Coworking

Como se comportar nos escritórios compartilhados em tempos de Covid-19

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em fevereiro 22, 2021
Como se comportar nos escritórios compartilhados em tempos de Covid-19
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Você está mais atento a como se comportar nos escritórios compartilhados durante a pandemia? É preciso aplicar boas práticas para proteger a saúde de todos e aproveitar um ambiente mais agradável.

Os espaços de coworking permitem o convívio entre diversos profissionais em um ambiente desenvolvido com foco em criatividade e inovação. No entanto, a pandemia Covid-19 exige adaptações para que os locais permaneçam mais seguros.

Com todas as mudanças que aconteceram desde 2020, é normal ter dúvidas sobre o que fazer ou como agir nesses locais. Se você também passa por isso, vale a pena conferir este conteúdo.

Nele, você aprenderá a importância de saber como agir em um coworking e as melhores práticas. Acompanhe!

Qual a importância de saber como se comportar nos escritórios compartilhados?

Independentemente da pandemia, quem escolhe trabalhar em espaços compartilhados precisa saber respeitar os outros profissionais. São várias pessoas trabalhando em um mesmo local, o que torna essencial que todos saibam seguir as regras e adotem o bom senso para que o ambiente seja adequado ao trabalho. 

Durante a pandemia isso é ainda mais importante, já que as medidas adotadas por cada um podem impactar a saúde do próximo. Infelizmente, existem pessoas que têm dificuldades em aplicar as medidas de proteção. As notícias sobre pessoas que se recusam a utilizar máscaras em espaços públicos, por exemplo, são frequentes. 

Porém, se cada pessoa fizer a sua parte, seguindo as medidas preventivas indicadas pelos órgãos de saúde e pelo próprio coworking, fica mais fácil manter um ambiente respeitoso, seguro e com uma convivência agradável entre todos.

Quais as principais dicas sobre como agir em um escritório compartilhado?

Provavelmente, você já viu várias dessas dicas em outras situações, mas sempre é importante reforçá-las. Então, confira a seguir como se comportar nos escritórios e criar um ambiente melhor no coworking durante a pandemia. 

Antes de seguir com as dicas, porém, vale lembrar que o BeerOrCoffee, em parceria com a Sercon (empresa referência em saúde e segurança do trabalho), desenvolveu o Certificado Escritório Mais Seguro.

Por meio do projeto, os espaços tiveram de cumprir alguns pré-requisitos rígidos contra a disseminação da Covid-19 nos ambientes de trabalho. O cowokting que atendeu todas as orientações recebeu a certificação.

certificação escritório mais seguroAgora, veja como se comportar nos escritórios e criar um melhor local de trabalho. 

Atenção aos sintomas

Para começar, antes de sair para trabalhar fique atento aos sintomas: febre alta, tosse, diarreia e outras alterações no organismo que possam ter relação com a Covid-19. Nesses casos, o ideal é permanecer em casa até ter certeza de que não se trata da doença.

Esse tipo de cuidado tem um papel fundamental para evitar a proliferação do coronavírus. Além disso, caso precise tossir ou espirrar durante o trabalho, tape a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo. 

Sempre use máscara da maneira correta

O uso da máscara é essencial: a recomendação é que ela seja utilizada sempre que a pessoa sair de casa. Entretanto, só isso não basta, não é? É preciso comprar máscaras que atendam às especificações de segurança. 

Ela deve cobrir o nariz, a boca, e o queixo. Ainda deve ficar bem presa, evitando espaços entre o rosto e a máscara. Se for o caso, faça ajustes no elástico para evitar que ela fique caindo. Por fim, observe algumas boas práticas, como:

  • Trocar a máscara a cada 3 horas;
  • Sempre higienizar as mãos antes de trocá-la;
  • Ao retirar a máscara, não toque na parte da frente: utilize os elásticos;
  • lavar as máscaras após cada uso, caso não sejam descartáveis.

Higienize as mãos frequentemente

Essa dica também é recorrente quando se trata de prevenção ao coronavírus. Sempre higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão, pois isso evita a proliferação do vírus. Veja algumas situações em que isso deve ser feito:

  • Sempre que tocar em objetos e superfícies frequentemente tocadas por outras pessoas;
  • Antes de comer e antes ou após preparar alimentos;
  • Sempre que tossir ou espirrar.

Não se esqueça que a higienização deve ser feita com atenção, de modo a alcançar toda a superfície das mãos e do pulso. Ainda esfregue as mãos por cerca de 20 segundos com o produto, para garantir maior eficácia.

Mantenha o distanciamento social

O conceito de Anywhere Office permite que você possa trabalhar próximo a diferentes profissionais. Em outros casos, quando as empresas têm um OfficePass, o programa de assinaturas do BeerOrCoffee, é possível trabalhar próximo aos colegas de trabalho. 

Porém, dentro do espaço, mantenha o distanciamento social, respeitando os demais colegas e garantindo uma distância mais segura durante o trabalho. Isso não significa que você não deva interagir ou conversar com as outras pessoas.

Contudo, ao fazer isso, mantenha um distanciamento de 1 metro, no mínimo, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E não se esqueça de seguir as outras dicas sobre máscaras e higienização.

Verifique as boas práticas indicadas pelo local

Diante das particularidades da pandemia, é comum que os próprios coworkings tenham algumas práticas definidas sobre como se comportar nos escritórios. Portanto, verifique com atenção todas as recomendações para não ter problemas durante o trabalho.

Nem sempre as ações necessárias para a prevenção são confortáveis, mas é essencial que todos sigam as medidas impostas para manter a boa convivência. É preciso respeitar as limitações para que todos tenham mais segurança e possam desfrutar de um lugar confortável para trabalhar. 

Como se comportar nos escritórios compartilhados

O Selo Escritório Mais Seguro e a sua importância nos coworkings

Além de aplicar as boas práticas para a melhor convivência e segurança de todos no espaço, vale dar preferência para os coworkings que têm o Selo Escritório Mais Seguro.

Conforme destacamos no texto, a certificação foi criada em uma parceria feita entre a BeerOrCoffe e a Sercon, que é uma empresa especializada em medicina do trabalho. 

Para isso, foi desenvolvido um guia baseado nas diretrizes da OMS para o combate à Covid-19. Depois, a empresa deve preparar o espaço de trabalho para seguir as especificações exigidas pela certificação. Após a inspeção física que confirme o atendimento dos requisitos, a empresa consegue o selo.

No entanto, tenha em mente que o sucesso das medidas preventivas depende da conscientização e da participação de todos. Então, mesmo em um ambiente desenvolvido com foco na segurança dos profissionais, você deve fazer a sua parte e adotar as medidas para o melhor comportamento diante das restrições da pandemia.  

Saber como se comportar nos escritórios compartilhados durante a pandemia é fundamental para ter um ambiente mais agradável e seguro para o trabalho. Por isso, aplique as medidas de proteção previstas, respeitando o próximo para manter uma boa convivência no espaço.

Procurando mais dicas sobre trabalho remoto? Descubra agora por que fazer menos Home Office e mais Anywhere Office?

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.