Por que líderes introvertidos têm sucesso no trabalho remoto

sucesso no trabalho remoto

Como ter sucesso no trabalho trabalho remoto? Essa é uma pergunta que pode causar arrepios em muitas lideranças, especialmente nos gestores que começaram a conduzir seus times remotos há pouco tempo. 

Você sabia que, dentro desse novo contexto de uma rápida expansão do trabalho remoto, que foi adiantado por causa da pandemia, os introvertidos estão tendo sucesso? 

Segundo o site Significados, “introvertido é um adjetivo atribuído a algo ou a alguém que possui um comportamento onde não se manifesta tanto ou não é tão expansivo quanto outras pessoas”.

Você se identifica? Neste texto, mostramos por que líderes introvertidos estão tendo sucesso no trabalho remoto. Confira!

Introvertidos garantem sucesso no trabalho trabalho remoto

Você quer saber por que os introvertidos têm sucesso no trabalho remoto? Abaixo, mostramos quatro questões que indicam isso.

1. Os introvertidos gostam de ter seu espaço

Os introvertidos gostam de ter seu espaço e ponto (mas isso não quer dizer que eles não gostam do trabalho em equipe e de encontrar com seus colegas pessoalmente). Quando eles estão fazendo suas atividades, ter um espaço de trabalho ideal é essencial. 

Um estudo da Universidade de Harvard de 2012, por exemplo, destacou que introvertidos contam com mais massa cinzenta no córtex pré-frontal em relação aos extrovertidos. Essa massa cinzenta em excesso está relacionada a pensamentos mais abstratos e a processos de tomada de decisão. 

Quando os introvertidos têm a flexibilidade de escolher um espaço seu, eles são naturalmente mais capazes de pesar suas opções antes de escolhê-las.

2. As pessoas introvertidos preferem os ambientes mais silenciosos

Como dissemos, não é porque os indivíduos são introvertidos que eles não possam ter prazer e sucesso nas interações sociais. A maioria das pessoas introvertidas relaciona-se bem com os outros. 

Apesar disso, as interações sociais, em comparação com extrovertidos, tendem a ser desgastantes para eles. Claro que os introvertidos terão que continuar interagindo nos escritórios, mas o trabalho remoto permite que eles tenham autonomia para buscar ambientes silenciosos quando precisarem.

3. Pessoas introvertidas querem seguir um planejamento

Como os introvertidos, em geral, são focados e motivados, eles tendem a seguir um planejamento de maneira disciplinada. Nesse caso, vale dizer que ter uma rotina muito bem definida é mais importante para um introvertido, em vez de eles terem que ter várias interações sociais durante o trabalho.

Com os provedores de hospedagem em nuvem cada vez mais abundantes, os profissionais podem ter acesso a todos seus arquivos e programas de maneira simples e eficaz. Basta contar com um bom serviço de internet.

4. Indivíduos introvertidos preferem realizar uma tarefa de cada vez

Como os introvertidos gostam de se concentrar em uma tarefa por vez, as interrupções podem realmente prejudicar o fluxo . Uma vez que sua atenção a algo é desviado, pode levar algum tempo para que eles voltem aos trilhos, especialmente se ficarem constantemente distraídos ao longo do dia. Os introvertidos desejam se concentrar profundamente nas tarefas – uma de cada vez – para que possam tomar suas decisões e resolver problemas com calma.

Conclusão sobre sucesso no trabalho remoto pata introvertidos

Como você viu ao longo do texto, o fato de a pessoa ser introvertida não é um empecilho para que ela tenha muito sucesso como liderança de uma equipe remota. Hoje, mais do que nunca, o mundo se abriu para esse novo formato de trabalho e o topo está reservado para profissionais de todos os perfis.

Ficou com vontade de saber mais sobre o por que líderes introvertidos estão tendo sucesso no trabalho remoto? Não deixe de conferir o nosso artigo “Sua melhor versão: um guia prático para introvertidos no trabalho”.

Similar Posts