é um risco tanto para a empresa, como para o colaborador. E uma das etapas importantes para isso é traçar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Por isso, vamos apresentar dicas de como equilibrar a vida profissional e pessoal no trabalho remoto, em especial no home office.

 Dicas de como equilibrar a vida pessoal e profissional

Priorize tarefas

Ao começar o dia no trabalho, verifique quais são as atividades e as coloque em ordem de importância e urgência. 

Lembre-se de que não somos super-heróis: algumas atividades terão que ficar para o dia seguinte e tudo bem. 

Por isso, organizar agenda para adequar as atividades dentro da semana e do mês é muito importante!

A organização permite, inclusive, que imprevistos sejam resolvidos mais facilmente e com maior agilidade. Isso reduz muito o estresse! 

Aplique a técnica Pomodoro

Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Essa é uma das mais variadas formas de conseguir ser mais produtivo no trabalho.

De maneira sucinta, a técnica é para gerenciar seu tempo e funciona da seguinte forma: organize as suas atividades e, ao iniciar, coloque seu telefone para despertar em 25 minutos. 

Pare o que está fazendo, descanse 5 minutos e retorne para trabalhar mais 25 minutos.

Após repetir esse ciclo 4 vezes (trabalhar 25 minutos e descansar 5 minutos), faça uma pausa maior que 30 minutos.

Lembrando que é uma técnica, e há algumas pessoas que conseguem realizá-la, e outras não. 

Por isso, buscar o autoconhecimento para saber qual é a melhor forma de organização para você é muito importante!

Aproveite o tempo livre

Está em um momento de descanso? Se estique, olhe a paisagem, experimente alguma coisa nova – tente evitar o celular nem que seja por alguns minutinhos, principalmente ver notícias pesadas… 

Faça algo para relaxar a mente e aproveite cada instante! Isso fará com que você volte com mais foco ao trabalho.

Organize a vida fora do trabalho

Da mesma forma que é importante ter uma organização dentro do trabalho, em que separamos tempo e espaço para realizar essas atividades, isso vale também para a vida pessoal!

Então, coloque na sua agenda o horário da sua atividade física, o horário da leitura, seu horário da terapia, e até o horário para não fazer nada!

Se não, você vai ocupar esses horários com alguma coisa que não é útil ou prazerosa para você, e aí o seu momento livre sempre vai ficar “para depois”.

Organize seu local de trabalho

Muitas pessoas têm a visão do home office como um trabalho à vontade, em um ambiente deslocado, e isso pode ser ótimo!

Mas ainda assim é importante ter algum tipo de preparação – muitas vezes, trabalhar de pijama não vai te estimular a realizar as atividades. 

Assim como deixar alguma TV ligada também não vai ser positivo para a sua produtividade. 

Organizar um espaço com cadeira, mesa, equipamentos para escritório, colocar uma roupa legal e confortável e deixar água por perto, tudo isso já ajuda muito a sua concentração e ainda te prepara para trabalhar.

Busque escritórios de coworking

Em casa nem sempre é possível ter um espaço válido para fazer um atendimento online, ou ainda para trabalhar de forma tranquila, sem ouvir o vizinho ou até a brincadeira dos filhos.

Aderir aos escritórios de coworking que estejam cumprindo todas as regras de segurança que o momento exige faz toda a diferença no home office, pois o espaço é próprio para isso. A tendência é o aumento da produtividade e redução do estresse. 

Como equilibrar vida pessoal e profissional

Compartilhe tarefas

Se notar que está com muitas atividades e que isso está tomando o seu tempo de forma excessiva, saiba delegar tarefas – peça ajuda à equipe, distribua para os outros colegas ou distribua para outros dias em sua própria agenda.

Caso você trabalhe como prestador de serviço, converse com sinceridade sobre a demanda/tempo com o contratante. Essa conduta é importante para a construção de uma relação saudável, em que ninguém saia prejudicado.

Cultive a relação interpessoal com colegas de trabalho

Com a distância física, manter a comunicação de forma contínua e adequada com os outros colaboradores se mostra ainda mais importante. 

Se possível, comunique-se além das mídias escritas – marque uma reunião online, para ter pelo menos um contato visual, que faz toda a diferença.

Uma reunião semanal, alinhando trabalhos e atividades, delegando o serviço, é muito interessante para ninguém ficar sobrecarregado.

Esse tipo de contato também evita desentendimentos que os textos possam vir a causar por ausência de entonação de voz, por exemplo.

Faça terapia

A sessão de terapia é um momento que você tira para cuidar de você – falar sobre seus sentimentos, expectativas, frustrações… É um momento só seu!

Na correria do dia a dia, essa pausa para focar somente na sua saúde mental certamente trará bons frutos. Você pode trabalhar a sua autoconfiança, autoestima e autocontrole, além de desenvolver sua inteligência emocional, habilidade essencial no trabalho.

E o melhor, mesmo em tempos de pandemia, dá para realizar as consultas sem estresse: você pode realizar suas consultas psicológicas de forma online, em casa mesmo.  Faça isso por você! 

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre saúde mental e qualidade de vida, não deixe de acessar o Blog do Psicologia Viva!

Este é um Guest produzido pelo time da Psicologia Viva — plataforma de atendimento psicológico online (https://www.psicologiaviva.com.br/).