Futuro do Trabalho

8 hábitos de pessoas muito produtivas no trabalho remoto

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em janeiro 22, 2021
5 min de leitura
8 hábitos de pessoas muito produtivas no trabalho remoto
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Se trabalhar fora do espaço tradicional já era uma tendência, a pandemia obrigou as empresas a adotar esse modelo de trabalho para proteger a saúde dos colaboradores. 

Mas, se as 8h dentro de um mesmo ambiente já era cansativo, conciliar o tempo entre tarefas domésticas e profissionais pode ser ainda mais desafiador. 

Então, como as pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto conseguem render sem afetar sua vida pessoal?

Acredite: você não precisa ocupar seu dia inteiro com as atividades profissionais. Neste post, vamos mostrar 8 dicas adotadas por pessoas que são muito produtivas no ambiente de trabalho. Confira!

pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto

Quais os segredos de pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto?

Não há nenhuma fórmula mágica ou bicho de sete cabeças para que seu tempo de trabalho renda mais. Veja 8 dicas de pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto!

1. Planejamento do expediente

Pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto sabem muito bem como distribuir seu trabalho durante o expediente. Além de um horário de trabalho, elas também planejam o que fazer em cada hora: responder e-mails, tarefa X do trabalho, tarefa Y, telefonemas etc. 

Em alguns casos, não será possível seguir à risca esse planejamento, mas o ideal é que ele oriente o seu dia. Assim, você terá um tempo determinado para concluir uma tarefa e, caso não consiga, vai partir para outra.

2. Autoconhecimento

Outro segredo das pessoas que são produtivas é que elas se conhecem. Não adianta, por exemplo, estipular 1h para terminar uma tarefa se você sabe que só vai conseguir depois de 2h. O tempo correto permite que você termine sua tarefa com qualidade e sem interferir no rendimento.

3. Sem distrações

E-mails, telefonemas, mensagens no WhatsApp, o vizinho ouvindo funk no último volume… São diversas as distrações que podem aparecer no ambiente remoto. Portanto, é fundamental reconhecê-las e cortá-las desde já.

Obviamente, você não pode ignorar os e-mails de trabalho. No entanto, conferir cada vez que elas aparecerem vai afetar drasticamente seu rendimento. Pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto sabem disso e, portanto, separam horários específicos para responder seus e-mails.

Você pode, por exemplo, responder em horários específicos: antes de começar a trabalhar, pouco antes do almoço e no final do expediente. São horários específicos, nos quais você não vai interromper seu fluxo de trabalho para responder.

E as mensagens no WhatsApp? Podem seguir o mesmo caminho. Se for algo muito urgente, o responsável vai ligar. 

Já sobre as redes sociais, não precisamos nem falar sobre como elas podem afetar sua produtividade. Se você quiser dar uma conferida, espere o horário do almoço.

4. Variação de local de trabalho

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é permitir que você varie sua rotina sem comprometer a produtividade. Se você trabalha como designer, por exemplo, que é um tipo de função Anywhere Office, pode ir para qualquer lugar com wi-fi. 

Pode até parecer que essa flexibilidade afetaria a produtividade, mas pode ser exatamente o contrário. Ficar no mesmo escritório 8h/dia atrapalha a capacidade de produção de qualquer funcionário. Afinal, não é a quantidade de tempo disponível que vai estimular um colaborador a trabalhar. 

Portanto, uma ótima dica é aproveitar essa flexibilização de local para variar. Trabalhe alguns dias no coworking, outros em casa, em cafeterias e bibliotecas. Variar a locação permite que você conheça pessoas e locais diferentes, além de ajudar na sua criatividade, pois aumenta seu repertório visual e até cultural.

5. Horário fixo para começar e terminar

Um grande problema do trabalho remoto é não saber a hora de começar ou terminar o expediente. Isso faz com que seu dia inteiro seja dedicado apenas a trabalhar e, quando não se tem uma estimativa de término, você só consegue parar na hora de dormir — que, muitas vezes, é durante a madrugada. 

Além da estafa, esse expediente sem fim pode causar diversos problemas de saúde mental, como o burnout.

Pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto sabem da importância de ter horários fixos para começar e terminar o trabalho. Portanto, estabeleça marcadores: tome café, um bom banho, troque de roupa e comece. No final, troque novamente de roupa e vá curtir a família, andar com o cachorro ou faça qualquer outra atividade para o seu lazer.

6. Ambiente propício em casa

Pessoas que são muito produtivas no trabalho remoto sabem separar o pessoal do profissional — mesmo que isso seja feito na própria casa. Afinal, trabalhar no sofá deixa você propício a distrações e a um belo problema na coluna. 

Então, tenha um espaço na sua residência específico para trabalhar, com mesa, cadeira ergonômica, uma mesa limpa e uma decoração caprichada. Além de ajudar a limitar seu horário, também evita que você transforme sua casa inteira em local de trabalho e que familiares, sem querer, atrapalhem seu expediente. Enquanto estiver lá dentro, você não deve ser interrompido.

Se não tiver um espaço de trabalho propício em casa, invista no coworking. Além de ajudar a delimitar o horário de trabalho, é um ambiente pensado na produtividade, limpo de distrações e que vai ajudar você até mesmo a aumentar seu networking. Com o OfficePass, por exemplo, é possível que sua empresa tenha acesso a mais de 1.000 coworkings, em 160 cidades. 

7. Movimentação

E por falar em ergonomia, você provavelmente já deve ter sentido alguma dor nas costas após boas horas de trabalho. Pessoas produtivas sabem que nenhum trabalho vai render se o corpo não estiver plenamente saudável. Portanto, movimentar-se constantemente é fundamental.

A cada hora, levante-se por 5 minutos, alongue-se e beba um copo de água. 

8. Aplicativos

Por que não usar a tecnologia para aumentar seu rendimento? Pessoas produtivas sabem que seu celular pode ser um gadget crucial para a produtividade. Confira algumas sugestões:

  • Trello: com colunas e quadros que lembram post-its, o Trello permite que você acompanhe cada passo de um projeto;
  • Slack: funciona como um WhatsApp para ambiente de trabalho. Você pode separar chats para cada projeto;
  • Google Agenda: uma agenda física com a praticidade do digital. Além disso, pode ser compartilhada com quem você quiser;
  • Microsoft To Do: como o Google Agenda, permite que você organize sua rotina com datas, tarefas e anexos de até 25MB;
  • Pomodoro Timer: o aplicativo ajuda você a parar e a voltar ao trabalho na hora desejada.

Viu como  os segredos das pessoas que são produtivas no trabalho remoto são simples? O BeerOrCoffee sabe que o bom rendimento está atrelado à simplicidade e, por isso, criou um guia gratuito e exclusivo para ajudar você a melhorar seu tempo de trabalho. Baixe agora seu Guia da Produtividade no Trabalho Remoto.

Texto escrito por Cláudia Araújo, jornalista e redatora.