Organizando o seu espaço de trabalho: como manter a produtividade no home office

Grande parte dos profissionais não têm o costume de trabalhar em casa. Mas agora, com a necessidade do isolamento social temporário, muitas dessas pessoas estão atuando em suas residências. E então surge a pergunta: como manter a produtividade no home office?

Se você também se faz essa pergunta, separamos algumas dicas para você preparar o seu espaço da melhor forma possível, melhorando o conforto, desempenho e também a estética do seu escritório em casa.

Convidamos as arquitetas do time do BeerOrCoffee, Rafaella Vasconcellos, Ana Luiza Teixeira e Silvia Louzada e o resultado foi de ideias criativas, práticas e simples que você pode colocar em prática agora mesmo! Confira no texto.

Encontre a localização ideal na sua casa

Para manter a produtividade no home office é interessante estabelecer um lugar fixo na casa que seja dedicado ao trabalho. Se você não tem um cômodo para isso, como uma biblioteca ou escritório, escolha um cantinho e o prepare para isso. O ideal é que seja um ambiente bem iluminado (de preferência com luz natural), silencioso e espaçoso. Assim você pode organizar tudo que precisa.

Posicionamento da janela e luz

produtividade no home office

Se puder, coloque sua mesa de forma perpendicular à janela, como na foto abaixo. Assim a iluminação não fica diretamente no seu rosto quando você estiver trabalhando — o que pode ser desconfortável se houver muito sol — e também não gera reflexos na tela do computador, como aconteceria se você ficasse de costas para a luz do dia. Ao mesmo tempo, é importante ter uma luz direta acima da mesa caso você continue trabalhando depois do pôr do sol.

Aproveitando outros ambientes

É muito comum que não seja possível separar um cômodo só para o home office. Às vezes temos que usar a mesa de jantar ou da cozinha como estação de trabalho. Nesses casos, estabeleça os horários certos para cada atividade: trabalho e refeição. Se sua mesa for grande e você não a ocupa inteiramente, deixe o “cantinho do trabalho” só para isso e organize os demais assentos para os momentos de café da manhã, almoço e jantar. 

É importante lembrar de fazer essas pausas também, como você faria se estivesse no escritório — e não levar o prato para a frente do computador. E também não é recomendado que você trabalhe da cama ou sofá, tanto pela questão ergonômica quanto por fatores relacionados à produtividade e concentração.

Organize e decore seu espaço

Agora que você já encontrou o melhor local para trabalhar em casa, chegou a hora de organizar seu espaço. Como dissemos, para manter a produtividade no home office, você pode manter alguns hábitos e estrutura que utilizaria no escritório externo. Isso envolve a organização e decoração do ambiente. Abaixo separamos algumas sugestões.

Montando sua mesa

produtividade no home office

Pense na sua mesa do escritório. O que ela tem? Tendo isso em mente, você pode tentar replicar em casa, com tudo que precisa, de forma organizada. Esses itens podem incluir:

  • Gavetas (você pode adaptar um criado mudo, por exemplo);
  • Computador e outros eletrônicos;
  • Calendário;
  • Agenda e/ou bloco de notas;
  • Caneta, calculadora e afins;
  • Garrafa de água;
  • Lixeira;
  • Xícara de café.

Além disso, você deve optar por uma área que possua tomadas disponíveis, de forma que os carregadores fiquem bem posicionados e você não tenha que ficar mudando de posição para carregar o computador e celular. Pense também na qualidade da conexão de internet, seja ela wifi ou cabo.

produtividade no home office

Decorando seu espaço

Já que você vai passar boa parte do seu dia no seu posto de trabalho, é essencial decorá-lo de forma que fique com a sua cara e visualmente agradável. Procure objetos que te tragam prazer e que você ache bonitos. Podem ser quadros, porta-retratos, velas ou algo que tenha valor sentimental.

Usar plantas na decoração é outra estratégia que ajuda a equilibrar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Nesse momento, o fator emocional também tem grande influência e deve ser levado em consideração.

Outro aspecto a ser observado é o uso de cores que sejam favoráveis para a realização das suas atividades. Por exemplo, o vermelho é uma cor estimulante e que pode gerar algum estresse. Já o azul e o verde são cores tranquilizantes, ideais para quem é muito agitado.

O amarelo é conhecido por estimular a criatividade e produtividade, mas nunca em excesso, pois isso pode causar irritação. Já o rosa em tons mais claro pode trazer feminilidade e conforto, mas quando é mais vivo, como o rosa choque, talvez se torne cansativo.

Adapte a ergonomia, na medida do possível

Tanto no home office quanto no escritório, a ergonomia é um item primordial para a saúde e conforto dos profissionais. Em casa talvez você não tenha os recursos necessários para chegar ao ideal, mas é possível se adaptar.

Alguns pontos importantes a se considerar são: altura da cadeira, apoio para os cotovelos, posição da coluna e pescoço, altura da tela do computador, entre outros. No vídeo abaixo a fisioterapeuta Bruna Nunan entra em detalhes sobre as dicas e te mostra na prática o que fazer:

Evite distrações constantes

Estando em casa pode ser que outras pessoas estejam convivendo com você, como cônjuges e filhos. A fim de que os horários fiquem organizados e as atividades possam ser realizadas com tranquilidade conversar com quem está na sua casa é o primeiro passo. 

Se tem filhos pequenos, separe pequenos períodos de pausa para brincar com eles e dar atenção. Mas delimite que o horário do trabalho, é o horário do trabalho. Você pode, também, usar plaquinhas para mostrar que está em reunião ou horário de foco.

Outra estratégia, usada por um dos colaboradores do BeerOrCoffee é de colocar um despertador no celular para o momento de atenção ao filho, com emojis que indiquem qual é a atividade — principalmente para crianças que ainda não sabem ler.

Baixe aqui o sinal de “estou em reunião” e agenda de atividades em PDF para impressão.

Trabalhar em casa, desde que feito com atenção a alguns detalhes, pode ser uma prática produtiva e funcional. Se você gostou dessas dicas, clique aqui e baixe nosso e-book que conta tudo que você precisa saber sobre o trabalho remoto, com dicas de ferramentas e hábitos que você pode adotar para aumentar ainda mais a produtividade no home office.


Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Organizando o seu espaço de trabalho: como manter a produtividade no home office

Conheça 14 espaços em São Paulo e Belo Horizonte sem sair de casa!

Organizando o seu espaço de trabalho: como manter a produtividade no home office

Como aproveitar o tempo livre em viagens a trabalho

Newer post