Como levar transparência, saúde e segurança nos espaços de trabalho flexíveis

Em um momento delicado, se comunicar de forma clara com seus clientes sobre as políticas adotadas para prevenção do coronavírus é essencial. Entenda como levar transparência, saúde e segurança aos espaços de trabalho flexíveis.

Como muitos já sabem, o ambiente de trabalho tem influência direta na satisfação, engajamento e produtividade dos colaboradores. Mas isso vai muito além da relação com o espaço físico. Tem a ver com a união da atmosfera do escritório e da cultura e propósito da empresa — e todas as pessoas envolvidas nela. Mas então, como é possível criar esse equilíbrio e levar saúde e segurança espaços de trabalho flexíveis em tempos de isolamento?

Uma boa gestão deve apostar em transparência e simplicidade. Isso significa que os líderes precisam entender seu papel de comunicar a verdade para suas equipes e clientes, alinhando as expectativas de acordo com os objetivos da organização.

Neste post falaremos sobre boas práticas para que isso aconteça no seu coworking ou escritório. Então, se você quer aprender a levar mais transparência, saúde e segurança para o ambiente de trabalho, continue lendo.

Aplique as políticas de saúde e segurança recomendadas pela OMS

saúde e segurança nos espaços de trabalho

Alguns negócios não têm a opção de parar. Esse é o caso de hospitais e demais instituições de saúde, por exemplo. Para garantir a segurança dos seus colaboradores, diversas organizações já estão adotando planos de telemedicina de forma emergencial. E os espaços flexíveis surgem como uma solução praticamente perfeita nesse cenário. Isso porque a estrutura necessária já está pronta e a equipe pode ser alocada de maneira imediata.

Nesses casos, é interessante mostrar que as políticas de prevenção e segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde estão sendo todas colocadas em prática. Entre elas podemos citar:

  • Disponibilidade de álcool em gel e/ou álcool 70;
  • Intensificação do serviço de limpeza no espaço, para que tanto as maçanetas das portas como as mesas de trabalho sejam limpas várias vezes ao dia;
  • Retirada dos utensílios de uso compartilhado do espaço como copos, xícaras, pratos, talheres etc;
  • Redistribuição das posições de trabalho para que fiquem pelo menos a um metro e meio de distância uma da outra;
  • Garantir a reposição de sabonetes nos banheiros;
  • Disponibilização de máscaras descartáveis;
  • Divulgação da prevenção e cuidado com a saúde através de informativos digitais;
  • Somente coworkers residentes podem acessar o prédio do espaço;
  • Suspensão do acesso de qualquer visitante às dependências;
  • Orientação para que pessoas com sintoma de gripe ou com suspeita de alguma enfermidade (que esteja vulnerável) fiquem em repouso;
  • Revezamento dos funcionários para reduzir a circulação de pessoas no local.

Comunique de forma clara as perspectivas atuais

Todos sabemos que o mundo está passando por um momento difícil. As empresas precisam se reinventar para manterem suas operações sem grandes prejuízos financeiros e estruturais. E os profissionais buscam maneiras de preservar sua saúde (física e mental). Ou seja, todos estão juntos buscando soluções para superar esta crise.

Tendo isso em vista, é essencial ser verdadeiro com seus clientes, parceiros e funcionários. Não adianta mentir ou tentar mascarar uma situação que todos sabem que está acontecendo. Mas sim trazer perspectivas realistas, ainda que com positividade. Transparência e autenticidade constroem um relacionamento de confiança no qual as pessoas têm maior probabilidade de trazer comprometimento e motivação.

Conte com a ajuda de especialistas

O coronavírus (Covid-19) ainda é pouco estudado e, por isso, surgem muitas dúvidas. Por exemplo, o uso de máscaras, é ou não recomendado? Quais são os melhores produtos de limpeza a serem utilizados? E como deve ser feita a assepsia dos locais? Todas essas perguntas podem ser respondidas por profissionais capacitados, como infectologistas e médicos.

saúde e segurança nos espaços de trabalho

As informações estão disponíveis também no site do Ministério da Saúde e da OMS. É importante se basear em fontes confiáveis, e não em correntes de WhatsApp e boatos. Informações erradas são perigosas e podem ser ainda mais prejudiciais. Portanto, consulte especialistas sempre que necessário.

Se você achou útil saber como levar saúde e segurança nos espaços de trabalho flexíveis, acompanhe o BeerOrCoffee no Instagram e Facebook. Continuamos buscando informações e realizando pesquisas para informá-los de outras boas práticas adotadas pelos espaços. Além disso, seguiremos indicando alguns caminhos para orientá-los em relação ao momento de crise.

Essa é uma luta de todos nós, e ficamos felizes em poder contribuir de maneira positiva em meio a toda essa situação. Por isso, disponibilizamos um e-book com dicas práticas para o Trabalho Remoto, caso sua equipe também esteja passando por um período de home office. Clique aqui para acessar o material.

Facebook Comments
Como levar transparência, saúde e segurança nos espaços de trabalho flexíveis

Como aproveitar o tempo livre em viagens a trabalho

Como levar transparência, saúde e segurança nos espaços de trabalho flexíveis

Conheça 7 escritórios do BeerOrCoffee sem sair de casa!

Newer post