Futuro do trabalho e maneiras de manter seu negócio atualizado

Futuro do trabalho: quais são as principais as tendências?

Vivemos em um momento em que trabalhar em casa, terminar uma faculdade ou curso especializado pela internet e até mesmo organizar sua rotina no trabalho com o auxílio de robôs é considerado normal e, daqui a alguns anos, sem dúvidas será um costume.

Isso mostra que grande parte do que esperávamos para o futuro já está se tornando realidade. Mas, e o que irá acontecer daqui para a frente?

Quando falamos do futuro no ambiente de trabalho, muitas pessoas acreditam que os mecanismos robotizados e a inteligência artificial podem dominar todas as atividades humanas.

Já outra parcela da sociedade confia que os novos avanços tecnológicos apenas vão proporcionar mais oportunidades de trabalho para os humanos.

Bom, ainda não é possível esclarecer com certeza sobre esses acontecimentos, mas podemos fazer algumas previsões de acordo com os últimos fatos que ocorreram no mundo. Quer saber o que o futuro do trabalho aguarda? Então não deixe de nos acompanhar nesse post!

1. Home Office

futuro do trabalho
Photo by Caio Resende from Pexels

A primeira previsão para o futuro do trabalho é que a maioria das atividades sejam realizadas por meio do Home Office.

Por sua vez, home office significa escritório em casa. Basicamente, se trata de desenvolver suas atividades profissionais em casa ou até mesmo de forma remota.

Normalmente, as atividades mais comuns de se realizarem em casa é sendo freelancer ou empresário de uma empresa digital.

No entanto, nos últimos anos, o Home Office cresceu de maneira espontânea. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que, em 2018, o país se encontrava dom cerca de 3,8 milhões de profissionais brasileiros trabalhando dentro de casa.

O mesmo levantamento também afirmou que entre 2017 e 2018, o Home Office cresceu em 21,1%.

A partir desse dado, é possível dizer que há chances do Home Office evoluir ainda mais nos próximos anos.

É claro que algumas atividades não podem entrar na modalidade do Home Office. Esse é o caso de muitas indústrias, como as que fabricam pergolado de madeira com deck, e precisam de pessoas e máquinas presentes no ambiente, por exemplo.

No entanto, mesmo para essas áreas, ainda há muitas novidades que podem transformar o futuro do trabalho. Continue nos acompanhando para saber mais!

2. Substituição do homem pela máquina

Como dissemos no início do post, muitas pessoas acreditam que o trabalho humano possa ser substituído por máquinas e mecanismos robotizados no futuro.

Abaixo, veja quais serão os possíveis avanços tecnológicos responsáveis por essa substituição:

Inteligência artificial

Basicamente, inteligência artificial, ou simplesmente AI, se consiste em criar e desenvolver mecanismos que possam realizar atividades sem o auxílio ou intervenção de um humano.

Ou seja, é uma ciência que cria e implementa dispositivos que possam realizar uma série de tarefas de maneira inteligente e autônoma, como o processo de raciocinar, solucionar problemas, perceber, entre outros.

Para entendermos melhor, imagine que você tem uma empresa que produz envelope de segurança, por exemplo, e que para fabricar o produto, é necessário uma série de máquinas e equipamentos.

Freepik.com

Por meio da inteligência artificial, vários processos da linha de produção e diversas máquinas de montagem poderiam fabricar o produto de maneira inteligente, dispensando qualquer tipo de atividade humana!

É claro que a inteligência artificial ainda é algo muito recente. Por essa razão, ainda está sendo desenvolvido e implementado entre muitos setores diferentes.

Hoje em dia, temos o robô industrial, que realiza uma série de atividades em diversas empresas do ramo industrial. No entanto, o que você acha que pode surgir de novidade pela inteligência artificial no futuro?

Chatbots

Outro assunto extremamente debatido no futuro do trabalho são os Chatbots. Eles se tratam de softwares que transmitem mensagens programadas em forma de chat, com a finalidade de simular uma conversa entre empresas e clientes.

Atualmente, os chatbots são mais utilizados para solucionar dúvidas entre os clientes e também interagir. 

Além disso, existem dois tipos de chatbots: os de voz, que possuem voz de robôs e ficam no atendimento eletrônico de ligações, e os de texto, que são incluídos em uma janela visível em sites e aplicativos.

O que mais chama a atenção no Chatbot é o nível de programação e a personalização de mensagens. Dependendo da qualidade de um chatbot, muita das vezes, ele pode substituir o papel de um agente de comunicação e consultoria ao cliente, por exemplo.

A empresa Garnier Institute procurou por essas informações e apontou uma previsão que, até 2022, 72% das interações entre cliente e empresa serão conduzidas por chatbots, entre outros mecanismos robotizado

Quer dizer que no futuro pode não existir mais o atendimento em telemarketing ou call center? As chances indicam que sim!

3. Conhecimento obtido por meio de EAD

Por fim, mais uma inovação tecnológica e que pode mudar mais uma série de setores no futuro do trabalho é o EAD.

Por sua vez, o EAD significa ensino a distância e, como o próprio nome já diz, se baseia em adquirir algum tipo de conhecimento de forma remota, ou seja, a distância.

Muitas faculdades e cursos especializados começaram a oferecer esse tipo de modalidade devido a grande demanda que vem surgindo no mercado.

De certa forma, o ensino a distância pode ter uma série de prós e contras. Uma das desvantagens é que, dependendo do aluno, um curso a distância gera indisciplina e desmotivação.

No entanto, isso não significa que a modalidade está cada vez mais sendo requisitada. Mas qual a relação do ensino a distância com o futuro no trabalho?

Basicamente, isso pode significar que muitas áreas de ensino presencial podem ser redimensionadas para os meios onlines, ou até mesmo não receberem mais uma demanda suficiente no mercado.

Além disso, para os profissionais que querem se capacitar por meio de treinamentos, os cursos EAD podem ser uma nova porta de entrada para os mesmos conseguirem se atualizar de forma otimizada!

Agora que você já sabe sobre as principais tendências do futuro do trabalho, não deixe de sempre se manter atualizado e preparar seu negócio para qualquer mudança! O que achou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Similar Posts