É possível ter diferentes áreas de saúde no coworking?

O coworking é uma oportunidade para profissionais de diversas áreas, oferecendo um ambiente totalmente otimizado para oferecer conforto e interação para seus usuários.

Em tempos de pandemia, os trabalhos remotos se tornaram uma importante estratégia para as empresas com grande número de colaboradores, de modo que a equipe distribuída opere de maneira produtiva em outro espaço, que não seja a sede da empresa ou em home office.

Neste sentido, o espaço compartilhável do coworking é totalmente adaptável, tanto para os profissionais liberais, grandes ou pequenas empresas ou para pontuais eventos corporativos. 

Até mesmo para pacientes que já frequentam a clínica Yoshimura, especializada em cirurgia de implante capilar, por exemplo, podem contar com outros profissionais da saúde em um mesmo espaço, sendo este um ponto forte para divulgação de serviços.

Mas será que este ambiente realmente é versátil o suficiente para atender às diversas demandas de profissionais, até mesmo de áreas específicas da saúde? 

No post de hoje vamos entender quais profissionais podem contratar esse tipo de espaço e se as diferentes áreas da saúde compartilhando coworking podem dar certo. Vem conferir!

Quais são os profissionais da saúde que podem optar por um coworking

Muitas pessoas buscam profissionais da saúde por indicação de pacientes conhecidos, localização, indicação por sites confiáveis, entre outros benefícios que possam favorecer.

áreas de saúde

Para o profissional que está começando, uma das grandes vantagens de usar os escritórios flexíveis é que você não paga a mais por despesas como luz, água, taxas de condomínios ou outras cobranças adicionais. Além de ganhar indiretamente por conta dos colegas de espaço o conhecimento do paciente deles dos seus serviços. 

O valor pago é baseado na estrutura e serviço adicional para sua demanda, e nada mais sobre isso.

Sendo assim, para os profissionais de todas as áreas, até mesmo os especialistas em implante capilar, caso não queiram investir muito dinheiro para abrir sua própria clínica, ou queiram abrir mais uma, mas pensem em fazer isso de forma diferente, apostar em um coworking é uma ótima oportunidade de negócio.

Conheça abaixo os profissionais da área da saúde que podem investir em uma sala compartilhada para oferecer os seus serviços.

Médicos especialistas

Abrir uma clínica requer um planejamento financeiro, estratégias para atrair pacientes e dedicação para construir seu espaço físico, só pra começar.

Contudo, sabemos que não é fácil manter um espaço sozinho, necessitando de preparo e gestão para adquirir resultados com seu negócio. De certa forma, já é difícil ter de preocupar-se com seu trabalho, com a saúde e necessidades de seus pacientes. Ter ainda que lidar com espaço aconchegante, contas e atendimento, pode ser coisa demais.

No Brasil, já existem espaços de coworking para médicos e profissionais de diferentes áreas, desde um ginecologista, como o Doutor Fernando Guastella, até um ortodontista clínico, por exemplo. Tudo é possível, desde que tenha uma boa conversa entre os demais envolvidos e respeito, basicamente.

Os espaços colaborativos podem ser equipados com macas e equipamentos para exames, tudo preparado para atender o profissional e seus pacientes.

Existem ainda espaços que oferecem uma recepção moderna, com profissional que fica responsável pelo agendamento de consultas e pelo controle da recepção. Dessa forma, fica muito mais fácil focar efetivamente em seu trabalho ao invés de lidar com questões mais administrativas.

Psicólogos

Por oferecer uma estrutura personalizável, os coworkings para profissionais não são destinados apenas para médicos, podendo contribuir para um espaço de clínica de diagnósticos Humanize, ou para psicólogos de várias abordagens, por exemplo.

Assim como na medicina, a psicologia possui diferentes abordagens de atuação, tornando uma área da ciência que enxerga o comportamento humano de formas diferentes.

Neste sentido, criar um ambiente que agrupe vários tipos de profissionais pode facilitar na troca de experiências, motivação para investir no seu negócio e criar parcerias com uma equipe completa de profissionais da saúde.

Para o paciente, isso é um ponto importante, já que ele poderá economizar tempo e se sentirá mais seguro com o encaminhamento recebido para outro profissional próximo. A praticidade desse estilo de ambiente de trabalho é muito grande, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes.

Dentistas

O coworking odontológico é um espaço totalmente equipado para atender às necessidades do profissional e de seus pacientes. Ele é ideal para aquele profissional que está começando, ou aquele que não quer investir em uma outra estrutura para atendimento.

Ou seja, o profissional pode atender em consultas com demandas pontuais, sem precisar de um equipamento especial, ou apostar em um ambiente com estrutura preparada para eventuais procedimentos.

As vantagens do coworking para profissionais da saúde

Para quem está com boa parte da sua equipe de trabalho em home office, ou para os profissionais que buscam um ambiente aconchegante e moderno para realizar suas atividades, os espaços destinados à coworking se tornaram uma ótima opção.

Com vantagens que vão desde a economia em despesas fixas, até a oportunidade de interagir e formar parceria, o espaço é totalmente voltado para atender pessoas que buscam tratamentos específicos como ortodontia, estética e implantes dentais e consultas com uma equipe multiprofissional em um mesmo local.

O profissional poderá impulsionar a sua carreira trabalhando em um ambiente que gera criatividade por estar com outros profissionais, gerando visibilidade e divulgação do seu trabalho, além de aumentar o leque de possibilidades de parceria e de possibilitar diferentes formas de realizar cobrança por seus serviços.

Outro ponto interessante é a flexibilidade, onde a reserva das salas podem ocorrer por horário de atendimento, dias determinados da semana ou por meses, dependendo da demanda do profissional.

Para os profissionais da área da saúde, os coworkings compartilhados são espaços destinados ao atendimento presencial e online, já que as salas costumam ser equipadas tecnologicamente para o atendimento remoto.

Dependendo do espaço que você escolher, a comodidade de atender seus pacientes fora do ambiente residencial de fácil acesso, de fácil localização, e de possuir equipamentos também, se torna um ponto positivo para apostar na locação de uma sala compartilhada, principalmente para aqueles que desejam diversificar o atendimento remoto.


Este foi um guest post produzido pelos nossos parceiros da Oblige, uma agência de marketing digital focada em trazer resultados online.

Similar Posts