Carreira

Soft skills necessárias para ter sucesso no futuro do trabalho

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em janeiro 21, 2021
4 min de leitura
Soft skills necessárias para ter sucesso no futuro do trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

As habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, são cada vez mais importantes em um mercado que muda em uma velocidade sem precedentes na história da humanidade. Para te ajudar a ter sucesso no futuro do trabalho, destacamos por que as soft skills ganharam mais relevância e quais são as competências mais bem-vistas pelas empresas. 

Por que as soft skills ganharam tanta relevância

A resposta é simples. Ao mesmo tempo em que mais e mais atividades estão sendo realizadas pelas máquinas, as habilidades comportamentais, que ainda não podem ser automatizadas, se tornam cada vez mais importantes. 

Em 2017, por exemplo, a Delloite apontou que os empregos que requerem a utilização intensiva das soft skills serão responsáveis por ⅔ de todas ocupações até o ano 2030. Além disso, a empresa ainda afirmou que a contratação de colaboradores com muitas habilidades comportamentais pode fazer com que a receita cresça em mais de 90.000 dólares. 

ter sucesso no futuro do trabalho

Principais soft skills para ter sucesso no futuro do trabalho

Veja abaixo as principais soft skills para ter sucesso no futuro do trabalho. Antes de falar delas, porém, vale lembrar que todas essas competências podem (e devem) ser treinadas, a fim de serem criadas e/ou aperfeiçoadas. 

Empatia e inteligência emocional 

A importância da empatia e da inteligência emocional ganham cada vez mais relevância entre equipes que tendem à diversidades em diversos aspectos. Buscar entender como colegas e clientes se sentem, por exemplo, é algo que provavelmente ajuda na produtividade e no aumento da receita. Para ter ambas as habilidades, é preciso otimizar a autoconsciência, que naturalmente vai permitir que as pessoas escutem melhor e estabeleçam uma comunicação mais clara e amigável. 

Adaptabilidade e resiliência

Como os avanços tecnológicos acontecem de forma muito rápida, as empresas precisarão, cada vez mais, de contar com pessoas que tenham adaptabilidade e resiliência. Um gestor precisa de equipe formada por funcionários de mente aberta, que podem mudar a direção dos projetos rapidamente, assumir novas responsabilidades e adotar novos comportamentos, enxergando os pontos positivos quando nada dá certo.

Para ter sucesso no futuro do trabalho, é crucial contar com pessoas que praticam a flexibilidade e a agilidade (que estão de mãos dadas com a adaptabilidade), que permitem a criação e a implementação de novas ideias.

Para desenvolver as habilidades de adaptabilidade e resiliência, uma dica interessante é se desafiar a viver experiências e situações desconhecidas.

Automotivação e autogestão

Profissionais automotivados, ou seja, com motivação intrínseca, precisam de menos gestão e supervisão. A automotivação e a autogestão permitem que as pessoas sejam mais proativas em relação ao trabalho e tomem as decisões necessárias para conquistar seus resultados.

Em um futuro onde as coisas mudam rapidamente, sobretudo em um momento que o trabalho remoto ganha mais vez e voz, essas soft skills são essenciais para o sucesso da carreira do profissional do futuro.

Integridade e responsabilidade ética

O investidor e bilionário Warren Buffett é conhecido por destacar a integridade como a habilidade mais importante no momento de contratar uma pessoa. De fato, para ter sucesso no futuro do trabalho, é preciso, por exemplo, ter ética e assumir as responsabilidades por erros e acertos, respeitar o tempo dos colegas e dar o créditos aos outros.

Atenção Plena

Também conhecida como mindfulness, essa habilidade se baseia em outras competências. Naturalmente, as pessoas presentes ao momento tendem, por exemplo, a ter mais empatia, inteligência emocional, automotivação e autogestão. Profissionais mais conscientes estão mais atentos e conseguem mais autocontrole em momentos difíceis. 

Basicamente, a Atenção Plena é uma espécie de um amplificador de todas as competências sociais, pois ela cultiva a discrição e a consciência para que as pessoa responda às situações de maneira equilibrada e centrada. 

O que achou dessas soft skills essenciais para ter sucesso no futuro do trabalho? Já desenvolveu essas características ou precisa de mais atenção para trabalhá-las? Se gostou desse assunto, aproveite para ver como o futuro do trabalho funciona na prática e como você deve preparar seu negócio.

Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no BeerOrCoffee