Como construir uma cultura de trabalho remoto de sucesso na empresa

Uma cultura nada mais é do que um conjunto de hábitos adquiridos e enraizados nas pessoas. No caso da cultura de trabalho remoto, vale dizer que ela está relacionada às atividades no home office, ao coworking, na sede da empresa e em outros lugares em que o profissional esteja à vontade para executar as tarefas do dia a dia. 

Desenvolver uma cultura de trabalho remoto se tornou um grande desafio para as empresas dos mais variados setores, que foram obrigadas a fechar os escritórios para evitar a disseminação descontrolada do novo coronavírus.

Porém, é importante compreender que essa não é uma tendência passageira. Diversas companhias pretendem adotar o trabalho a distância para sempre. Exemplos disso podem ser vistos em uma reportagem do portal Whow!, que entrevistou os gestores de algumas startups.

Logo, é necessário que gestores e colaboradores tenham a cultura de trabalho remoto desenvolvida. Como fazer isso é o que falaremos neste artigo. Siga a leitura!

Entenda o que é a cultura do trabalho remoto

cultura de trabalho remoto

Uma cultura nada mais é do que um conjunto de hábitos adquiridos e enraizados nas pessoas. No caso dos valores culturais de uma organização, estamos nos referindo aos princípios da empresa e a forma como ela desenvolve o seu trabalho, fatores que devem estar alinhados entre todos que fazem parte dela.

Na prática, portanto, a cultura do trabalho remoto pode ser definida como o saber trabalhar a distância e executar as tarefas em qualquer local, com a mesma maestria que faria se estivesse no escritório da empresa.

A cultura do trabalho remoto tem como principal pilar o modelo conhecido como anywhere office. Essa metodologia prega que o escritório de um profissional pode ser em qualquer local, como em casa, em uma cafeteria, em uma biblioteca, em um coworking e até mesmo na sede da empresa. 

Dessa forma, entende-se que trabalho remoto não é sinônimo para home office. Isso porque o trabalho em casa é apenas uma das muitas possibilidades do leque aberto ao se desenvolver esse tipo de cultura.

Veja dicas práticas para desenvolver a cultura do trabalho remoto

Agora que você já entende um pouco mais sobre a cultura do trabalho remoto, confira algumas dicas para colocá-la em prática de forma eficiente na sua empresa.

Invista nas soluções tecnológicas adequadas

A cultura do trabalho remoto está diretamente ligada à tecnologia! Para que o trabalho a distância possa ser realizado, é necessário que haja um investimento em plataformas e sistemas para desenvolver as atividades.

As ferramentas de comunicação também são essenciais, para que os projetos sejam tocados de forma organizada e sem ruídos. Existem diversos recursos que podem ser utilizados, como o Slack, o Zoom, o Trello, entre outros, e cada qual com a sua finalidade.

Eduque os colaboradores para usar os recursos tecnológicos

De nada adianta investir em ferramentas para o trabalho a distância, se os membros da equipe não souberem como utilizá-las. É por isso que também se deve ter uma cultura voltada para a educação, sempre fazendo treinamentos e dando feedbacks aos colaboradores.

Isso é importante, principalmente, para organizações que têm equipes formadas por profissionais mais velhos e conservadores, que ainda têm certo receio em usar novas tecnologias no trabalho.

Dê bons exemplos aos colaboradores

Clifford Geertz, um dos principais teóricos da área de estudos culturais, enfatiza a dependência do ser humano por símbolos. Ele afirma que, para que uma cultura se estabeleça, é preciso que tenhamos exemplos. É assim que as crianças aprendem a falar determinado idioma, por exemplo, observando os adultos falantes e copiando o que eles fazem.

Trazendo essa ideia para o meio empresarial, podemos dizer que, para construir uma cultura de trabalho remoto, é necessário que os gestores das organizações sejam exemplos para os colaboradores.

Se um dos preceitos da cultura organizacional é ser comunicativo e interagir com os colegas nas plataformas de comunicação adotadas, por exemplo, os líderes precisam ser os primeiros a fazerem isso. Assim, os demais colaboradores serão educados pela observação e também executarão a atividade.

Proporcione novas experiências de trabalho

Como explicamos, um dos preceitos da cultura de trabalho remoto é a prática no anywhere office. Por isso, a empresa precisa incentivar os colaboradores a buscarem novas alternativas de locais para exercerem as suas atividades.

No vídeo abaixo, você confere como as empresas e os profissionais estão se reiventando em um mundo que exige transformações constantes para o sucesso dos negócios.

Nesse cenário de mundo VUCA (acrônimo em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), é possível firmar parcerias com coworkings, por exemplo, para que os funcionários utilizem esses espaços em determinados dias das semanas.

Os escritórios remotos têm diversas vantagens, como salas de reunião, auditórios para eventos, espaços para descompressão, entre muitas outras. Além disso, a prática do networking com pessoas e empresas de diversas áreas é sempre incentivada no dia a dia.

Em coworkings, é possível encontrar toda infraestrutura necessária para executar as atividades de escritório. Isso é relevante, tendo em vista que nem sempre se tem os mesmos recursos em casa

cultura de trabalho remoto
Coworking em Belo Horizonte

Mostre como o trabalho remoto proporciona qualidade de vida

Muitas pessoas têm receio de trabalhar remotamente, justamente por pensar que isso reflete em ficar 100% no home office. Porém, como já comentamos, isso não é necessário, uma vez vista que existem outras alternativas.

Para desenvolver uma cultura voltada para o trabalho a distância, portanto, os colaboradores precisam ter clareza do processo. Eles devem compreender que podem ter muito mais qualidade de vida com a metodologia anywhere office, e que ela traz os mais diversos benefícios, como mais produtividade e qualidade de vida. 

Se antes era preciso perder horas no trânsito ou mais de um transporte público para chegar na sede da empresa, por exemplo, agora é possível ir a pé ou de bicicleta até um coworking que fica próximo de casa. 

De tal forma, o trabalhador não precisará acordar tão cedo e nem chegará tão tarde em casa. Ele terá mais tempo para descansar, estudar, ficar com a família, praticar exercícios físicos, fazer atividades de lazer etc. Tudo isso resulta em mais qualidade de vida.

Em suma, todas as empresas que buscam uma transição permanente para o trabalho a distância precisam desenvolver mudanças na cultura organizacional. Por isso, convém que as nossas dicas sejam colocadas em prática para que se tenha mais êxito na atividade.

Vale lembrar, no entanto, que os processos culturais são cíclicos e sofrem mudanças com o tempo. A cultura do trabalho remoto, assim como qualquer outra, não é estática. Sendo assim, convém sempre buscar novas tecnologias e técnicas para seguir colhendo resultados positivos com o seu time.

Siga se informando sobre o tema em nosso artigo que mostra como se organizar para ter os melhores resultados com o trabalho remoto na prática.


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Facebook Comments
Como construir uma cultura de trabalho remoto de sucesso na empresa

Encontre o melhor coworking em Pinheiros, São Paulo, para a sua empresa

Como construir uma cultura de trabalho remoto de sucesso na empresa

Modelo AnywhereOffice: as soluções do BeerOrCoffee para sua empresa

Newer post