O que é trabalho híbrido e por que ele é essencial para o futuro do trabalho

O trabalho híbrido é caracterizado pelo fato de as empresas darem autonomia para os seus profissionais escolherem como, onde e quando realizam suas atividades da melhor maneira possível. Por meio desse modelo de trabalho, os funcionários podem escolher entre realizar suas atividades no home office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis — os coworkings.

Por acaso, você já se fez a seguinte pergunta: o que é trabalho híbrido? Com a pandemia, a forma de realizar as atividades das empresas mudou drasticamente. Da noite para o dia, muitas pessoas tiveram de se adaptar ao home office sem esperar ou se preparar para isso.

Não há dúvidas de que o trabalho em casa traz muitas vantagens. Ao mesmo tempo, ele também é recheado de grandes desafios. Em meio a tantas mudanças, as pessoas estão começando a retornar aos escritórios, mas não da maneira como acontecia antes da Covid-19. 

Agora, tudo indica que o “caminho do meio” será melhor para os profissionais e as empresas. Em outras palavras, as equipes devem se tornar cada vez mais híbridas e isso significa que as pessoas trabalharão em vários locais — principalmente, em três: home office, escritório e coworking.

Neste texto, você saberá o que é trabalho híbrido e por que ele é essencial para o futuro do trabalho. 

O que é trabalho híbrido 

A crise provocada pelo novo coronavírus forçou as empresas a redesenhar suas operações e reinventar a forma como suas equipes trabalham. Por conta das novas regras de distanciamento e isolamento social, muitas organizações tiveram de permitir o home office

trabalho híbrido

O trabalho em casa vem dando certo para as companhias, mas muitos problemas — como falta de estrutura, movimentação da casa, distância física dos colegas e até ansiedade e estresse — sugerem que essa forma de trabalho, por si só, não é sustentável. Assim, o trabalho híbrido se destaca.

O trabalho híbrido é caracterizado pelo fato de as empresas darem autonomia para os seus profissionais escolherem como, onde e quando realizam suas atividades da melhor maneira possível. Por meio desse modelo de trabalho, os funcionários podem escolher entre realizar suas atividades no home office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis (coworkings), por exemplo.

Nesses novos tempos, o que prevalece é o local onde as pessoas se sentem mais produtivas, criativas e felizes. De um lado, a quantidade de horas trabalhadas perde força; de outro, os resultados apresentados serão cada vez mais essenciais para o sucesso dos colaboradores dentro das organizações. 

Como criar uma equipe híbrida 

Para que uma equipe híbrida tenha sucesso, é preciso que ela conte com a tecnologia e os recursos necessários. No entanto, vale lembrar de uma expressão popular: a palavra incentiva, mas é o exemplo que arrasta. 

Isso significa que é essencial que os donos e gestores da empresa incentivam a prática de trabalho remoto, de forma que os profissionais se sintam confortáveis com essa nova forma de realizar as atividades. As ações precisam partir de cima para baixo. Então, é necessário que as lideranças deem o exemplo para incentivar as demais pessoas da companhia. 

Em seguida, é indispensável que as equipes tenham a tecnologia ideal para trabalhar com eficiência em lugares diferentes. É primordial, por exemplo, adotar aplicativos para troca de mensagens, plataformas de videoconferências e ferramentas para documentar processos. 

Para ter exemplos práticos, vale a pena se inspirar em organizações que já operam de forma remota. O BeerOrCoffee, por exemplo, já promoveu um webinar no qual os seus co-fundadores, os irmãos Pedro e Roberta Vasconcellos, contam como a empresa funciona remotamente. A startup também criou um ebook com todas dicas para quem está começando. 

Por que o trabalho híbrido será essencial para o futuro do trabalho

À medida que a tecnologia avança, as pessoas passam a contar com novas ferramentas que permitem fazer mais com menos. Em outras palavras, isso quer dizer que é cada vez mais possível que as pessoas sejam mais produtivas, em menos horas trabalhadas. 

“O futuro é um ambiente de trabalho flexível que atende às necessidades de todos os funcionários, oferecendo a eles a experiência de trabalho mais gratificante e, em troca, permitindo maximizar o valor que eles retornam à organização”, diz Tom Cheesewright, futurista da empresa de eletrônicos voltada para negócios, Poly. 

A cofundadora e CEO do BeerOrCoffee, Roberta Vasconcellos, lembra que a flexibilidade e o trabalho remoto já eram tendências crescentes no mercado. “Com todo o cenário do coronavírus ao redor do mundo, a gente estima que o futuro do trabalho foi antecipado em, pelo menos, 10 anos”, afirma a empreendedora. 

Embora muitas empresas tenham tido que adotar o trabalho híbrido em um contexto emergencial, os gestores perceberam que é um modelo de trabalho que traz muitas vantagens para as pessoas e para as organizações.

A partir desse contexto, é natural que muitas dúvidas apareçam: como saber, por exemplo, qual o melhor dia da semana para se trabalhar em casa, no coworking ou na sede da empresa? 

Naturalmente, não existe uma verdade absoluta para cada questão. Isso vai depender das demandas e necessidades das empresas e das pessoas — que, vale sempre reforçar, são os principais ativos para as companhias. 

O CHRO da XP Inc., Guilherme Sant’Anna, acredita que o ponto principal para se adaptar é entendendo o que as pessoas querem e precisam. “À medida que fomos atendendo isso, tanto regionalmente quanto globalmente, as pessoas foram se acostumando. E batemos o recorde de eNPS (employee net promoter score, que mede o nível de satisfação do colaborador])”.

Muitos aprendizados para o futuro do trabalho

Como dissemos, o trabalho híbrido (ou remoto) nada mais é do que a liberdade de trabalhar de onde você quiser. “A quarentena trouxe muitos aprendizados. É um momento difícil em vários aspectos e cada empresa está lidando com isso de uma forma diferente. Acima de tudo, sabemos que é importante nos mantermos unidos, exercitando a empatia e a solidariedade com o outro”, aponta Roberta Vasconcellos. 

Apesar de o futuro ser incerto, é possível apostar em ações que privilegiam, acima de tudo, o conforto e a experiências das pessoas. Para entender mais sobre o que é o trabalho híbrido e seus desdobramentos no dia a dia das pessoas e das empresas, aproveite para conferir a série de webinars do BeerOrCoffee “O Futuro é Flexível”.

Você pode conferir as gravações das lives em nosso canal do Youtube e também pode conferir os três dias de resumos em nosso blog (Dia 1: As empresas vão adotar o anywhere office; Dia 2: Como ter uma equipe remota; e Dia 3: Entenda por que os coworkings são uma tendência).


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo do BeerOrCoffee.

Facebook Comments
O que é trabalho híbrido e por que ele é essencial para o futuro do trabalho

5 benefícios do coworking para alavancar sua carreira

O que é trabalho híbrido e por que ele é essencial para o futuro do trabalho

Coworking Week 2020: garanta uma semana de reservas gratuitas nos escritórios compartilhados da rede BeerOrCoffee

Newer post