Escritório Virtual: o que é e por que sua empresa deve adotar

Você sabe o que é um escritório virtual? Contratando esse serviço sua empresa pode ter endereço fiscal, serviço de correspondência e atendimento telefônico (entre muitos outros opcionais) em qualquer lugar do país, sem precisar de uma sede física

Nos últimos meses temos falado muito das novas formas de trabalho evidenciadas pelo isolamento social. O home office se fez necessário para muitas empresas de maneira emergencial — e grande parte delas nunca tinha testado o trabalho remoto. A ideia de que era necessário ter uma sede física em todos os lugares que estivessem presentes, impedia que muitos empresários considerassem, também, a ideia do escritório virtual. Mas isso agora mudou.

Estrutura de qualidade, bom atendimento e credibilidade para você e seus clientes são algumas das vantagens dos escritórios virtuais. Entenda o que é o escritório virtual, como funciona esse serviço e por que você deve considerá-lo para o seu negócio.

O que é escritório virtual

Um escritório virtual nada mais é do que um espaço físico que disponibiliza seu endereço e determinados serviços para empresas que não necessariamente querem alugar uma sala. Dentre esses serviços podemos destacar o endereço fiscal, recebimento de correspondências e atendimento telefônico personalizado com número exclusivo.

Ou seja, você paga um preço mensal para utilizar o endereço do coworking escolhido, na localização de sua preferência, e ainda tem acesso a serviços exclusivos do espaço.

escritório virtual

Também é possível alugar salas privativas, salas de reunião e espaços de treinamento com preços especiais no coworking que você contrata o serviço de escritório virtual. E isso gera uma grande redução nos custos, já que você só paga conforme a demanda e ainda tem a comodidade de utilizar salas totalmente mobiliadas para receber clientes e parceiros, quando necessário.

Quando optar por um escritório virtual

Há várias situações em que pode ser bastante interessante optar por esse tipo de serviço. Abaixo listaremos as principais delas.

1. Começando um negócio

Um profissional autônomo está abrindo uma empresa de serviços digitais (ou seja, ele não precisa de uma sede física). Mas para conseguir registrar a empresa e transmitir credibilidade para seus clientes, ele precisa de um endereço comercial, que não seja da sua residência.

Além disso, ele quer um atendimento profissionalizado e em certos momentos pode precisar fazer reuniões presenciais. O escritório virtual em um coworking é a solução perfeita!

2. Em processo de expansão

Sabendo que é possível trabalhar de forma remota, seja em casa, viajando ou em um coworking, diversos gestores já estão pensando em adotar o modelo remoto de forma permanente. Isso permite que equipes fiquem distribuídas em vários bairros, cidades, estados e até países. O que também contribui para uma eventual expansão dos negócios para outros lugares.

Mas ter uma sede de escritório em cada um desses lugares pode ser bem caro, não é mesmo? E é aí que entra o escritório virtual. Com o serviço é possível ter filiais em dezenas de cidades sem prejudicar o orçamento e a eficiência operacional.

3. Precisando reduzir custos

Se sua empresa está buscando redução de custos, um plano de escritório virtual atrelado a posições rotativas em escritórios compartilhados pode ser a solução ideal. Você terá o endereço comercial e os serviços já citados acima, bem como uma estrutura física para seus colaboradores trabalharem. Contudo, não terá que arcar com os custos fixos de uma sala comercial tradicional, que são consideravelmente mais altos.

O custo de um escritório virtual é mais em conta do que alugar ou comprar um espaço, o pagamento de funcionários, instalações, manutenções e outros serviços. Dependendo do plano combinado com o escritório, você terá muitos benefícios inclusos, podendo investir o valor poupado na sua própria empresa.

O papel do escritório virtual no futuro do trabalho

Diversos especialistas acreditam que o “novo normal” após a crise do coronavírus será que as pessoas comprem ainda mais pelo computador e smartphone. Um mercado que já estava aquecido se torna cada vez mais essencial. Quem já estava acostumado em fazer compras em e-commerces continuou durante o isolamento. E quem não estava começou por uma questão de necessidade. Ou seja, os serviços virtuais estão em constante crescimento.

“Todas as empresas não só estão vendo que o trabalho remoto é possível, mas que de fato traz mais qualidade de vida para as pessoas e eficiência operacional/redução de custo para as empresas. Além de tirar barreiras físicas de contratação e retenção de talentos e ajudar a escalar mais rápido. Acreditamos que o futuro do trabalho foi adiantado em 10 anos e que ele é híbrido/distribuído: casa, coworking, escritório”, comentou a CEO do Woba, Roberta Vasconcellos em uma entrevista.

escritório virtual

O escritório virtual entra como uma ponte entre o mundo físico e o digital, trazendo oportunidades de negócios para empresas de todos os perfis, mercados e tamanhos. Enquanto sua empresa pode ter uma sede de escritório físico em São Paulo, por exemplo, ela também poderá ter filiais em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, se dividindo entre coworkings e escritórios virtuais por todo país.

Como contratar um escritório virtual

Encontrar o seu escritório virtual é muito fácil. O Woba tem +1000 espaços cadastrados na rede em mais de 150 cidades — e grande parte deles oferece esse serviço. Basta se cadastrar em nosso site, informando a cidade em que gostaria de contratar o escritório. Logo em seguida nossos consultores entrarão em contato com as informações adicionais para finalizar o processo. Em poucos dias você tem tudo em mãos para colocar seu negócio em ação.

Legal, não é mesmo? Se você gostou dessa ideia e quer contratar o seu escritório virtual, clique aqui e realize o seu cadastro. Nossa equipe está pronta para te auxiliar durante todo o processo!

Similar Posts