Flexibilidade no Trabalho

Principais estatísticas e tendências de trabalho remoto em 2021

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em fevereiro 17, 2021
Principais estatísticas e tendências de trabalho remoto em 2021
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Você já parou para pensar nas principais estatísticas e tendências de trabalho remoto em 2021? Bem, o trabalho remoto já estava em alta nos últimos anos. Mas, com a pandemia de Covid-19, ele se tornou obrigatório para grande parte das empresas.

Atravessamos um ano e, apesar de muitas pessoas voltarem ao ambiente tradicional, várias organizações viram os benefícios que a atuação a distância trouxe para todos os funcionários — entre eles, os gestores e as suas respectivas equipes.

O Remoters, site que traz diversas pesquisas e estatísticas sobre trabalho remoto e nomadismo digital, publicou um estudo com uma série de dados sobre as principais tendências e estatísticas de trabalho remoto para 2021.

Neste post, você confere um resumão sobre o assunto!

Principais tendências de trabalho remoto em 2021

Veja um resumo sobre o que é possível prever com relação às tendências de  trabalho remoto em 2021. Mais do que nunca, essa forma de executar as atividades a distância está em evidência e você pode se dar muito bem ao abraçar essa nova realidade. 

Home office

A partir de março de 2020, não houve um aumento apenas de pesquisas sobre home office, mas também de artigos publicados sobre o tema, fazendo com que a maior demanda por informações fosse atendida.

O próprio Remoters percebeu um grande aumento no número de acesso dos posts relacionados ao assunto, como vagas de empregos remotos, melhores agregadores de e-mail para nômades digitais e freelancers no geral, checklist para manter a produtividade, países que oferecem vistos de trabalho remoto e melhores webcams e microfones para videoconferência.

O mesmo tipo de tendência foi percebida no Google Trends. As consultas usando a palavra-chave “work from home” nos Estados Unidos cresceram 309% em março de 2020, em comparação ao ano anterior. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Upwork, um em cada quatro americanos estará trabalhando remotamente em 2021. 

tendências de trabalho remoto em 2021

Menos receio com o trabalho remoto

Para a maioria das empresas, a transição para o trabalho remoto em 2020 foi algo restritivo, principalmente quando comparado com a flexibilidade que o Anywhere Office oferece. Além disso, foi algo totalmente fora do planejamento feito para o ano. Por isso, os gestores não estavam realmente prontos, mas foram obrigados a aderir por conta das circunstâncias, 

As organizações não tinham políticas de comunicação, cultura de trabalho remoto ou ferramentas que pudessem facilitá-lo. Mas recursos como o Zoom, Google Meet, Slack, WhatsApp e outras ferramentas em nuvem facilitaram (e muito) essa transição.

Portanto, para gestores e colaboradores, a experiência foi melhor do que o esperado. Os desafios que eles enfrentaram, na verdade, estavam relacionados às restrições impostas pela pandemia, e não ao trabalho remoto. 

Empresas que já trabalhavam com ferramentas em nuvem estão tendo um expediente mais proveitoso. Já os colaboradores perceberam que o trabalho a distância devolveu a eles uma parte não trivial do tempo que antes era gasta no deslocamento.

Percepção sobre o trabalho remoto

Para a maioria dos gestores, a percepção que tinham sobre o trabalho remoto mudou para melhor, pois perceberam que suas equipes estavam mais motivadas, ao mesmo tempo em que mantinham sua produtividade.

Além disso, o trabalho remoto permitiu às empresas trabalhar com um grupo muito maior de profissionais altamente qualificados. Afinal, você não precisa estar na mesma região que o colaborador para atuar com ele.

Isso ampliou muito os horizontes de contratação (tanto de perfis de funcionários quanto dos modelos de trabalho).

Empregos

A contratação remota se tornou o formato padrão em muitas empresas e setores em 2020. Isso se reflete tanto na busca de vagas e na publicação de dados de empregos remotos.

Por um lado, observamos um crescimento importante nas buscas de empregos remotos, que começou em março de 2020 e se manteve durante todo o ano de 2020, com um aumento de 175% nas pesquisas no Google dos Estados Unidos em novembro de 2020 com relação ao ano anterior.

Por outro, esse aumento é perceptível não só na demanda, mas também na oferta. O crescimento de vagas remotas foi percebido também em empresas que nunca apostaram nesse tipo de trabalho.

Tipos de vagas

Até o início de outubro, os principais tipos de vagas que foram observadas no banco de dados do Remoters foram:

  1. Desenvolvimento de software;
  2. Negócios e Administração;
  3. Redação e Copywriting;
  4. Marketing;
  5. SEO;
  6. Suporte ao cliente;
  7. Gerenciamento de projetos;
  8. Devops;
  9. Projeto;
  10. RH e Recrutamento.

No contexto geral, 70% desses empregos remotos eram em tempo integral, 20% em expediente parcial e apenas 10% eram profissionais para projetos.

tendências de trabalho remoto em 2021

Formato híbrido

Muitos gestores decidiram permanecer com o formato remoto ou mudar para um modo híbrido após a Covid-19, integrando esse novo estilo de como parte da cultura da empresa. 

Variar entre o ambiente da empresa e o trabalho remoto é o que tem motivado esses empresários. Dentro do negócio, é possível manter o olho a olho, algo fundamental para muitos. Já no formato a distância, o colaborador pode coordenar o trabalho com outras necessidades do seu dia a dia.

Algo semelhante acontece com os funcionários que experimentam o trabalho remoto pela primeira vez. Muitos resolveram transformá-lo em um requisito-chave para qualquer contratação futura.

Menos videoconferências 

Assim como tudo nessa vida, o trabalho remoto também tem suas dificuldades. Para os colaboradores americanos, uma das principais é manter a produtividade tendo que parar continuamente para reuniões online.

Manter a produtividade em um dia repleto de teleconferências é difícil. As videochamadas em tempo real podem ser intrusivas na agenda das pessoas, desgastantes e muitas vezes completamente desnecessárias para atingir o objetivo desejado. Se você já sentiu que aquela reunião poderia ser resolvida como uma simples troca de e-mails, saiba que não é o único que passa pelo mesmo problema.

A coordenação eficaz pode ser feita de forma assíncrona por meio de comunicação de texto em alguns e-mails ou até mesmo por ferramentas como Slack e Trello. É só anexar alguma gravação de tela ao explicar algo particularmente complexo, sem ter que depender de muitas chamadas de conferência em tempo real. 

Isso permite que o colaborador não interrompa seu fluxo de trabalho e, ao mesmo tempo, ajuda a manter uma comunicação mais eficaz entre todos os membros da equipe.

Conclusão das estatísticas e tendências de trabalho remoto em 2021 

Como visto, essas estatísticas tendências de trabalho remoto em 2021 estão bem de acordo com o mercado de trabalho brasileiro. Mas se você ainda tem dificuldades com esse tipo de formato, não se preocupe. A gente preparou um material completo e gratuito para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Baixe agora o Guia do Trabalho Remoto!