Anywhere Office

Por que fazer menos Home Office e mais Anywhere Office?

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em fevereiro 8, 2021 5 min de leitura
Por que fazer menos Home Office e mais Anywhere Office?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

No futuro do trabalho, as empresas devem fazer menos Home Office e mais Anywhere Office. Saiba por que!

A pandemia da Covid-19 mudou muita coisa na rotina das pessoas. Uma das questões mais impactantes foi a necessidade de trabalhar em casa. Agora, conforme a crise de saúde se estabiliza, a tendência é fazer menos Home Office no dia a dia.

Isso, no entanto, não quer dizer que os trabalhadores voltarão totalmente para os escritórios tradicionais das companhias. A pandemia serviu para acelerar uma cultura que já estava em alta em todo o mundo: o modelo Anywhere Office.

O Anywhere Office pode ser classificado como uma modalidade que permite a realização do trabalho em qualquer local. Os funcionários das empresas podem trabalhar em seus apartamentos, em uma casa de praia, na casa da mãe, na cafeteria do bairro, em um coworking ou em qualquer outro lugar em que eles desejarem. 

Em suma, as barreiras físicas e as fronteiras geográficas deixam de existir. Em meio a esse cenário, você deve estar se perguntando: por que fazer menos Home Office e mais Anywhere Office? A resposta, você encontra nos tópicos a seguir!

Veja 4 motivos para fazer menos Home Office e mais Anywhere Office

Fazer menos Home Office e mais Anywhere Office deve se tornar cada vez mais comum nas organizações, modificando o futuro do trabalho. Veja alguns motivos que tornam essa prática tão vantajosa!

1. Possibilidade de executar diferentes tipos de jornada

Trabalhar a distância não significa ter uma quebra radical com as rotinas de escritório. Na cultura do Anywhere Office, ocupar a sede da empresa pode continuar fazendo parte da sua realidade, mas esse espaço deixará de ser o único destinado para a execução das atividades profissionais, o que também reduz custos.

É possível adotar diferentes tipos de jornada de trabalho. Algumas das principais são:

  • Jornada híbrida: o colaborador pode trabalhar um ou dois dias da semana remotamente e o restante na sede da empresa;
  • Jornada modular: o funcionário pode trabalhar alguns meses fora da sede da empresa, o que possibilita viagens e estadias em outras cidades, por exemplo;
  • Jornada disruptiva: nesse caso, o trabalhador exerce as suas atividades totalmente fora do escritório.

O trabalho a distância é benéfico para todos e isso ficou provado durante a pandemia. Para você ter uma ideia, de acordo com a Fundação Instituto de Administração, 94% das empresas brasileiras afirmaram que atingiram ou superaram as suas expectativas em relação ao Home Office.

Outro estudo, feito pela IBM, revela que 52% dos profissionais desejam seguir trabalhando remotamente depois da pandemia. Os dados comprovam que as empresas e os seus colaboradores estão prontos para fazer menos Home Office e mais Anywhere Office.

2. Aumento do contato com a natureza

De acordo com a Bossa Nova Sotheby’s, a procura por casas no campo e no litoral de São Paulo cresceu mais de 600% em 2020. Essa informação mostra que as pessoas podem deixar um pouco de lado a rotina corrida nos grandes centros urbanos e buscando passar mais tempo em locais em que há mais contato com a natureza.

Passar uma temporada trabalhando na praia ou em uma cidade pequena do interior agora é uma realidade. Basta alugar um apartamento no Airbnb, por exemplo, e curtir os momentos de folga em locais em que a natureza está muito mais presente.

menos Home Office e mais Anywhere Office

3. Adoção de uma alimentação mais saudável

Um estudo da Universidade de São Paulo revela que 44,6% das pessoas estão consumindo mais comidas saudáveis, depois de iniciar a trabalhar de forma remota.

A rotina corrida muitas vezes faz com que os trabalhadores não tenham tempo para preparar os alimentos e, por isso, acabam comendo qualquer coisa na rua, como comidas altamente processadas e cheias de conservantes.

Ao praticar o Anywhere Office, as pessoas têm mais tempo para comprar e preparar alimentos saudáveis, como legumes e frutas orgânicas. É possível até mesmo montar uma pequena horta em casa, para plantar alguns tipos de vegetais e tê-los à disposição para usar em receitas culinárias.

4. A tecnologia não para de se desenvolver

Zoom, Slack, Google Drive, Trello… A quantidade de ferramentas colaborativas de comunicação e armazenamento de dados em nuvem não para de crescer. Logo, a tendência é que o trabalho em Anywhere Office seja cada vez mais eficiente.

Hoje em dia, é possível trabalhar a distância com muita facilidade, bastando ter um notebook e uma boa conexão com a internet. Isso faz com que a sede da empresa e a casa do colaborador deixem de ser os únicos espaços possíveis para a realização das atividades profissionais.

Saiba como estruturar o Anywhere Office na sua empresa

Para fazer menos Home Office e mais Anywhere Office na sua empresa, é importante que algumas medidas sejam tomadas para que se possa ter mais eficiência no processo. Veja alguns passos importantes que devem ser dados!

Comece a estruturação pela gestão

O Anywhere Office é uma cultura e, assim como todo processo cultural, se dissemina de cima para baixo. Ou seja, é preciso iniciar a estruturação dessa nova forma de trabalhar pela gestão.

Os diretores e os gestores da empresa precisam desenvolver as atividades a distância com maestria, servindo de exemplo para os demais colaboradores. Eles podem frequentar coworkings para as atividades mais específicas e burocráticas, por exemplo, e trabalhar em outros lugares quando o trabalho exige menos.

Invista em tecnologia

Como explicamos, a tecnologia é o que norteia o Anywhere Office. Por isso, é importante fazer esse investimento e apostar em soluções que possam facilitar o trabalho e garantir que ele seja feito com qualidade.

Também pode ser interessante investir em recursos para os próprios trabalhadores, como notebooks e smartphones, para que eles não necessitem usar seus dispositivos particulares para trabalhar.

Monitore a produtividade dos trabalhadores

Cada vez mais as empresas devem cobrar os trabalhadores por entregas e não mais por número de horas trabalhadas. No entanto, é preciso ficar de olho na produtividade dos trabalhadores.

Eles precisam ter uma rotina saudável, mesclando o trabalho com outras atividades, como as de lazer. Se não tiverem um devido controle, as pessoas podem acabar trabalhando demais e desenvolvendo doenças, como o estresse e a depressão. 

Pronto para fazer menos Home Office e mais Anywhere Office? Uma boa ideia é optar pelo OfficePass e garantir 10 dias gratuitos para a sua empresa em nossos espaços. Assim, você poderá vivenciar o futuro do trabalho na prática.

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web.