Veja 3 formas de engajar sua equipe de trabalho remoto

Está com dificuldade de engajar sua equipe de trabalho remoto?

O fato é que o trabalho remoto nunca esteve tão presente no dia a dia das empresas e dos profissionais de todo mundo. A nossa casa se tornou, ao mesmo tempo, o escritório e o lugar em que tomamos banho e descansamos. 

Mas não para por aí. O escritório de hoje em dia também pode ser um coworking, um café, uma biblioteca e até mesmo a sua mochila (os nômades digitais estão aí para provar isso). Além disso, não podemos esquecer dos espaços de trabalho tradicionais.

O que queremos dizer em poucas palavras é que estamos vivendo a era do Anywhere Office — ou, para destacar de maneira bem simples, o trabalho em qualquer lugar. O que importa é o que você faz e, acima de tudo, entrega!

É claro, no entanto, que tudo tem seus prós e contras. Engajar uma equipe de trabalho remoto, por exemplo, pode ser um grande desafio. Neste texto, apresentamos 3 maneiras de fazer isso. Confira!

1. Ajude sua equipe a trabalhar com ferramentas colaborativas

O trabalho em equipe une os funcionários e faz com que as pessoas trabalhem de forma mais produtiva e feliz. No entanto, é muito importante que todos estejam na mesma sintonia e uma boa dica para isso é contar com as ferramentas colaborativas.

Notion, Slack, Notion, Zoom e outras são alguns exemplos de ferramentas que você pode usar no dia a dia para aproximar as suas equipes. Em geral, elas são simples e intuitivas de serem c0locadas em prática e ainda contam com versões gratuitas.

2. Encontre tempo para se divertir com seu time

Vamos combinar que apenas ser sério, em 100% do tempo, não é muito saudável para a cultura da empresa. No modelo tradicional, por exemplo, as pessoas sempre encontram um tempo para contar piadas e se divertir uns com os outros. 

No mundo virtual não pode ser diferente. No Woba, por exemplo, há rituais em que a música anima e deixa o time na mesma sintonia. Na sua empresa, você pode fazer isso e muito mais, como promover happy hours e brincadeiras com jogos. 

engajar sua equipe de trabalho remoto

3. Tenha conversas cordiais com sua equipe de forma regular

O engajamento dos colaboradores é essencial para que a empresa conquiste seus resultados e se diferencie no mercado. Para que seja estabelecida uma forte conexão emocional com os gestores, é preciso que haja frequência e qualidade nas conversas. 

Se você não interagir com seus funcionários de forma cordial e regular, eles não se envolverão com a empresa e é provável que não produzam muito. Claro que ter conversas todos os dias é difícil, mas você pode criar agendas para ter assuntos mais leves. 

No Woba, por exemplo, os funcionários se reúnem para tomar cafezinhos virtuais. Neles, é permitido falar de tudo, menos de trabalho. É um momento super leve e agradável para que as pessoas se conheçam melhor.

E aí, o que achou dessas 3 formas de engajar sua equipe de trabalho remoto? Como tudo no dia a dia na empresa, não é algo tão fácil, mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças. 

Você pratica alguma delas ou tem uma dica legal? Conta para a gente nos comentários?! A sua opinião é muito importante!


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no Woba.

Similar Posts