10 ideias para você não pirar e se destacar trabalhando remotamente

A adoção do trabalho remoto disparou nas empresas nos últimos meses por causa da pandemia. Ao contrário do que muitos CEOs e gestores imaginavam, trabalhar longe do escritório tradicional pode ser ótimo para a produtividade dos funcionários e os resultados da empresa. E é possível, sim, se destacar trabalhando remotamente.

Além do home office, outras modalidades do trabalho remoto, como os coworkings, estão em alta no mercado. Até mesmo o escritório convencional está dentro desse contexto, pois as regras de distanciamento exigem que só uma parte da equipe esteja no local de trabalho de forma física. 

Todas essas formas de trabalho juntas vêm sendo chamadas de anywhere office — que nada mais é do que o trabalho de qualquer lugar, onde o colaborador se sinta mais à vontade. No entanto, independentemente de você estar no home office, no coworking ou na sede da empresa, é preciso manter a energia, ter motivação e cuidar da saúde mental, certo?

Uma vez que em qualquer ambiente há desafios, separamos 10 ideias para você não pirar e se destacar trabalhando remotamente. Confira!

1. Tenha uma rotina 

Ter uma rotina é essencial para executar suas atividades da melhor forma possível. Ao estabelecer horários para as suas atividades, você terá mais clareza em relação às suas prioridades e não perderá tempo em tarefas que não agregam valor ao seu dia a dia. Uma dica que costuma dar certo é planejar o dia seguinte, especificando as ocupações profissionais e as pessoais, como a hora do café, do almoço e da janta, por exemplo. 

se destacar trabalhando remotamente

2. Faça atividades físicas 

Se antes da pandemia a gente dava desculpas para não ir à academia, agora com o isolamento os argumentos para não se mexer ficaram mais fortes. Por isso, todo cuidado é pouco para não se sentir estagnado trabalhando remotamente. A partir dessa perspectiva, é essencial integrar algum tipo de exercício em seu dia a dia. Mesmo que você não goste de nenhuma atividade física, vale incluir três caminhadas por semana, de meia cada hora cada, da sua casa ao coworking ou escritório da empresa. 

3. Estabeleça limites de trabalho claros

Por estar longe dos colegas e dos gestores, muitos profissionais aumentaram o receio de ser demitidos pelo simples fato de não estarem sendo vistos presencialmente. Por conta disso, diversos colaboradores passaram a trabalhar muito mais horas para criar mais possibilidades de mostrar seus resultados. Para não cair nessa, é preciso estabelecer limites para que as vidas pessoal e profissional coexistam de maneira pacífica. Em um outro post do nosso blog, mostramos como causar boa impressão e ser notado trabalhando remotamente.

4. Tenha cuidado com as redes sociais 

As redes sociais podem se tornar grandes vilãs e sabotar sua produtividade. Com tantas notícias (muitas falsas, inclusive) capazes de prender nossa atenção, não é raro se perder ou uma ou duas horas no feed do Instagram. Por isso, se você não consegue se segurar, mantenha o celular longe e só se comprometa a navegar pelas redes depois de entregar as tarefas mais importantes do dia.

5. Agende reuniões mais curtas

Sabe aquela história de participar de uma reunião de duas horas que poderia ter sido substituída por um simples e-mail? Provavelmente, você já vivenciou essa situação. Muitas empresas abraçaram uma cultura que as reuniões têm que ter um determinado tempo — geralmente, uma hora. No entanto, em muitos casos dá para agendar encontros de 25 minutos que, além de alinhar todos os pontos necessários, ainda permitirá que todos façam uma pausa para tomar um café ou se alongar. 

6. Durma o suficiente para entregar o seu máximo potencial 

Há dias em que enrolamos no trabalho e não fazemos metade das atividades que deveríamos ter feitos, não é mesmo? É provável que em dias como esses você tenha dormido mal ou poucas horas. Dormir bem deve estar no topo das suas prioridades. Afinal, uma boa noite de sono é que garantirá que você fique renovado para entregar o seu máximo potencial. Para dormir bem, faça atividades físicas (mas não pouco antes de dormir), evite alimentos e pesados e busque fugir da luz do celular e no notebook à noite, que atrapalham a indução do sono. 

7. Defina pequenas metas para o seu dia 

No início de cada dia de trabalho, é importante ter uma rotina, como dissemos aqui no texto. Dentro desse hábito, busque estabelecer pequenas metas. À medida que for cumprindo aquilo que se propôs, você vai garantindo pequenas vitórias que serão essenciais para ter mais energia, produtividade e motivação. Além disso, o sentimento do dever cumprido lhe dará a “permissão” para fazer suas coisas pessoais sem nenhum tipo de culpa. 

8. Se conecte com as pessoas 

Fazer conexão com as pessoas é uma condição inerente a todo ser humano. Caso você esteja trabalhando em um coworking ou na sede da empresa, marque cafés presenciais com seus colegas. Agora, se estiver presencialmente distante da sua equipe, faça questão de marcar encontros virtuais para fortalecer a conexão com as outras pessoas da sua empresa. E lembrando que não precisa ser apenas sobre trabalho. Você pode marcar papos, por exemplo, para falar apenas da vida pessoal. 

9. Peça ajuda

Trabalhar remotamente não quer dizer que você precisa fazer tudo sozinho. Caso tenha dificuldades em executar determinada tarefa, por exemplo, não hesite em pedir ajuda para um colega. Caso seja um freelancer ou autônomo, por exemplo, você pode ir a um coworking e fazer contato com profissionais de outra área. Redes como o BeerOrCoffee permitem que, com uma única assinatura, você tenha acesso a mais de 1.000 espaços de trabalho, espalhados em cerca de 160 cidades do país.

10. Adote o Anywhere Office

Conforme comentamos no início deste texto, o Anywhere Office nada mais é do que o trabalho de qualquer lugar, onde o colaborador se sinta mais à vontade. Poder ser o trabalho no home office, no coworking, na sede da empresa ou até mesmo em um café ou numa bilcioteca. Esse modelo de trabalho permite que a pessoa tenha mais flexibilidade e, portanto, mais felicidade no dia a dia do trabalho. 

Conclusão: é hora de se destacar trabalhando remotamente

O que achou dessas ideias para você não pirar e se destacar trabalhando remotamente? Como viu ao longo do texto, as sugestões apresentadas estão longe de ser um bicho de sete cabeças e podem ser adotadas por qualquer profissional e empresa. Para ficar mais por dentro desses assuntos, clique aqui e se aprofunde acerca do tema anywhere office.


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no BeerOrCoffee.

Facebook Comments
10 ideias para você não pirar e se destacar trabalhando remotamente

Vagas no BeerOrCoffee: venha ser nosso Customer Success PL / SR

10 ideias para você não pirar e se destacar trabalhando remotamente

Encontre o melhor coworking em Pinheiros, São Paulo, para a sua empresa

Newer post