O futuro dos escritórios na visão de Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee

“Na primeira semana de março, eu estava com a equipe BeerOrCoffee no litoral da Bahia para viver a experiência presencial anual da empresa. Era o nosso Retreat 2.0, quando reunimos todos os nossos colaboradores nômades, que trabalham remotamente pelo mundo”, contou Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora do BeerOrCoffee, em seu artigo para a revista Forbes sobre o futuro dos escritórios.

“Naquele momento, a gente já sabia sobre os graves efeitos da pandemia da Covid-19 na Ásia e Europa, mas não imaginávamos que a necessidade do isolamento social chegaria na semana seguinte ao Brasil. Foi um momento de conexão, alinhamento e inspiração para uma realidade sem precedentes”, continuou.

E ninguém imaginava que tanta coisa iria mudar, não é mesmo? Muitos hábitos, pensamentos e até posicionamentos puderam ser reconsiderados durante a quarentena. O distanciamento social fez com que os profissionais parassem para pensar nas suas prioridades. As empresas voltaram seu olhar para o bem-estar e segurança dos colaboradores. E as pessoas desenvolveram a empatia, mais do que nunca.

“Durante a pandemia as empresas tiveram que adotar de forma emergencial o trabalho remoto e elas se adaptaram a ele, viram que funciona, que traz mais qualidade de vida para as pessoas e redução de custos para as organizações”, disse Roberta em uma entrevista para a rádio Jovem Pan.

Neste post, vamos apresentar a visão da nossa CEO em relação ao momento atual. Além disso, trouxemos as suas perspectivas para o futuro dos escritórios no cenário pós Covid-19. Com a palavra, Roberta Vasconcellos.

Percepções para o momento

futuro dos escritórios

“A flexibilidade e o trabalho remoto já eram tendências crescentes no mercado. Com todo cenário do coronavírus ao redor do mundo, a gente estima que o futuro do trabalho foi antecipado em, pelo menos, 10 anos.

O que temos visto é que as empresas tiveram que adotar esse modelo de forma emergencial, mas viram que ele traz diversos benefícios para os profissionais e para o próprio negócio.

Como eu disse no artigo para a Forbes Insider, esse cenário me aproximou ainda mais de clientes e parceiros, conversando e procurando entender onde estavam as dores, orientando como podia para que todos os stakeholders se sentissem mais seguros.

Pensando nisso, e reunindo com as lideranças dentro do BeerOrCoffee, percebi que as pessoas precisavam de algo para sentir essa maior segurança nos espaços de trabalho, para quando for possível retornar.

E foi aí que surgiu a ideia do ‘Certificado Escritório Mais Seguro: BeerOrCoffee & Sercon‘, conduzida pelo nosso Head de Growth, Bernardo Correa — mas vamos falar disso com detalhes mais pra frente.

Fato é que muita coisa mudou de forma repentina. E como especialista no assunto ‘trabalho remoto’ senti que era meu papel ajudar o maior número de pessoas possível, dentro e fora do BeerOrCoffee.

Começamos a oferecer apoio à adaptação ao trabalho fora do escritório com webinars e outros conteúdos, além de ajudar as empresas a reduzirem custos com escritórios. Criamos uma rede de apoio para nossos clientes, parceiros e colaboradores, o que é de extrema importância nesse momento de crise.”

Trabalho remoto na prática

“Por mais que esse modelo esteja cada vez mais disseminado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o trabalho remoto. É coworking? Home office? Trabalhar viajando?

Bem, na verdade é uma mistura de tudo isso. Estamos vivendo um momento de ‘home forced’, como disse nosso parceiro Tiago Alves, CEO do grupo Regus & Spaces Brasil em um de nossos webinars. E isso é bastante diferente da experiência que temos quando trabalhamos remotamente por escolha. O futuro dos escritórios será híbrido, distribuído.

O trabalho remoto nada mais é do que a liberdade de trabalhar de onde você quiser. Um dia na sede da empresa, que pode ser um escritório tradicional ou flexível. No outro, em um coworking perto da sua casa, ou da escola dos seus filhos e até em uma cidade do outro lado do mundo. E, quando necessário ou conveniente, em casa, no home office.”

Neste artigo também falamos sobre o home office e trabalho remoto com mais detalhes, destacando as suas similaridades e diferenças.

Futuro flexível

“Quando falo sobre coworkings/escritório flexível, estou destacando um escritório que você não precisa fazer obras, investir em Capex, colocar móveis, internet, água, cafezinho, limpeza — todos os serviços estão inclusos.

Isso quer dizer que você paga para usar com tudo incluso, do tamanho que você precisar. E ele é flexível, além disso, porque o contrato é flexível, não é um contrato tão longo.

Essa também é uma tendência para o pós-pandemia justamente porque está todo mundo focando em otimização de custos e no que é o essencial do seu negócio — deixando o que não é essencial do seu negócio pra quem é especialista nisso.

Hoje o mercado de coworkings representa 5% do mercado comercial de escritórios do mundo. Até 2025 estava estimado pra representar 30%, mas isso foi adiantado agora.

Essas tendências estão acontecendo por uma questão, primeiro, das empresas buscarem redução de custos e flexibilidade, segundo do aumento do trabalho remoto e terceiro porque o trabalho vai ser distribuído: coworking, casa e escritório. Ou seja, o futuro dos escritórios é flexível.”

O cenário pós-pandemia

futuro dos escritórios

“No cenário pós-pandemia, com o fim da Covid-19, o escritório de antes não existirá mais. No processo do retorno ao ambiente de trabalho, vimos a necessidade de criar um sistema de apoio para nossos coworkings parceiros, educando e orientando sobre boas práticas de higienização e distanciamento.

Foi assim que começou o projeto “Escritório Mais Seguro”, uma parceria do BeerOrCoffee com a Sercon, empresa de Medicina do Trabalho.

Mapeamos a jornada dos profissionais nos escritórios e, para cada ponto de contato, calculamos os riscos e estipulamos as recomendações de desinfecção e segurança. Também elaboramos um material super completo, que pode ser acessado e consultado por todos que queiram garantir mais segurança nos escritórios. E como sabemos que novas descobertas são feitas diariamente, ele é um material vivo — ou seja, está em constante atualização.”

Para acessar o guia Escritório Mais Seguro clique aqui

“Nossos coworkings parceiros podem solicitar, inclusive, a certificação do Escritório Mais Seguro. Depois de um processo de análise nosso time de operações concede um selo que garante que o espaço está seguindo às recomendações de limpeza e distanciamento. Esse selo pode ser colocado visivelmente nos escritórios e será mostrado no nosso site. Ou seja, os clientes também têm a segurança de saber em quais ambientes estão sendo aplicadas as recomendações.”

Considerações finais

“A quarentena nos trouxe muitos aprendizados. É um momento difícil em vários aspectos e cada empresa, profissional e, principalmente, pessoa está lidando com isso de uma forma diferente. Acima de tudo sabemos que é importante nos mantermos unidos, exercitarmos a empatia e solidariedade com o outro.

Criar redes de apoio nunca foi tão necessário, e acredito que podemos tornar esse processo mais leve quando estamos juntos. Sou grata por ter comigo duas famílias incríveis: uma dentro de casa, com meus pais e irmãos, e outra na empresa que construí ao lado dos meus sócios e co-fundadores do BeerOrCoffee, Pedro Vasconcellos e Eric Santos.”

O meu lado espiritual, da meditação à leitura dos provérbios de Salomão, tem me dado força para seguir em paz nesse momento de muita turbulência para todos. Entendi que é preciso estar bem para seguir produzindo e se doar ao próximo.

Trecho da entrevista para a Forbes Insider, Roberta Vasconcellos

Se você tem insights sobre o futuro dos escritórios e dos hábitos de trabalho, compartilhe conosco no Instagram, Facebook ou LinkedIn. Conte comigo e com o BeerOrCoffee nessa jornada. Vamos juntos!”


Roberta Vascellos é co-fundadora e CEO do BeerOrCoffee eMariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
O futuro dos escritórios na visão de Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee

7 videotours para escolher seu novo escritório na pós-quarentena

O futuro dos escritórios na visão de Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee

Home office deixa brasileiros mais ansiosos e estressados, aponta pesquisa do LinkedIn

Newer post