Trabalho remoto: como organizar um happy hour a distância?

Como promover um happy hour legal sem precisar sair de casa? No texto, te daremos algumas dicas de como organizá-lo, além de opções de confraternizações remotas para fazer com os colegas

Com a pandemia do novo coronavírus, acompanhamos diversas empresas optando pelo trabalho remoto para proteger a saúde dos profissionais. Pouco a pouco, boa parte do que era feito de forma presencial foi digitalizado: novas admissões, reuniões diárias, documentos internos… E o happy hour a distância, é claro, também não ficou de fora.

Realizar momentos descontraídos com a equipe pode parecer bobagem, mas é fundamental para mantê-la unida — principalmente quando se trabalha a distância. Isso porque, sem o contato físico, há quem sinta falta de oportunidades para trocar ideias e estreitar os laços com o time. Nesse caso, os encontros online são uma ótima opção!

Mas, afinal, como promover um happy hour legal sem precisar sair de casa? No texto a seguir, daremos algumas dicas de como organizá-lo, além de opções de confraternizações remotas para fazer com os colegas. Confira abaixo e prepare-se para engajar sua equipe!

Dicas para organizar um happy hour a distância!

Faça dos encontros virtuais um hábito

Caso sua empresa ainda esteja se adaptando ao regime remoto, pode ser que, no início, a ideia de um happy hour a distância soe estranha para algumas pessoas. Portanto, o ideal é começar divulgando a novidade no principal canal de comunicação do time (Slack, Hangouts, Teams etc), junto de um convite para o encontro pós-trabalho.

Explique que a proposta é que as pessoas se juntem para um evento virtual para apenas colocarem o papo em dia, sem qualquer preocupação. Depois, vale a pena enviar um convite para a agenda de cada um, de forma a reforçar a importância da presença dos colegas. Escolha um dia e horário específicos durante a semana. 

A tendência é que, com o tempo, ninguém precise avisar aos demais sobre os encontros. Em breve, bater aquele papo ao final do dia se tornará um hábito e parte da cultura de seu local de trabalho!

happy hour a distância
Happy hour a distância do time do BeerOrCoffee

Escolha jogos legais para o momento

Está com receio de que as pessoas fiquem tímidas no happy hour? Uma sugestão para resolver isso é por meio dos games virtuais. Na internet, há opções para todos os gostos, entre novidades e versões online de jogos clássicos, como “adedanha” e “adivinhe o desenho”, por exemplo.

A melhor parte de se reunir para jogar é que é possível brincar usando qualquer dispositivo. Ou seja: se algum colega reclamar que já passou o dia todo no computador, diga que não há desculpa, já que esses jogos contam com opções para celular e tablet. Tudo o que ele precisará é estar conectado ao Wi-fi ou ao plano de internet móvel para se juntar a vocês!

Conheça alguns games populares para sugerir ao time:

StopotS

Considerado uma reinvenção das brincadeiras Adedanha ou Stop, o jogo permite que os usuários se conectem a uma sala virtual para  disputas de conhecimentos gerais. 

Ele funciona da seguinte maneira: primeiro, o grupo se cadastra e escolhe as categorias a serem preenchidas a cada partida, que podem ser “Nome”, “Animal”, “Cor”, “Fruta”, entre muitas outras. Logo após, o sistema sorteia uma letra do alfabeto e cada participante deve preencher o máximo de campos que conseguir. Ganha quem correr contra o tempo!

Gartic

Se ainda não o jogou, você muito provavelmente já deve pelo menos ter ouvido falar no Gartic. 

No geral, trata-se de um jogo em que o objetivo é adivinhar o desenho feito por outro participante. A cada rodada, um novo jogador é escolhido para desenhar uma palavra enviada pelo sistema, que deve ser decifrada pelos demais através da ilustração. O acerto renderá pontos tanto ao dono do desenho quanto a quem o acertou.

UNO Online

Isso mesmo, o queridinho de muita gente ganhou sua versão em aplicativo! Disponível em smartphones Android e iOS, o jogo é basicamente uma transposição do que já conhecemos, mas de modo adaptado às telas dos celulares. 

Suas regras são simples: após receberem algumas cartas, os jogadores devem se concentrar em esvaziarem suas mãos antes dos amigos. Para isso, cada qual deve jogar uma carta na mesa, mas essa deve combinar com o mesmo número ou cor do card descartado pelo colega anterior. Vence quem ficar de mãos vazias primeiro.

happy hour a distância

Junte todos para um café coletivo

Outra maneira de tornar seu happy hour ainda mais especial é promovendo espécies de “cafés coletivos” virtuais, algo parecido com a hora do lanche que acontece em certas empresas. Não tem muito segredo: é só chamar o pessoal, abrir as câmeras e bater papo enquanto cada um faz sua refeição!

Dependendo da disponibilidade de recursos para eventos internos, uma dica é incentivar a participação dos colaboradores com algumas ações e brindes, como os elencados aqui:

Kits personalizados em casa

Surpreender a equipe com kits especiais é um gesto que reforça a preocupação da empresa com quem a compõe. Afinal, imagina a alegria que é não estar esperando nada e receber uma caixinha com petiscos e bebidas sexta à tarde?

A sugestão tem tudo para ser um sucesso, mas deve vir junto de muita cautela. Antes de colocar a mão na massa, é recomendado que a liderança ou equipe responsável descubra se existem funcionários com restrições alimentares (seja por questões de saúde ou ideológicas), além de pensar em formas seguras de entrega. Dedique-se ao planejamento!

Preparando receitas ao vivo 

happy hour a distância

Na mesma linha da dica anterior, algumas empresas têm enviado não o prato final, mas os ingredientes aos colaboradores. Depois, quando todos já receberam seus kits em casa, as pessoas ligam suas câmeras e interagem enquanto cozinham juntas. 

Para que a dinâmica funcione bem, a dica é contar com a presença de um chef, que acompanhará o andamento de cada receita. Aliás, que tal fazer um concurso com o prato mais bonito no fim do encontro?

Cupons de desconto em apps

Em tempos nos quais os apps de delivery fazem sucesso, seu time adorará receber um cupom para pedir aquele hambúrguer ou pote de açaí. A opção, bastante prática, também sai mais em conta para a empresa se comparada aos kits anteriores. Com o desconto, você e os colegas podem pedir algo durante uma call e jogar enquanto esperam o pedido chegar!

E então, te ajudamos a organizar o happy hour durante o trabalho remoto na sua empresa? Se sim, agora é a hora de colocar nossas recomendações em prática e proporcionar aquele encontro divertido para as pessoas com quem você trabalha. Depois volte aqui e nos conte como foi a experiência!


Esse guest post foi produzido pela equipe do Melhor Plano.

Facebook Comments
Trabalho remoto: como organizar um happy hour a distância?

Os 5 maiores mitos do home office e do trabalho remoto

Trabalho remoto: como organizar um happy hour a distância?

Top 10 espaços de coworking no Rio: confira os melhores escritórios

Newer post