Escritório remoto: 5 razões para sua empresa aderir

Agora que empresas e profissionais das mais diversas áreas de atuação já estão se habituando ao trabalho remoto muitos estão se questionando: esse modelo veio para ficar? Descubra as razões pelas quais você deve acreditar que sim, o escritório remoto será o novo normal.

Mesmo que você não esteja familiarizado com os termos “trabalho remoto”, “escritório flexível” ou até “escritório remoto” você com certeza já teve contato com esse modelo de trabalho. Afinal, o home office é uma das possibilidades dentro do formato flexível — e atualmente grande parte das pessoas está trabalhando assim.

Como muitos estão experimentando o trabalho remoto pela primeira vez, a princípio surgiram dificuldades para se adaptar. Depois, a maioria das empresas e seus colaboradores começaram a perceber as inúmeras vantagens da flexibilidade. E mais ainda, viram que o trabalho remoto não se resume apenas ao home office, o que é maravilhoso!

Neste texto vamos te apresentar o conceito de escritório remoto e como ele se encaixa no futuro do trabalho. Além disso falaremos sobre os benefícios alcançados por meio da flexibilidade e liberdade de escolha. Ficou curioso? Se sim, continue lendo pois explicaremos tudo detalhadamente!

O que é um escritório remoto?

O escritório remoto nada mais é do que o escritório em qualquer lugar (ou como gostamos de chamar aqui no Woba: o anywhere office). Ou seja, os colaboradores não precisam ficar presos a somente uma sede ou espaço físico. Eles podem transitar entre o escritório, um coworking perto de casa ou, quando precisarem, trabalhar em suas residências.

Os processos e ferramentas digitais fizeram com que isso se tornasse possível há muitos anos. Mas a pandemia do novo coronavírus foi responsável por trazer a necessidade de adaptação — até mesmo para os mercados mais antiquados. Incrivelmente o serviço público brasileiro, cheio de burocracias, foi digitalizado e hoje já é possível solicitar uma série de serviços pelos sites das prefeituras, por exemplo.

Então, um escritório remoto pode ser a sua casa, um espaço de escritórios compartilhados na sua cidade, um quarto de hotel ou Airbnb em qualquer lugar do mundo e, claro, as próprias filiais da empresa. A premissa fundamental é de que as pessoas não precisam estar em um só lugar para realizar suas tarefas.

escritório remoto
Creative Space Coworking, São Paulo/SP

Por que adotar o modelo de escritório remoto

Várias grandes empresas já anunciaram mudanças permanentes para o trabalho remoto. Dentre elas estão o Twitter, Facebook e XP Investimentos. Até mesmo o Walmart agora permitirá que milhares de colaboradores do setor de tecnologia possam permanecer remotos. O CTO da rede, Suresh Kumar, escreveu: “acreditamos que a maneira de trabalhar no futuro, particularmente em tecnologia, será fundamentalmente diferente do que era antes. Acreditamos que será aquela em que trabalhar virtualmente será o novo normal”.

Mas, então, por que isso está acontecendo? Abaixo listamos as principais razões pelas quais grandes, médias e pequenas organizações estão considerando o trabalho remoto de maneira permanente (e por que você também deve fazê-lo).

1. Redução de custos com infraestrutura

Esta é uma grande vantagem do escritório remoto para as empresas. Em salas comerciais tradicionais uma vez que você adquire o espaço (o que já é um baita investimento) ou paga aluguel, ainda tem que lidar com uma série de gastos. Alguns exemplos são manutenção e reforma, IPTU, condomínio, contas de luz, água, internet e por aí vai. Em um escritório tradicional também é necessário lidar com todos os custos de mobiliário, serviços de limpeza e recepção.

Enquanto isso, nos coworkings, por exemplo a única fatura que você recebe é a do aluguel da sala e/ou dos planos individuais dos colaboradores. Toda estrutura é oferecida pelo espaço, desde o básico, como mesas e cadeiras para trabalhar, até ambientes descontraídos para descanso e interação. Há salas de reunião, escritórios privativos, espaços compartilhados, cozinha, banheiro e, alguns casos, até espaços para eventos.

O cuidado com limpeza e manutenção fica sob responsabilidade da administração do coworking, bem como a contratação de um bom plano de internet e abastecimento de água, luz, entre outros.

2. Maior produtividade para os colaboradores

De acordo com uma pesquisa recente da Global Workplace Analytics (GWA), 93% dos funcionários gostariam de continuar trabalhando remotamente pelo menos uma parte do tempo. Outro estudo realizado por economistas da Universidade de Warwick descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos.

Então, se o trabalho remoto deixa as pessoas mais felizes e satisfeitas e a felicidade aumenta a produtividade, trabalhar remotamente também pode fazer com que os colaboradores da sua empresa sejam mais produtivos. Mas essa não é apenas uma suposição. Um estudo realizado pela Airtasker constatou que trabalhar em casa não apenas beneficia os funcionários, eliminando seus deslocamentos diários, mas também aumenta a produtividade e leva a estilos de vida mais saudáveis.

3. Melhora no recrutamento e retenção de talentos

Uma matéria publicada pela Forbes apontou: “Imediatamente após o Twitter anunciar sua política permanente de trabalho remoto, as pesquisas por ’empregos no Twitter’ aumentaram 80% . Quando o Facebook e a Square fizeram anúncios semelhantes, as pesquisas por suas oportunidades de carreira também aumentaram. Além de atrair talentos, o trabalho remoto demonstrou aumentar a satisfação dos funcionários e, portanto, a retenção”.

Ao adotar o escritório remoto também é possível reunir colaboradores de todos os perfis, em qualquer lugar do mundo. E graças às ferramentas tecnológicas a sua empresa não sairá prejudicada, pois fica fácil manter o engajamento e a comunicação entre todos.

escritório remoto

4. Facilidade para crescimento e expansão

Muitas vezes, quando o time cresce rapidamente é comum que as empresas precisem fazer adaptações emergenciais a fim de receber novos profissionais — o que nem sempre acontece da forma mais confortável.

Por isso, investir em escritórios flexíveis é a melhor estratégia que você pode utilizar. Com escritórios remotos é possível contratar novas salas ou posições em áreas compartilhadas em coworkings de acordo com a sua necessidade. E o melhor, você não precisa se preocupar com reformas, já que o local vem com a infraestrutura completa para receber a todos — isso inclui mesas, cadeiras, iluminação, internet e muito mais!

5. Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O trabalho flexível pode ajudar os funcionários a encontrar mais tempo com familiares e entes queridos, como aponta pesquisa da Flex Jobs. Os pais e cuidadores que trabalham com horários remotos e flexíveis geralmente conseguem construir suas carreiras ao longo do tempo com os membros da família e cuidar dos entes queridos, em vez de passar o tempo pessoal em volta do trabalho.

Contudo, muitos profissionais relatam dificuldades quando trabalham em casa. Os problemas vão desde a dificuldade de separar os momentos de trabalho dos de lazer ou descanso e o alto número de distrações até a sensação de solidão ao longo do dia. Por isso, a alternativa mais procurada é optar por espaços de trabalho flexíveis.

Futuro: conheça o Office Pass (Uma Assinatura, +1.000 Coworkings)

Essas foram apenas algumas das razões pelas quais você deve considerar o escritório remoto para sua empresa.

No cenário atual diversos players do mercado estão vendo as vantagens do modelo e investindo nessa ideia.

Para saber mais, conheça o OfficePass: uma assinatura e o acesso a mais 1.000 coworkings, em 160 cidades

 

Similar Posts