Flexibilidade no Trabalho

Gestão de tempo para trabalhar remotamente: veja 6 dicas!

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em janeiro 14, 2021
4 min de leitura
Gestão de tempo para trabalhar remotamente: veja 6 dicas!
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Você, por acaso, tem algum tipo de problema com gestão de tempo para trabalhar remotamente? Neste texto, vamos dar algumas dicas super simples para você tenha sucesso nesse formato de trabalho a distância! Acompanhe!

1. Se planeje com antecedência para priorizar as principais tarefas

A Covid-19 fez com que, praticamente da noite para o dia, milhares de empresas e profissionais de todo mundo passassem a trabalhar em casa. No início, foi algo novo para muita gente. Então, as tarefas passaram a ser executadas de formas diferentes.

Agora, no entanto, sabemos que esse modelo de trabalho longe do escritório tradicional deve crescer cada vez mais, inclusive depois que a pandemia acabar. Por isso, é essencial planejar sua rotina de trabalho o máximo que puder. 

Evite agendar muitas reuniões em um único dia, pois isso fará com que você e sua equipe utilizem o tempo fragmentado de maneira ineficiente e ineficaz. Gerencie suas reuniões de acordo com as prioridades da empresa e não se perca e aprenda a dizer não para o excesso de convites de encontros online.

2. Programe suas pausas; elas te darão um respiro necessário

Trabalhar em casa ou dentro de um coworking, longe dos olhos do chefe, pode trazer a insegurança de ter de trabalhar mais para provar que está entregando resultado. No trabalho remoto, pode parecer que a gente tem que estar “ligado” 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Mas, como sabemos, trabalhar a todo momento não é nada. Isso afetará sua saúde mental, física e emocional e pode trazer males como a ansiedade e a depressão. Para evitar a sobrecarga, faça pausas com regularidade. Elas serão essenciais para controlar o nível de estresse.

Tomar um café ou chá, fazer uma caminhada, ler um pouco e até fazer uma pequena caminhada é fundamental para otimizar sua produtividade e ter sucesso no gerenciamento de tempo para trabalhar remotamente. Além disso, reserve um espaço de tempo para se exercitar e não se esqueça da boa alimentação e de uma boa noite de sono.

3. Seja claro e transparente na hora de se comunicar

Em momentos em que a comunicação presencial de pessoa com pessoas diminuiu, é essencial ter muita atenção em relação à clareza da sua comunicação. O profissional pode, por exemplo, se sentir sozinho e desconectado dos colegas e das estratégias da empresa. 

Para isso não acontecer, é preciso explorar (de maneira responsável, claro) ferramentas como Zoom, Google Hangouts, Slack, Notion e outros, a fim de criar espaços para facilitar a comunicação e criar um sentimento de união na empresa e entre as equipes. 

gestão de tempo no trabalho remoto

4. Faça sua agenda de maneira proativa e tenha sucesso na gestão de tempo para trabalhar remotamente

Convenhamos que fazer a gestão da agenda nem sempre é uma questão simples. Em vez de deixá-la totalmente aberta aos colegas, é importante que você defina seu tempo para as atividades. Assim, aumentam suas chances de sucesso no processo de gerenciamento de tempo para trabalhar remotamente.

Lembre-se de que as outras pessoas do time, em geral, selecionam os horários das reuniões de acordo com suas necessidades. Todas as segundas-feiras ou  sextas-feiras, por exemplo, dedique um tempo para entender o quanto de energia você vai colocar em um projeto, campanha ou atividade. 

5. Defina seus limites e cuidado com o excesso de trabalho

Enquanto a gente trabalha de forma remota, devemos ter uma boa gestão de tempo para conquistar os resultados desejados. No entanto, também devemos estabelecer limites e separar a vida pessoal da vida profissional. 

Trabalhar remotamente requer bastante disciplina, gestão de tempo e processos que se adaptam à sua maneira de trabalhar. Lembre-se de que o nosso recurso mais valioso é o tempo. Portanto, se distrair com coisas que não importam, aumentará nossa ansiedade e estresse. 

É preciso ter foco para realizar as atividades mais importantes e também para fazer aquilo que você mais gosta em suas questões pessoais. 

6. Conte com a tecnologia para ajudar a mantê-lo responsável

Contar com uma tecnologia confiável é essencial para que você tenha uma rotina de trabalho remota com o máximo de produtividade e o mínimo de estresse. Programas de controle de tarefas, por exemplo, lhe ajudarão a entender o tempo que você leva para concluir uma atividade.  

E aí, o que achou dessas dicas simples de gestão de tempo para trabalhar remotamente? Você aplica algumas delas com sucesso ou encontra muitas dificuldades? Conte para a gente nos comentários quais são suas principais dúvidas a respeito desse assunto essencial para o futuro do trabalho.