Equipes distribuídas: Por Que Adotar esse Modelo Agora?!

O Woba é uma plataforma que conecta profissionais e empresas aos melhores espaços de trabalho por meio de uma rede parceira. Atualmente, a startup conta com 1.000 escritórios flexíveis, espalhados nos principais centros de 160 cidades brasileiras. 

Com a pandemia, empresas de todos os perfis e tamanhos tiveram de se reinventar. Entre as diversas mudanças, o trabalho remoto ganhou uma evidência sem precedentes na história da humanidade. Muito mais do que o home office, essa modalidade permite que as equipes sejam distribuídas e possam executar suas atividades de qualquer lugar.

Em outras palavras, falamos do AnyWhere Office — uma forma de trabalho distribuída que conta, por exemplo, com o home office, o escritório flexível (coworking), o escritório tradicional, o café, a biblioteca ou outro lugar que a pessoa esteja à vontade para realizar suas tarefas. 

Neste texto, destacamos por que sua empresa deve adotar o trabalho distribuído e mostramos como o Woba pode ajudar. Confira!

O que é trabalho distribuído e por que nada será como antes

Aqui no blog, já escrevemos sobre o que é trabalho distribuído e quais são suas vantagens. Para relembrar, o conceito consiste em um modelo repartido, com as equipes distribuídas. Isso significa, por exemplo, que uma empresa pode contar alguns profissionais na sede, enquanto outros estão no home office ou no coworking.

Segundo um artigo da Lifesize, “trabalho distribuído refere-se a empresas que possuem um ou mais funcionários que trabalham em diferentes locais físicos. Esse modelo de trabalho misto pode incluir equipes no local, em um ou mais locais de escritório, bem como funcionários remotos que trabalham em casa, em espaços de coworking, em espaços públicos ou até viajando”. 

Com as medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus, muitos trabalhadores tiveram as suas primeiras experiências de trabalho longe do escritório convencional. O interessante é que diversas indústrias e companhias que sequer cogitavam o trabalho remoto viram que o modelo funciona porque traz ótimos resultados para as organizações. 

Mesmo com algumas atividades voltando a funcionar, tudo que indica que nada será como antes. Sem uma vacina para a cura da Covid-19, as pessoas terão que continuar adotando medidas para conter a transmissão da doença. Entre as precauções, será preciso manter o distanciamento social e desinfectar superfícies e objetos.

equipes distribuídas

Por que sua empresa deve adotar o modelo de equipes distribuídas

O home office mostrou-se eficiente, mas ele por si só não é sustentável. Quem mora com outras pessoas, sobretudo com crianças, por exemplo, vive desafios com a produtividade. Já outros carecem de uma estrutura adequada, com boa internet, mesas e cadeiras. 

Além disso, há pessoas aproveitando a nova liberdade para trabalhar de menos. Por outro lado, tem gente extrapolando o horário e trabalhando muito mais do que antes, na época do escritório convencional. 

Por fim, vale lembrar da necessidade de socializar das pessoas. É muito provável que a maioria dos profissionais sinta falta do calor humano e da troca de ideias e conhecimentos tão essenciais para os negócios de quaisquer companhias. 

A gente poderia destacar outras questões, mas essas já são suficientes para concluir: a melhor escolha é abraçar o trabalho remoto e permitir que as equipes atuem de maneira distribuída. Assim, as pessoas poderão trabalhar um ou dois dias da semana em casa, um dia na sede e os outros dois dias em um coworking perto de casa. Mais à vontade para realizar as tarefas, naturalmente os profissionais se tornam mais criativos, produtivos e felizes. 

Como o Woba pode ajudar sua empresa

Depois de destacar as razões para contar com equipes distribuídas, mostramos como o Woba pode ajudar sua empresa. Para começar, vale lembrar que o propósito da startup é oferecer soluções para empresas e profissionais que buscam viver uma nova forma de trabalho, com mais liberdade, colaboração e felicidade.

Com isso, é possível que sua empresa faça um único contrato e tenha acesso à rede de mais de 1.000 espaços de trabalho, em 160 cidades. Com a plataforma, é possível que a sua equipe esteja trabalhando com a estrutura ideal nos principais centros de negócios de cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. 

Por conta da pandemia, grande parte dos espaços da rede já se adequou ao “novo normal” e garantiu o certificado de escritório mais seguro, um projeto do Woba em parceria com a Sercon (uma empresa que é referência em Saúde e Segurança do Trabalho). 

Essa certificação assegura que os escritórios da plataforma adotaram todas as boas práticas recomendadas pelos órgãos de saúde de todo mundo, a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus no trabalho. 

A partir dessa perspectiva, a CEO do Woba, Roberta Vasconcellos, afirma que o futuro do trabalho foi adiantado em cerca de 10 anos. Com isso, o trabalho remoto ganha mais vez e voz em um mercado que, mais do que nunca, demanda flexibilidade, escolha e experiência.  

Soluções do Woba na prática

Grandes marcas já utilizam as soluções do Woba. Empresas como iFood, Algar Telecom e Banco Inter (que economizou mais de 1 milhão de reais por ano em aluguel de escritórios depois de contratar o Woba) já atuam nesse modelo de trabalho distribuído. 

equipes distribuídas

Na prática, quem utiliza o Woba garante vantagens como a descentralização (com as equipes distribuídas em diversos pontos, incluindo não só os coworkings, mas a própria casa do funcionário e a sede da empresa); a expansão da sede da empresa (muitos locais significam muitas pessoas trabalhando a favor do seu negócio); o trabalho perto ou dentro de casa e muito mais.

Conforme destacamos, a rede conta com mais de 1.000 espaços de trabalho, nos locais mais desejados e badalados do país, e muitos deles, com certeza, têm tudo a ver com sua empresa e sua equipe. 

“Os colaboradores, mais do que nunca, anseiam por flexibilidade. Eu acredito que, em alguns meses, nenhum CEO obrigará as pessoas a estarem em um determinado lugar — obviamente, exceto em algumas indústrias específicas que exigem a presença física do trabalhador”, afirma Roberta Vasconcellos.

Se você acha que é o momento de abraçar o trabalho remoto e contar com equipes distribuídas, acesse o site do Woba e fique por dentro de todos os detalhes.


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo do Woba.

 

Similar Posts