Como Começar no Trabalho Remoto e Quais Habilidades Ter

Como Começar no Trabalho Remoto

O trabalho remoto é um modelo de trabalho que vem sendo adotado há alguns anos pelas empresas, mas teve uma adesão maior após a pandemia do coronavírus.

E se você está procurando trabalhos que podem ser executados remotamente esta lista é para você.

Separamos diversas profissões que podem ser executadas por profissionais com diferentes formações, além de poder exercê-las de qualquer parte do mundo, a remuneração pode ser em dólar ou euro.

Iremos responder às principais dúvidas de quem busca um trabalho remoto, que são: quais habilidades são necessárias para conseguir um trabalho remoto? Quais são os profissionais que o mercado busca? Onde posso encontrar essas oportunidades?

Continue a leitura para entender um pouco melhor como funciona este modelo de trabalho.

Redator: como trabalhar remotamente?

Como Começar no Trabalho Remoto

Existe uma alta demanda para quem tem habilidade com a escrita. O redator é responsável por transformar a comunicação da empresa, no formato de texto.

Para exercer esta função é preciso conhecimento técnico em SEO e dominar o idioma no qual irá escrever. O ideal é que este profissional seja capaz de se adaptar à linguagem utilizada pela empresa, assim o texto ficará mais natural.

Por exemplo, se você tem formação na área de saúde, pode se tornar um redator de medicina, aliás após a atualização do YMYL e o EAT, profissionais com qualificações médicas passaram a ser mais requisitados.

Você também pode se tornar um redator técnico em áreas não médicas. Muitas indústrias precisam de documentos técnicos escritos, ou nas áreas de investimentos e finanças à tecnologia.

Dentro deste segmento há outra áreas como copywriter, que tem como objetivo escrever artigos persuasivos e aumentar as vendas da empresa. Normalmente este tipo de profissional recebe uma porcentagem das vendas e não um salário fixo.

Editores de conteúdo: é possível trabalhar para jornais?

É mais comum que o redator trabalhe para sites de empresas de serviços, seja de marketing, finanças ou qualquer outro tema. Porém quando falamos de textos jornalísticos, existem algumas diferenças na técnica, por isso é mais comum ver jornalistas atuando nesta área.

Grandes portais como Forbes e New York Times normalmente contratam jornalistas de outros países para escreverem sobre temas locais, ou se for uma profissional que se destaca na sua área, para que escreva sobre a sua especialidade.

Outra especificidade do editor é que na maioria das vezes o trabalho dele consiste em coordenar os conteúdos, então ele os revisa e faz adaptações. 

Em redes como o LinkedIn, é possível encontrar oportunidades em diferentes empresas, ter acesso aos chefes de redação e novas vagas. Como podemos ver, a carreira da escrita pode ser muito lucrativa, onde o profissional pode atuar em diferentes áreas e segmentos. 

Gerentes de projeto: como garantir oportunidades?

Quase todas as grandes empresas têm gerentes de projeto (ou gestores de facilities). Eles supervisionam grandes projetos, delegam tarefas para várias pessoas, equipes, são responsáveis ​​pelo cronograma geral e pela conclusão do projeto.

Metodologias como SCRUM, KANBAN e PMBOOK ganharam destaque nas organizações, pois apresentam uma metodologia de gerenciamento de equipes e tarefas, que geram uma produtividade significativa.

Com o trabalho remoto, o gerente de projetos consegue visualizar tudo o que está acontecendo, através de um dashboard, e isso permite que este profissional tome decisões mais assertivas para o sucesso do projeto.

Outra vantagem desta carreira, é que um único gestor de projetos, pode gerenciar vários projetos simultâneos e em diferentes empresas.

Para este tipo de vaga são procurados profissionais com experiência no cargo, além de precisarem ter às certificações que comprovem o domínio das tecnologias.

Web designer: aonde procurar trabalhos?

trabalho remoto como começar

Embora existam muitas ferramentas que ajudam na construção de sites, é preciso de conhecimentos de usabilidade, programação, etc. para realizar modificações na sua página.

Para estes ajustes ou até mesmo elaborar um novo projeto, o web designer é o profissional mais indicado. Embora um programador possa ter facilidade em construir um site, são necessários conhecimentos específicos para este tipo de função.

Se o profissional busca se especializar, é possível se dedicar apenas a construção de páginas de vendas, onde é exigido um nível de criatividade ainda maior. Está é uma atividade que também é possível desempenhar para empresas de outros países, basta uma conta no PayPal e você poderá receber em dólar.

Sites como Workana, 99Freelas, podem facilitar que o freelancer encontre novas oportunidades para trabalho remoto, porém em grupos do Facebook ou LinkedIn, é possível encontrar um público mais qualificado. Muitos destas plataformas, possuem aplicativos próprios para facilitar o acesso.

UX/UI designer: é possível se destacar no mercado?

Se você não estiver familiarizado com o termo, UX (user experience) significa experiência do usuário e UI (user interface), interface do usuário. Neste trabalho, você se concentrará inteiramente no que um usuário online vê ao interagir com o software e o site da sua empresa.

Você pode pesquisar usuários, observar comportamentos e padrões registrados por meio de software e sugerir mudanças ou melhorias, para ajudar a empresa a atrair mais clientes, aumentar o tempo de permanência na página ou até mesmo aumentar as conversões.

Podemo utilizar como exemplo o YouTube, ele quer manter as pessoas no site pelo maior tempo possível para que elas vejam mais anúncios. O mesmo ocorre em lojas como Amazon, Netshoes, etc.

É comum que designers gráficos migrem para esta área, pois eles já possuem alguma afinidade com os conceitos e ferramentas utilizadas.

Gestor de mídias sociais: é só criar posts divertidos?

Embora muitas pessoas achem que gerenciar as redes sociais consiste apenas em criar post engraçados, a verdade é que o trabalho destes profissionais vai muito além disto.

O gestor de mídias sociais pode ter diferentes perfis, sendo um mais focado no SAC 2.0 e outro na gestão do tráfego.

Em ambos os o gestor de mídias sociais irá trabalhar com o posicionamento da marca e na aquisição de novos clientes.

O gestor de tráfego normalmente fica responsável pelos anúncios pagos e por isto, seu objetivo é levar um público qualificado para uma página de vendas e conseguir o maior número de conversões possível.

Embora o gestor de mídias sociais também possa trabalhar remotamente e com vários clientes, normalmente a sua remuneração é fixa. Já o gestor de tráfego costuma receber um valor fixo + uma porcentagem sobre as vendas. 

A diferença destes cargos não significa que exista uma melhor que a outra, mas sim aquela que você melhor se adapta.

Agora que você já sabe em quais carreiras pode atuar e quais as habilidades necessárias, comece a buscar oportunidades que se encaixem com a sua posição atual e com o tempo, você poderá se especializar em outras áreas.

Aproveite para ler o nosso artigo com truques para gerenciar o trabalho remoto.


Guest post escrito por William Mendes, analista de marketing no logosbr.com.br.

Similar Posts