Daqui a 50 anos! Como serão os espaços de trabalho no futuro, em 2070?

Tecnologia e flexibilidade serão as principais características dos espaços de trabalho no futuro. As mudanças mais relevantes, na cultura das organizações, já estão começando no cenário do mercado de trabalho atual.

Você já se perguntou como serão os espaços de trabalho no futuro? Olhando para trás, muitas mudanças aconteceram em um curto espaço de tempo. Há 50 anos a internet sequer existia e hoje ela é essencial no cotidiano das empresas.

Nos próximos 50 anos, a tendência é que as evoluções tecnológicas sejam ainda maiores, principalmente em relação à mobilidade, comunicação e inteligência artificial. Fatores que afetarão tanto a vida pessoal quanto a profissional de todos. Como empresa, é preciso pensar nesse cenário para manter as ações presentes de acordo com o que está por vir.

Neste artigo, vamos conhecer as principais características da sociedade do futuro que estão sendo apontadas por estudiosos e como elas afetarão o cotidiano das organizações.

Quais evoluções tecnológicas impactarão as empresas?

Vamos começar nossa jornada priorizando as evoluções tecnológicas mais importantes para o cenário empresarial do futuro. Acompanhe.

Inteligência Artificial

espaços de trabalho no futuro

A Inteligência Artificial (AI) já se faz presente em nossas vidas, ainda que de forma limitada. A grande tendência é que os softwares desse segmento se tornem cada vez mais independentes, precisando cada vez menos de intervenções humanas para a execução de tarefas mais complexas.

Os chatbots mais evoluídos já conseguem manter uma conversa mais longa e naturalizada com clientes, filtrando demandas mais simples. Em 2018, a Google mostrou em um grande evento de tecnologia que seu assistente virtual, o Google Duplex, já é capaz de realizar ligações telefônicas sozinho. Imagine o quanto ainda podemos evoluir em 50 anos?

Comunicação digital mais eficiente

Entre todas as evoluções que conquistamos nas últimas décadas, a comunicação foi, sem dúvida, uma das mais beneficiadas. Desde o surgimento e popularização da internet, estamos mais conectados e acessíveis. O trabalho remoto, algo inconcebível no final do século passado, hoje é realidade para muitos profissionais.

No futuro, a perspectiva é que haja ainda mais avanços, com a possibilidade, inclusive, de já termos implantes que conversem diretamente com nossa rede neural. Em outras palavras, faremos tudo por meio de nossos pensamentos. Em entrevista para a Forbes, Gray Scott, estudioso futurista, afirma que objetos como mouse e teclado farão parte de coleções de relíquias.

Virtual cada vez mais real

O virtual está cada vez mais integrado à nossa rotina e, no futuro, isso será ainda mais perceptível. Holografia, Inteligência Artificial e robótica farão com que coisa que hoje ainda nos são estranhas, se tornem tão corriqueiras quanto escovar os dentes.

Qual será o perfil do profissional do futuro?

Diante de tantas mudanças, os profissionais também serão outros, com novos anseios, novas exigências e novas habilidades. Confira.

Nativos digitais

Estamos em um momento único da história, no qual temos três gerações bem diferentes convivendo nas empresas. Destas, apenas um é considerada nativa digital, ou seja, eles não tiveram contato com o mundo analógico em seu cotidiano com seus parentes mais antigos.

Daqui a 50 anos, toda a força de trabalho será de nativos digitais. Isso impacta bastante na forma como as soluções são pensadas, os tipos de produtos e serviços que são criados e, até mesmo, nas práticas de gestão da empresa e das pessoas.

Ágeis e assertivos

Por serem nativos digitais, os profissionais do futuro são mais ágeis e resilientes. Tiveram a tecnologia como grande aliada ao longo da vida, desde os primeiros momentos, facilitando e agilizando tudo. Lidam muito bem com mudanças e aprendem rápido. O uso de dados permite que sejam mais seguros e precisos em suas decisões.

Holísticos

Uma tendência que já se apresenta entre as gerações mais novas é a do enfraquecimento do individualismo e consumismo exagerado. Com todos os danos causados ao planeta, a preocupação com questões ambientais e sociais será ainda maior. A saúde física e mental também serão mais valorizadas do que questões financeiras.

espaços de trabalho no futuro

Como serão os espaços de trabalho no futuro?

Seguindo a mesma tendência tecnológica, os espaços de trabalho no futuro serão bem diferentes do que vemos hoje, como descrito abaixo.

Flexíveis e acessíveis

A flexibilidade fará parte da rotina básica de qualquer trabalhador. Com a tecnologia suprindo atividades braçais e repetitivas, as profissões do futuro serão mais analíticas e estratégicas, com atividades que poderão ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo. Barreiras de acesso e disponibilidade de sinal não existirão, o que tornará o trabalho remoto mais popular.

Atrativos para os colaboradores

Os ambientes corporativos que ainda existirem serão espaços de convivência e integração. O foco principal será de ter um local para receber clientes que desejem um contato presencial e para que colaboradores possam interagir em momento pontuais. 

O que vemos hoje apenas em startups e empresas mais “descoladas” se tornará habitual em todo tipo de negócio. Salas de jogos, espaços de descompressão e ambientes mais atrativos e estimulantes.

Tecnológicos

espaços de trabalho no futuro

Com tantos avanços na tecnologia, tudo será facilmente resolvido à distância, com reuniões em salas virtuais, simulações holográficas e pouca necessidade de encontros presenciais. A identificação digital será mais precisa, garantindo ainda mais segurança para o acesso remotos dos profissionais aos sistemas necessários.

Os problemas de mobilidade que enfrentamos atualmente não existirão, já que boa parte da força de trabalho não precisará se deslocar pela cidade todos os dias, reduzindo fortemente o fluxo de pessoas em trânsito. 

Essa é apenas uma das diversas possibilidades sobre como serão os espaços de trabalho no futuro. Por mais que não exista uma forma de garantir previsões com maior precisão, os cenários apresentados são os mais prováveis, a partir de muitas coisas que já conseguimos observar como tendência atualmente. As empresas que buscam se adaptar agora, estarão mais preparadas e aptas a sobreviver pelos próximos 50 anos.

Se você quer fazer parte desse grupo de empreendedores, que estão sempre um passo à frente dos concorrentes, saiba que é importante se manter atento e atualizado. Por isso, confira, neste outro post, 6 ideias sobre o futuro do trabalho para colocar em prática já!


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Daqui a 50 anos! Como serão os espaços de trabalho no futuro, em 2070?

Comunicado oficial: posicionamento do BeerOrCoffee em relação à pandemia do COVID-19

Daqui a 50 anos! Como serão os espaços de trabalho no futuro, em 2070?

7 aplicativos que facilitam o trabalho remoto

Newer post