5 dicas práticas de home office para conter a transmissão do coronavírus

A epidemia do COVID-19, o novo coronavírus, tem feito com que muitas pessoas precisem trabalhar em casa. Para ajudar, listamos 5 dicas práticas de home office. Confira!

Não há dúvida de que estamos vivendo um dos momentos mais difíceis (se não o mais) dos últimos anos. O COVID-19, o novo coronavírus, chegou ao nosso país e a palavra de ordem é para que todos fiquem em casa de quarentena. Isso fez com que muitas empresas liberassem os colaboradores para trabalhar em seus próprios lares e precisassem de dicas práticas de home office.

Por ser algo novo para muita gente, alguns obstáculos estão surgindo para que as funções sejam desempenhadas. Foi para ajudar a reverter essa situação que desenvolvemos este conteúdo com 5 dicas práticas de home office. Acompanhe!

Entenda sobre a cultura do home office

Se você parar para pensar, verá que o home office não é algo novo. Quando a maioria das pessoas trabalhava com a agricultura, lá na época dos nossos avós e bisavós, o local de trabalho era o mesmo em que os trabalhadores moravam.

dicas práticas de home office

Cada um tinha a sua propriedade e cultivava alimentos para consumo próprio e também para vender. Foi quando as grandes indústrias surgiram que as pessoas começaram a migrar da zona rural para a urbana. Assim, os ambientes se separaram e cada qual passou a ter a sua função.

Porém, o mundo evoluiu e, com o surgimento e popularização de tecnologias de comunicação assíncrona e da computação em nuvem, os ambientes de moradia e trabalho podem se unificar novamente. Muitas funções já podem ser desenvolvidas em casa, em coworkings ou em qualquer local.

As empresas mais modernas, como startups e fintechs já adotam esse modelo de trabalho. No entanto, aquelas que têm uma estrutura mais verticalizada ainda não tem muita noção sobre isso.

Com a pandemia do coronavírus, as empresas se viram obrigadas a trabalhar em home office. Assim, é preciso aprender a lidar com essa situação. 

Talvez, um aprendizado que possa ser tirado de toda essa situação ruim é que as pessoas podem sim ser produtivas trabalhando em casa ou em qualquer local.

O home office e o trabalho remoto geram mais conforto e qualidade de vida para os funcionários, bem como economia para as empresas, que não precisam pagar vale-transporte, por exemplo.

Veja 5 dicas práticas de home office e ajude a combater o coronavírus

Entendido sobre a cultura do home office e como ele pode ser uma alternativa para as empresas, é chegado a hora de você aprender algumas dicas práticas! Observe como trabalhar em casa e ajudar no combate ao coronavírus!

1. Defina o seu espaço de home office

A primeira de nossas dicas práticas de home office é para que você defina um espaço para trabalhar em casa. As distrações são infinitas: uma pia cheia de louças para lavar, o seu cachorro querendo brincar, o sofá da sala chamando para uma maratona de Netflix e por aí vai.

dicas práticas de home office

É por isso que você precisa ficar em um local mais isolado. Se não tiver uma peça exclusiva para ser o seu escritório, coloque uma escrivaninha no quarto ou em uma parte da casa em que as distrações estejam mais distantes.

2. Pense na iluminação e na ergonomia

Trabalhar em casa não significa que você não precise ver a luz do dia e repor as suas doses diárias de vitamina D. Por isso, pense em uma forma de colocar a sua mesa estrategicamente próxima a uma janela, para que você possa aproveitar o Sol.

Ainda sobre iluminação, escolha uma lâmpada adequada, que deixa o local propício para o trabalho. Também configure a tela do computador, de modo que a luz fique confortável para você enxergar o que está nela.

Sobre a ergonomia, é fundamental ter uma cadeira confortável e adequada. Além disso o computador precisa estar na altura correta. O ideal é que você não precise baixar a cabeça para escrever. Assim, você evita problemas de coluna e dores nas costas.

3. Mantenha o home office organizado

Não é porque você está trabalhando em casa que o espaço de trabalho pode ser uma bagunça! Deixe a sua mesa sempre arrumada, organize os seus papéis em pastas e crie sistemas de categorização. Assim, sempre será fácil encontrar aquilo que você precisa, gerando ganhos de produtividade.

O mesmo vale para o computador! Nada de ter uma área de trabalho cheia de arquivos espalhados e desorganizados. Crie pastas para cada tipo de arquivo e mantenha tudo sempre muito bem organizado.

4. Defina horários para a sua rotina

O home office nos dá mais flexibilidade para realizar as tarefas do dia a dia. As empresas modernas não contabilizam mais jornadas de trabalho, mas sim atividades executadas.

Ao trabalhar em casa, você pode parar a hora que quiser para fazer um lanche, por exemplo, sem ficar com receio de que o chefe vai achar isso ruim e começar a pegar no seu pé. Porém, isso não quer dizer que os horários sejam bagunçados.

A nossa dica é para que horários sejam definidos e cumpridos. Crie uma espécie de cronograma, com os horários destinados para o trabalho e outros para demais atividades, como afazeres domésticos, estudos, lazer etc.

dicas práticas de home office

5. Pratique também o trabalho remoto

É importante entender que home office não é a mesma coisa que trabalho remoto. Home office, traduzido para o português, significa “escritório em casa”. Logo, trata-se das atividades profissionais sendo realizadas na casa do trabalhador que as executa.

O trabalho remoto é aquele realizado a distância, mas não necessariamente em casa. Ele pode ser feito em cafeterias, escritórios compartilhados, hotéis ou em qualquer outro lugar com acesso à internet.

Agora, devido à pandemia do coronavírus, não é o momento mais adequado para praticar o trabalho remoto em outros locais, que não a sua residência. A recomendação é que todos fiquem em casa! Porém, quando isso tudo passar e voltarmos a ter uma rotina normal, essa é boa modalidade para você experimentar.

Esperamos que toda essa tensão gerada pelo coronavírus passe logo. Para isso, todos precisamos fazer a nossa parte e tomarmos as medidas preventivas necessárias. Seguir as nossas dicas práticas de home office pode ser útil.

Continue se informando em nosso artigo que mostra o passo a passo do trabalho remoto, para que você possa praticar o home office em temos de coronavírus.

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Facebook Comments
5 dicas práticas de home office para conter a transmissão do coronavírus

Futuro do trabalho e maneiras de manter seu negócio atualizado

5 dicas práticas de home office para conter a transmissão do coronavírus

Tour virtual de escritórios: 14 espaços compartilhados para você conhecer sem sair de casa

Newer post