Futuro do mercado: como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto

As buscas sobre como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto crescem de maneira substancial, conforme essa modalidade ganha força em todo mundo. Leia o artigo e veja dicas para obter êxito trabalhando em qualquer espaço físico que quiser!

Fenômenos e acontecimentos recentes, como a pandemia do novo coronavírus, aceleraram algo que já estava andando a passos largos em todo mundo: a cultura do anywhere office!

Esse formato de trabalho, que é relacionado à possibilidade dos profissionais exercerem as suas atividades em qualquer local, está sendo crucial para que as buscas sobre como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto cresçam exponencialmente.

Muitos profissionais, equivocadamente, ainda pensam que trabalhar remotamente pode ser uma desvantagem em relação ao trabalho tradicional em escritórios fixos. Se você faz parte desse grupo, precisa rever os seus conceitos, pois está acreditando em um mito.

Hoje em dia, é possível trabalhar remotamente e ter uma carreira de sucesso, independentemente da área em que você atua. Você pode ser um excelente advogado, professor, médico, arquiteto, jornalista ou ter qualquer outra profissão sem ficar limitado às quatro paredes de um escritório.

Neste artigo, vamos apresentar cases bem sucedidos e trazer orientações práticas para você, que deseja saber como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto. Acompanhe!

Exemplos de quem já conquistou o sucesso com o trabalho remoto

Ter sucesso na carreira, mesmo trabalhando remotamente, é possível! Graças às tecnologias de computação em nuvem, os profissionais podem se conectar com as pessoas e exercer as suas atividades em qualquer local. Você pode trabalhar em casa, em coworkings, em uma cafeteria ou em qualquer lugar em que quiser.

O portal Fast Company publicou uma reportagem em que conta vários cases de sucesso de profissionais de diferentes áreas, que conseguiram dar uma guinada na carreira, trabalhando remotamente.

Um dos casos apresentados é o da engenheira de dados Emilie L. Schario, que trabalha na empresa Gitlab, em que todos os colaboradores atuam de forma remota. Ela contou que é casada com um oficial do exército e que sempre acompanha o marido quando ele precisa se mudar para outra cidade ou país, ao ser escalado para uma missão.

Emilie também explicou que todos os colegas trabalham remotamente. Ela aponta que isso é muito interessante, já que a companhia segue uma cultura em que todos têm a mesma visibilidade. A prova do seu sucesso na empresa é que, em pouco tempo após ser contratada, a engenheira foi promovida para o cargo de gestora do seu departamento.

Outro exemplo trazido pela reportagem é o de Gonçalo Silva, também engenheiro, que trabalha para a empresa Doist. Ele contou que sempre teve hábitos noturnos e que gosta de executar as suas atividades profissionais em horários alternativos.

Desde que iniciou a sua carreira, Gonçalo analisa que está em seu melhor momento, já que pode trabalhar no horário que quiser e isso o torna mais produtivo.

Mais perto da gente, aqui no Brasil, temos o exemplo do BeerOrCoffee. Desde que a nossa empresa foi fundada, em 2015, ela funciona de forma totalmente remota, de modo que não temos uma sede fixa.

Todos os nossos gestores, colaboradores e freelancers, inclusive quem escreveu este texto que você está lendo, trabalham remotamente, ora em home office, ora em um dos coworkings parceiros, localizados nas principais cidades brasileiras.

como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto
Graças às tecnologias de computação em nuvem, os profissionais podem se conectar com as pessoas e exercer as suas atividades em qualquer local

Orientações básicas sobre como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto

Para que você saiba como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto, temos algumas orientações e dicas. Confira!

Use as mídias sociais para se posicionar como especialista

As redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, podem e devem ser utilizadas para que você se posicione como um especialista. Utilize esses canais para se conectar com colegas, empresas e clientes.

Para isso, produza conteúdo relevante, mostre um pouco da sua rotina de trabalho e as atividades que você desenvolve. Isso fará com que você seja visto e lembrado, mesmo que não compartilhe um escritório com as mesmas pessoas todos os dias.

Pratique o networking

Praticar networking é importante para você que deseja saber como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto. Para isso, além das redes sociais, também é interessante participar de eventos, físicos ou digitais.

Fique atento e tente participar de palestras, cursos, encontros e outras atividades do setor em que você atua. Além de renovar os conhecimentos, nesses eventos você estará em contato com outras pessoas, conhecerá outros profissionais e poderá firmar novas parcerias, que impulsionarão a sua carreira.

Frequente um escritório compartilhado

Se você acha que a sua carreira pode ser prejudicada se apenas trabalha em home office, uma alternativa é frequentar escritórios compartilhados. Conhecidos como coworkings, esses espaços têm toda a infraestrutura necessária para as práticas profissionais.

Em um coworking, além de ter acesso a um espaço adequado para trabalhar, também poderá receber clientes em salas de reunião, conviver com outros profissionais, ter um endereço profissional para passar aos seus contatos etc. Os benefícios são muitos e a sua carreira poderá ser beneficiada.

O trabalho remoto e a cultura do anywhere office

Compreender sobre a cultura do anywhere office e o trabalho remoto é necessário para todos que desejam construir uma carreira de sucesso trabalhando a distância. 

Trata-se de uma cultura organizacional que permite aos trabalhadores executarem as suas atividades em qualquer local. Afinal, não há a necessidade de apenas ficar todos os dias na sede da empresa ou todos os dias em home office.

Você poderá trabalhar em sua casa, em coworkings, em um café, em um espaço público compartilhado, como uma biblioteca e até mesmo na sede da empresa, caso ela exista. A ideia é que os profissionais possam adequar a sua rotina e tenham mais qualidade de vida, sem ter que percorrer longos trajetos ou perder horas no trânsito, por exemplo.

“Afinal, como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto?” É bem provável que você já tenha feito essa pergunta e o nosso desejo é que este artigo sirva para você refletir e encontrar respostas para esse questionamento.

Continue conosco e leia agora o nosso artigo que mostra como se organizar para ter os melhores resultados com o trabalho remoto.

Facebook Comments
Futuro do mercado: como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto

Materiais ricos: gestão de equipes remotas, trabalho remoto e home office para conquistar o futuro do trabalho

Futuro do mercado: como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto

Primeiros passos no trabalho remoto: veja como começar com o pé direito e se destacar na empresa

Newer post